O Positivo Network Manager possui uma ferramenta para o monitoramento e bloqueio de janelas baseado no título da janela. No caso de monitoramentos, serão monitorados os tempos totais de uso da janela (janela com foco de teclado) e os tempos totais em que a janela ficou aberta.
Essa funcionalidade pode ser ativada para um conjunto de computadores e/ou determinados usuários.
Quando operando no modo de monitoração, o Positivo Network Manager envia para o servidor uma consolidação dos tempos em horários configurados pelo usuário. Por exemplo, se for configurado para sincronizar a cada 12 horas, o Positivo Network Manager irá consolidar os tempos e após enviar para o servidor a contagem será zerada.
Quando operando no modo de bloqueio, o Positivo Network Manager irá fechar automaticamente a janela cujo título corresponda a um título configurado na ferramenta.
Para acessar a ferramenta de Monitoração e Bloqueio de Janelas, acesse a interface gráfica do servidor conforme descrito em Conhecendo a Interface Gráfica. Expanda a árvore de Ativos Operacionais e também o item Ferramentas conforme figura a seguir.
IMPORTANTE: Quaisquer alterações em um item de monitoramento/bloqueio não são instantâneas. Os agentes do Positivo Network Manager receberão os itens criados/modificados automaticamente nos tempos pré-estabelecidos em que cada agente pergunta ao servidor se existem itens disponíveis para ele, ou clicando com o botão direito sobre o item escolhendo a opção Notificar Computadores Agora, ou ao enviarem inventário para o servidor. Não importando a maneira em que o agente foi notificado, ele irá receber todas as configurações feitas e não apenas a selecionada na árvore.
Para criar um novo monitoramento, expanda o item Ferramentas da árvore conforme descrito anteriormente.
Antes de prosseguir, recomenda-se que o guia de Boas Práticas seja consultado na seção Ferramentas para garantir sempre que o Positivo Network Manager trabalhe no melhor desempenho possível.
Clique com o botão direito sobre o item Janelas da árvore
Selecione a opção Criar Novo Monitoramento de Janelas conforme a figura a seguir.
No painel da direita, será apresentada uma tela com opções para configuração do monitoramento/bloqueio conforme figura a seguir:
A seguir, serão descritos cada grupo de opções apresentadas na tela de configuração.
Geral: O grupo Geral possui as seguintes opções:
A primeira aba permite a seleção de computadores individualmente. A segunda aba permite a seleção de uma ou mais pesquisas. A terceira aba permite a escolha de uma ou mais coleções. Conforme descrito no guia de Boas Práticas, procure sempre que for possível utilizar uma coleção para selecionar os ativos.
Janelas: O grupo Janelas possui as configurações do tipo do monitoramento e quais janelas serão selecionadas. As seguintes opções estão disponíveis:
Importante: Essa opção deve ser usada com cautela. Caso todos os computadores da rede ou um grande número estejam selecionados, uma grande quantidade de dados será armazenada no servidor.
Usuários: O grupo Usuários possui as configurações para quais usuários do Windows o monitoramento/bloqueio terá efeito. Podem ser especificados tanto usuários quanto grupos de usuários do Windows. Para especificar grupos/usuários de domínio, utilize a notação DOMÍNIO\USUÁRIO ou DOMÍNIO\GRUPO separados por ponto e vírgula (;). Também é possível utilizar variáveis de ambiente, por exemplo, %COMPUTERNAME% para incluir um grupo local. Para incluir o grupo administradores da máquina local, utilize a conta BUILTIN\administradores. As seguintes opções estão disponíveis:
Horários: O grupo Horários possui as configurações de sincronização das estatísticas de uso de janelas com o servidor e também um calendário para definir quando o monitoramento deve ou não ser executado. As seguintes opções estão disponíveis:
Após editar todas as opções clique no botão Salvar no rodapé da janela para salvar sua configuração.
Após um novo monitoramento/bloqueio de janelas ter sido criado, ele pode ser alterado, removido ou apenas desabilitado. Para efetuar alguma dessas operações, expanda o item da árvore Ferramentas. Depois expanda o item Janelas. Serão apresentados sob o item Janelas, todos os itens de monitoramento/bloqueio que foram criados. Para selecioná-lo, clique com o mouse sobre o item desejado e no painel da direita será mostrada a tela igual a tela descrita no tópico anterior Criando um Novo Monitoramento/ Bloqueio de Janelas.
Todos os itens podem ser alterados seguindo os mesmos passos para a criação. No caso da remoção de uma palavra-chave, os dados referentes à esta palavra-chave que já estejam armazenados no servidor do Positivo Network Manager não serão removidos.
Algumas vezes, é interessante apenas desabilitar um item de monitoramento ao contrário de removê-lo definitivamente. Para isso a opção Geral, Estado pode ser alterada para Desabilitado. Desta forma, quando os computadores da rede sincronizarem informações com o servidor e encontrarem o item desabilitado, o monitoramento será interrompido até que o item seja habilitado novamente.
Após alterar qualquer propriedade do monitoramento/bloqueio de janelas desejado, clique no botão Salvar no rodapé da janela para salvar sua nova configuração.
Importante: Antes de remover uma ferramenta de Monitoramento/Bloqueio é importante editar a ferramenta e mudar o campo Geral > Estado para desabilitado.
Para remover um item de monitoramento/bloqueio de janelas do Positivo Network Manager, expanda o item da árvore Ferramentas. Depois expanda o item Janelas. Encontre o item de monitoramento desejado e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Será apresentado um menu conforme figura a seguir:
Selecione a opção Remover Configuração do menu e o item será removido, juntamente com todos os dados de monitoramento coletados até o momento se existirem.
Para forçar a sincronização do servidor com os clientes e agilizar a ação da ferramenta expanda o item da árvore Ferramentas. Depois expanda o item Janelas. Encontre o item de monitoramento/bloqueio desejado e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Para notificar um item de monitoramento/bloqueio de janelas do Positivo Network Manager, Será apresentado um menu conforme figura a seguir:
Selecione a opção Notificar Computadores Agora do menu e será enviado aos clientes uma notificação sobre a existência desta nova ferramenta, evitando ter que aguardar o tempo de sincronização entre cliente e servidor.
Importante: A opção de Notificar Computadores Agora funciona somente para a opção de Bloqueio, na opção de Monitoramento é necessário aguardar o tempo mínimo de coleta de informações.
Para acessar o relatório de monitoramento de janelas do Positivo Network Manager de um item específico, expanda o item da árvore Ferramentas. Depois expanda o item Janelas. Encontre o item de monitoramento desejado e clique sobre ele.
No painel da direita será aberta a tela com as opções do item de monitoramento. Na parte superior da tela, serão apresentadas duas abas, a primeira chamada Configuração possibilita o acesso aos dados de configuração do item de monitoramento. A segunda e terceira abas permitem acessar os relatórios dos dados de monitoramento coletados até o momento.
Relatório Consolidado
Para obter um relatório consolidado, clique sobre a aba Consolidado conforme figura a seguir.
O relatório consolidado é obtido informando a data inicial e final para extração dos dados e também escolhendo uma forma de consolidação na caixa de seleção ao lado do botão filtrar. É possível alternar a exibição das informações entre representação gráfica e listagem através da seleção da opção de apresentação em gráfico. A opção de exibir como executáveis apresenta o relatório com o nome da imagem do programa executável que deu origem a janela aberta (ex: iexplorer.exe), ao invés de exibir o nome padrão da janela (ex: Internet Explorer). As consolidações possíveis são:
Importante: Os grupos listados são os especificados no campo Usuários no momento da criação do monitoramento.
Após escolher os filtros, basta clicar no botão Filtrar e o resultado será apresentado na tela.
Relatório Detalhado
Para obter um relatório detalhado, clique sobre a aba Detalhado, conforme figura a seguir:
O relatório detalhado é obtido informando a data inicial e final para extração dos dados e também opcionalmente escolhendo um computador na caixa de seleção para obter os dados apenas deste computador.
Os campos apresentados são:
Após configurar os filtros, basta clicar no botão Filtrar e o resultado será apresentado na tela.
IMPORTANTE: Poderão aparecer itens com os tempos iguais a zero. Isso quer dizer que a janela não ficou tempo suficientemente aberta e/ou em foco para que a contagem fosse atualizada. O tempo em que as janelas abertas são verificadas é de 10 segundos. Então para o pior caso, quer dizer que a janela em questão tenha ficado aberto e/ou em foco por no máximo 10 segundos.