Visualizando Eventos
O Positivo Network Manager possui vários tipos de eventos que são gerados e armazenados no servidor, como adulterações de hardware, instalações e remoções de software entre outros.
Visualizando os Eventos
Para visualizar os eventos armazenados no Positivo Network Manager:
- Clique com o botão esquerdo do mouse sobre a raiz da árvore de ativos ou sobre a raiz de qualquer site;
- Clique na aba Eventos;
- Escolha as opções para filtrar os eventos;
- Os eventos são mostrados no painel principal.

Visão geral dos eventos recebidos no servidor
Características dos Eventos
Severidade dos Eventos
Os eventos no Positivo Network Manager são classificados em três níveis (alguns eventos não possuem todos os níveis), a saber:
Evento Normal: indica que um evento anterior que estava em um nível crítico ou alerta voltou ao normal, ou eventos informativos;
Evento de Alerta: indica que um evento pode vir a se tornar crítico (sensores de hardware, monitoramento de desempenho), ou um evento informativo que deve ser verificado;
Evento Crítico: indica um evento crítico que deve ser verificado imediatamente.
Tipos de Eventos
Os eventos gerados pelo Positivo Network Manager são:
- ASF: um alerta ASF foi gerado por um computador;
- Alteração de Valor de Propriedade: indica que uma propriedade programada para gerar alerta em caso de modificação (propriedades de hardware, software ou criadas pelo usuário) sofreu uma modificação;
- Alteração de Software: informa que algum software foi instalado ou removido;
- Atualização de BIOS: indica falhas durante o processo de atualização remota de BIOS (apenas para computadores vendidos pela Positivo Informática);
- Confiabilidade do Sistema: aponta os erros de confiabilidade que ocorreram junto aos computadores;
- Cópia de Segurança: indica que um backup programado não foi concluído com sucesso;
- Descobridor de Rede: informa sobre novos computadores encontrados na rede, computadores encontrados e que não puderam ser colocados no inventário devido a nenhuma faixa de IP contemplar o IP do computador encontrado;
- Dispositivo com Problemas: informa quando um dispositivo de um computador não está corretamente instalado (falta de device drivers);
- Evento Customizado: notifica a ocorrência de eventos que foram adicionados ao Positivo Network Manager através do Monitoramento de Eventos do Windows, conforme descrito em Configurando o Positivo Network Manager
- Expiração de Propriedade: indica que uma
propriedade que foi criada com data para expiração expirou. É possível
configurar um alerta para um determinado número de dias antes da expiração da
propriedade. O valor mínimo para esse alerta é de sete dias antes;
- HDD SMART: indica que um disco rígido está acusando falha iminente;
- Instalador Automático: informa sobre erros no processo de instalação automática de clientes;
- Inventário Desatualizado: indica que um computador não envia inventários há mais dias do que o número máximo permitido indicado nas Opções Gerais da configuração do Positivo Network Manager;
- Licença: indica que o número de licenças disponíveis se esgotou e nenhuma máquina a mais será adicionada ao sistema;
- Monitor de Desempenho: avisa quando o espaço livre de armazenamento em discos locais não-removíveis atingiu o limite de: alerta (apenas 10% de espaço livre), crítico (apenas 5% de espaço livre), normal (o espaço livre estava em crítico ou atenção e agora voltou ao normal);
- Movimentação de Ativo: indica uma mudança de computadores entre sites (devido a uma mudança de IP);
- Novo Ativo Encontrado: indica que um novo ativo foi encontrado na rede e adicionado a um site;
- RFID: informa sobre movimentações de ativos percebidas por sensores RFID;
- Segurança: indica uma violação na segurança do produto como alterações nos arquivos do Positivo Network Manager;
- Sensores de Hardware: indica uma alteração nos níveis dos sensores de hardware.
- Sincronizador do Instalador Automático: indica algum erro no processo de sincronização dos arquivos de instalação em múltiplas fontes de instalação;
- Software Desabilitado: indica que o serviço do Positivo Network Manager foi explicitamente parado em um computador da rede.
- Login não Autorizado: Alerta um usuário não autorizado acessou o computador .
Visualizando Eventos de um Ativo Específico
É possível visualizar eventos específicos de um ativo, da seguinte forma:
- clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ativo desejado;
- clique na aba Eventos;
- escolha as opções para filtrar os eventos;
- os eventos são mostrados no painel principal.

Eventos de um ativo específico
Limitação do Número Máximo de Eventos
A quantidade de eventos é limitada pelo Positivo Network Manager para evitar uma sobrecarga na base de dados. Os limites podem ser programados nas Opções Gerais do sistema.
Evite programar limites muito grandes, principalmente se o site possuir um vasto número de computadores, pois a quantidade de eventos armazenados pode-se tornar impraticável, tornando o servidor de banco de dados lento.
Enviando Eventos por E-mail
Cada um dos eventos acima descritos pode gerar um alerta via e-mail para destinatários destintos. A seção Eventos do capítulo
Opções Gerais descreve como configurar o ##PRODUCT_NAME# para que os eventos sejam enviados através de e-mail.