A ferramenta de Instalação remota de Sistema Operacional permite que o administrador do Positivo Network Manager distribua e aplique remotamente imagens de sistema operacional previamente configuradas.
A imagem é transferida aos clientes através de Multicast. O Positivo Network Manager transforma o arquivo da imagem em Super-Frames. Cada Super-Frame é divido em 512 frames de aproximadamente 1.43 Kb cada (1500 bytes menos 28 bytes do cabeçalho UDP e IPv4). Cada Frame é entregue simultaneamente para todos os computadores envolvidos na ferramenta.
Atenção: o Multicast só funciona na mesma subrede, ou seja, se os computadores não estão na mesma subrede do servidor do Positivo Network Manager, é preciso que haja um servidor responsável para o site em questão (veja aqui como configurar um computador responsável). Caso contrário todos os agentes irão baixar a imagem via HTTP do servidor principal, congestionando o link de WAN, se houver.
De modo resumido, o procedimento que ocorre durante a execução da ferramenta de Distribuição de Sistema Operacional é:
Além disso, é possível configurar o Positivo Network Manager para que faça o backup de todos os perfis de usuários daquele computador antes de começar o processo. Ao término do processo de instalação, restaura todos os perfis.
O Positivo Network Manager utiliza o sistema de sincronização de arquivos para sincronizar as imagens cadastradas entre sites remotos, otimizando a distribuição das imagens. Para isso, basta ter um computador responsável cadastrado no site.
Para que a ferramenta funcione corretamente, o principal requisito é que o servidor do Positivo Network Manager tenha instalado o Windows ADK. O Windows ADK (Kit de Avaliação e Implantação) é uma coleção de ferramentas que podem ser utilizadas para personalizar, avaliar e implantar sistemas operacionais Windows em novos computadores.
Para conseguir o Windows ADK, faça o download do arquivo aqui.
Após o download da imagem, execute a instalação e siga os passos na tela. É necessário instalar apenas os itens "Ferramentas de Implantação" e "Ambiente de Pré-instalação do Windows (Windows PE)".
Para fazer a instalação de um sistema operacional, o Positivo Network Manager precisa de três imagens:
As seções a seguir explicam como criar estas imagens.
Este Windows é uma versão customizada, que está no pacote do Windows ADK. Porém, para que ele possa aplicar imagens de sistema operacional, é necessário personalizá-lo de acordo com o Positivo Network Manager instalado no servidor. Para isso, o Positivo Network Manager disponibiliza um Wizard que lhe ajudará neste processo. Ele se chama OSHelperWizard.exe e está junto à pasta de download do Positivo Network Manager, dentro da pasta Tools - OSHelperWizard. Copie-o para o desktop e execute. A tela a seguir aparecerá:
Clique no botão "Próximo", selecione a opção "Criar imagem do Windows PE para uso da ferramenta de Distribuição de SO" e avance novamente.
Na próxima tela, semelhante à figura abaixo, complete os campos conforme as informações a seguir:
Após completar os campos clique em "Próximo" e aguarde alguns minutos até a ferramenta terminar de montar a imagem. Caso encontre problemas, a ferramenta OSHelperWizard cria um arquivo de log (OSHelperWizard.log) contendo todos os passos da criação. Este arquivo é criado na mesma pasta onde está o OSHelperWizard.exe.
Este processo também irá gerar uma pasta intitulada "winpeboot" dentro da pasta indicada como local para criação da imagem. Dentro dela estarão os arquivos pxeboot.n12, bootmgr.exe e bcdedit.exe, necessários para a configuração da instalação de imagens.
A imagem de captura, que pode ser gravada em um CD ou em um Pen Drive e acessada através de PXE, tem a função de capturar tudo o que estiver instalado na partição corrente (geralmente em C:) e gerar a imagem do Sistema Operacional. Ela deve ser iniciada no computador utilizado como modelo para geração de imagens.
Para iniciar a criação da Imagem do Windows PE para boot por CD, execute novamente o OSHelperWizard.exe. A seguinte janela irá aparecer:
Clique no botão "Próximo", selecione a opção "Windows PE para boot por CD" e avance novamente.
Complete os campos conforme as informações abaixo:
Após completar os campos clique em "Próximo" e aguarde alguns minutos até a ferramenta terminar de montar o ISO. Caso encontre problemas, a ferramenta OSHelperWizard cria um arquivo de log (OSHelperWizard.log) contendo todos os passos da criação. Este arquivo é criado na mesma pasta onde está o OSHelperWizard.exe.
Para iniciar a criação da Windows PE para boot Pen Drive execute o OSHelperWizard.exe. A seguinte janela irá aparecer:
Clique no botão "Próximo", selecione a opção "Windows PE para boot por Flash Driver (USB)" e avance novamente.
Complete os campos conforme as informações abaixo:
Atenção: Essa unidade será FORMATADA. Certifique-se de que fez o backup do conteúdo antes de continuar.
Após completar os campos clique em "Próximo" e aguarde alguns minutos até a ferramenta terminar de montar o ISO. Caso encontre problemas, a ferramenta OSHelperWizard cria um arquivo de log (OSHelperWizard.log) contendo todos os passos da criação. Este arquivo é criado na mesma pasta onde está o OSHelperWizard.exe.
Antes de gerar a imagem do sistema operacional, é necessário executar corretamente no computador modelo o LanCtrlSysPrep e o SysPrep.
O LanCtrlSysPrep prepara a imagem de disco para replicação. É necessário executá-lo porque simplesmente instalar o Positivo Network Manager e criar uma imagem disco não é suficiente para o sucesso da operação. Logo, siga os seguintes passos:
IMPORTANTE: Não inicie o serviço do Positivo Network Manager após a execução do LanCtrlSysPrep. Caso isto ocorra, pare o serviço e rode o programa LanCtrlSysPrep.exe novamente.
Após executar o LanCrtlSysPrep, deve-se executar o Sysprep. Para maiores informações sobre o Sysprep, consulte o site da Microsoft clicando aqui.
IMPORTANTE: Ao executar o Sysprep, certifique-se de que a opção "Generalizar" está selecionada. Caso contrário a execução da ferramenta resultará em erro.
A imagem de restauração é um arquivo com extensão ".WIM" com um tamanho proporcional aos dados do sistema operacional compactados, somando a informações suficientes para conseguir reproduzir este mesmo sistema quando for 'descompactado'. Para rodar o WinPE, utilize o CD ou Unidade Flash preparados com a imagem do Windows PE para captura (conforme seção anterior) e inicie o computador modelo dando boot pela unidade escolhida. Após realizar o boot do sistema, mapeie uma unidade de rede, que é o local onde a imagem do sistema operacional será colocada. Para mapear uma unidade de rede no Windows PE, utilize o seguinte comando:
net use UNIDADE: \\NOME_DO_COMPUTADOR\pasta
UNIDADE: drive ao qual será associada a pasta compartilhada na rede. Ex: K: ;
\\NOME_DO_COMPUTADOR\pasta: nome ou IP da máquina e a pasta compartilhada na rede que será acessada. É necessário tomar cuidado com as permissões da pasta compartilhada. Ex: \\Computador_01\imagemSO ;
Após pressionar enter, será solicitado o nome do usuário (o qual deve ser informado no formato DOMÍNIO\NOME_USUÁRIO) e em seguida será solicitada a senha do usuário.
Ao concluir o mapeamento da unidade de rede, digite o comando abaixo para iniciar a captura:
dism /Capture-Image ImageFile:UNIDADE_MAPEADA:\NOME_DA_IMAGEM.WIM /CaptureDir:UNIDADE_SO:\ /Name:"NOME_IMAGEM" /Compress:max /Verify
UNIDADE_MAPEADA:\NOME_DA_IMAGEM.WIM: unidade mapeada anteriormente e nome da imagem que será salva. Ex: K:\windows.wim ;
UNIDADE_SO: unidade que será capturada. Verificar em qual drive o Windows foi mapeado. Ex: C: ;
NOME_IMAGEM: nome para a imagem, apenas para seu controle;
/Compress:max: para comprimir a imagem o máximo possível;
/Verify: verifica se a imagem foi criada com êxito.
Ao pressionar ENTER, o dism começará a captura, e irá salvar a imagem do sistema operacional na unidade indicada.
O Windows ADK não é compatível com Windows XP. Portanto, se a máquina que for receber a imagem de Sistema Operacional possuir instalado o Windows XP, é necessário realizar alguns procedimentos especiais.
Primeiramente, instale o Windows AIK no servidor (verifique a versão adequada para o sistema operacional do servidor). Além disso, localize a pasta “winpeboot”, a qual foi gerada juntamente com o arquivo de boot winpe.wim. Substitua o arquivo "bcedit.exe" existente na pasta “winpeboot” pelo arquivo bcedit.exe existente no Windows AIK. Caso contrário, o procedimento de distribuição de imagem de sistema operacional resultará em falha.
Após ter as duas imagens criadas (Windows PE e Imagem do Sistema Operacional) como descritos nos tópicos anteriores, o próximo passo é a configuração do Positivo Network Manager. Os tópicos abaixo descrevem os passos a serem seguidos.
Em Configurações->Geral->Distribuição de Sistema Operacional:
Deve-se configurar os arquivos para configuração de boot do Windows PE, assim como range de IP para conexão Multicast. Isso é feito configurando:
A instalação remota de Sistema Operacional requer as duas imagens previamente criadas: o boot intermediário - Windows PE - e a imagem do sistema operacional a ser distribuída. Estas imagens devem estar previamente carregadas no Positivo Network Manager. Para carregá-las, vá até o menu Configurações, clique com o botão direito sobre Catálogo de imagens e selecione a opção “Adicionar Imagem". É possível adicionar a imagem de boot intermediário e quantas imagens de Sistema Operacional você desejar.
Para adicionar uma imagem é necessário configurar os seguintes itens:
Após as imagens terem sido inseridas no catálogo de imagens do Positivo Network Manager (conforme descrito no tópico anterior), o próximo passo é criar a ferramenta de Distribuição de Imagens de Sistema Operacional. Para isso, clique com o botão direito sobre o item Instalação de Imagens de SO, em Ferramentas, e selecione a opção “Adicionar Imagem de Instalação”.
Antes de dar continuidade, recomenda-se que o guia de Boas Práticas seja consultado na seção Ferramentas para garantir sempre que o Positivo Network Manager trabalhe no melhor desempenho possível.
IMPORTANTE: Quaisquer alterações em um item de distribuição não é instantânea. Os agentes do Positivo Network Manager receberão os itens criados/modificados automaticamente nos tempos pré-estabelecidos em que cada agente pergunta ao servidor se existem itens disponíveis para ele, ou clicando com o botão direito sobre o item escolhendo a opção Notificar Computadores Agora, ou ao enviarem inventário para o servidor. Não importando a maneira em que o agente foi notificado, ele irá receber todas as configurações feitas e não apenas a selecionada na árvore.
A seguir, serão descritos cada grupo de opções apresentadas na tela de configuração.
Geral: O grupo Geral possui as seguintes opções:
A primeira aba permite a seleção de computadores individualmente. A segunda aba permite a seleção de uma ou mais pesquisas. A terceira aba permite a escolha de uma ou mais coleções. Conforme descrito no guia de Boas Práticas, procure sempre que for possível utilizar uma coleção para selecionar os ativos.
Imagem a distribuir: Este grupo permite selecionar, dentre todas as imagens de Sistema Operacional carregadas, qual será distribuída e instalada nas máquinas alvo da ferramenta:
Imagem de Boot: Este grupo permite selecionar a imagem de boot intermediário a ser distribuída através da ferramenta:
Configurações: O grupo Configurações permite configurar opções de datas de início e término da distribuição:
Migração de Perfis de Usuários: A ferramenta faz também a migração dos perfis de usuário presentes no computador em questão. Para habilitar o backup destes perfis, marque a opção "Efetuar migração do perfil de usuário?" e siga com as configurações:
IMPORTANTE: Só será feito a migração do que estiver no PERFIL DO USUÁRIO. Isso significa que o que não estiver no Perfil do Usuário não será migrado. Entende-se que o que está no perfil do usuário, está armazenado dentro da pasta "Documents And Settings\Usuário" (XP) ou "Users\Usuário" (Vista ou acima).
IMPORTANTE 2: Para que a migração do usuário ocorra com sucesso, a pasta USMT do Windows ADK deve estar dentro da pasta de instalação do Positivo Network Manager nos clients. A Instalação Automática do Positivo Network Manager irá copiar automaticamente se a pasta USMT estiver na fonte de instalação, indicada na Configuração da Instalação Automática. A pasta USMT se encontra onde foi instalado o Windows ADK, em Tools\USMT.
Após uma nova distribuição de sistema operacional ter sido criada, ela pode ser alterada, removida ou apenas desabilitada. Para efetuar alguma dessas operações, expanda o item Ferramentas e, em seguida, o item Instalação de Imagens de SO. Sob este item serão apresentados todos os itens de distribuição que foram criados. Para editar um item, clique sobre o mesmo. No painel da direita será exibida uma tela contendo todos os dados da ferramenta previamente criada e as informações poderão ser modificadas.
Algumas vezes, é interessante apenas desabilitar um item de distribuição ao invés de removê-lo definitivamente. Para isso a opção Geral, Estado pode ser alterada para Desabilitado.
Após alterar qualquer propriedade, clique no botão Salvar no rodapé da janela para salvar sua nova configuração.
Caso não seja mais necessário manter os dados de uma distribuição, é possível apagá-la. Caso seja selecionada para exclusão uma distribuição que esteja em andamento ou que seja uma dependência de outra distribuição, um alerta aparecerá informando esses estados. Os danos causados pela exclusão de uma distribuição em andamento ou que é dependência de outra distribuição ficam por conta do administrador da ferramenta. As distribuições que já foram repassadas para os clientes continuarão e não serão removidas as dependências de outras distribuições.
Os computadores contidos em uma distribuição assumem vários estados durante o período de validade de uma distribuição. Para visualizar esses estados, existem três itens do menu de contexto apresentado quando se clica sobre uma distribuição na árvore de ativos:
Ao clicar em qualquer um dos menus, será apresentada uma tela como a seguinte: