O Positivo Network Manager possui uma ferramenta para execução imediata de programas sem a necessidade de utilizar todo o suporte que a ferramenta Distribuir Software oferece.
A ferramenta Executar Programas do Positivo Network Manager permite executar um programa de várias maneiras diferentes: em um único computador, em vários computadores de uma única vez e utilizando a ferramenta de executar programas para agendar execuções periódicas.
A maneira mais simples de executar um programa em um computador é clicar com o botão direito do mouse sobre um único computador:
Ou sobre um computador de uma seleção (Ver Seleção de Ativos na Árvore) e escolher a opção "Executar Programa nos Selecionados":
Será apresentado um diálogo para especificar o programa, seus argumentos e se a janela deve ou não ser apresentada ao usuário logado no computador alvo conforme figura a seguir.
As opções disponíveis são:
IMPORTANTE: se o administrador deseja que um computador remoto execute um programa que não existe naquele computador, então deve copiar o programa a ser executado e todos os arquivos dependentes para uma pasta compartilhada na rede. Veja o capítulo Preparando uma pasta compartilhada na rede.
Algumas vezes, é necessário executar um programa em vários computadores de uma única vez. O Positivo Network Manager permite executar um programa em um site inteiro (incluindo seus sub-sites) e também nos computadores participantes de uma Coleção. Além da vantagem de poder efetuar uma tarefa em vários computadores simultaneamente usando sites e coleções, é possível também verificar o resultado do andamento da operação.
Para executar um programa em um site, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o site desejado na árvore de ativos e selecionar a opção "Executar Programa" no menu de contexto, conforme a figura a seguir.
Os passos seguintes são os mesmos apresentados em Executando em um Computador ou Seleção.
Para executar um programa em todos os computadores de uma coleção, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a coleção desejada na árvore de ativos e escolher a opção Executar Programa no menu de contexto, conforme a figura a seguir.
Os passos seguintes são os mesmos apresentados em Executando em um Computador ou Seleção.
Para acessar o relatório do andamento da operação de execução de programa realizada sobre um site e/ou coleção, clique com o botão esquerdo do mouse sob o site ou coleção desejada na árvore de ativos. No painel da direita, selecione a aba Operações conforme figura a seguir.
Será apresentada uma tabela com todas as operações realizadas até o momento. Clique na operação "Executar Programa" desejada para visualizar o resultado da operação em cada computador do site/coleção. Será mostrado um relatório conforme figura a seguir.
O Positivo Network Manager possui uma ferramenta para execução de programas de maneira periódica e que pode ser configurada para um conjunto de computadores.
Para acessar a ferramenta de Executar Programa, acesse a interface gráfica do servidor conforme descrito em Conhecendo a Interface Gráfica. Expanda o item Ferramentas conforme a figura a seguir.
Primeiramente, recomenda-se que o guia de Boas Práticas seja consultado na seção Ferramentas para garantir sempre que o Positivo Network Manager trabalhe no melhor desempenho possível.
Para criar uma nova execução de programa, clique com o botão direito sobre o item Executar Programa e selecione a opção Criar Nova Execução de Programa, conforme a figura a seguir.
No painel da direita, será apresentada uma tela com opções para configuração do programa à ser executado conforme figura a seguir.
A seguir, serão descritos cada grupo de opções apresentadas na tela de configuração.
Geral: O grupo Geral possui as seguintes opções:
A primeira aba permite a seleção de computadores individualmente. A segunda aba permite a seleção de uma ou mais pesquisas. A terceira aba permite a escolha de uma ou mais coleções. Conforme descrito no guia de Boas Práticas, procure sempre que for possível utilizar uma coleção para selecionar os ativos.
Executar: O grupo Executar possui as configurações do programa à ser executado. As opções disponíveis são:
IMPORTANTE: se o administrador deseja que um computador remoto execute um programa que não existe naquele computador, então deve copiar o programa a ser executado e todos os arquivos dependentes para uma pasta compartilhada na rede. Veja o capítulo Preparando uma pasta compartilhada na rede.
Horários: O grupo Horários possui as configurações de periodicidade da execução. As seguintes opções estão disponíveis:
Após editar todas as opções clique no botão Salvar no rodapé da janela para salvar sua configuração.
Após uma nova execução de programa ter sido criada, ela pode ser alterada, removida ou apenas desabilitada. Para efetuar alguma dessas operações, expanda o item da árvore Ferramentas e, em seguida, o item Executar Programa. Sob este item serão apresentados todos os itens de execução que foram criados. Para editar um item, clique sobre o mesmo. No painel da direita será exibida uma tela contendo todos os dados da ferramenta previamente criada e as informações poderão ser modificadas.
Todos os itens podem ser alterados seguindo os mesmos passos para a criação.
Algumas vezes, é interessante apenas desabilitar um item de execução de programa ao contrário de removê-lo definitivamente. Para isso a opção "Geral > Estado" pode ser alterada para Desabilitado. Desta forma, quando os computadores da rede sincronizarem informações com o servidor e encontrarem o item desabilitado, essa execução será interrompida até que o item seja habilitado novamente.
Após alterar qualquer propriedade da execução de programa desejada, clique no botão Salvar no rodapé da janela para salvar sua nova configuração.
Para remover uma ferramenta de execução de programa, recomenda-se incialmente que a regra a ser eliminada seja desabilitada (conforme explicado na seção anterior) e, somente após assegurar-se que a ferramenta não está mais realizando a execução, excluir a regra.
Para a exclusão, clique com o botão direito sobre o nome da regra e selecione a opção "Remover Configuração", conforme a figura a seguir.