Obtendo Inventários de Hardware e Software

Este capítulo apresenta os métodos existentes no Positivo Network Manager para apresentar informações sobre hardware e software dos computadores gerenciados.

Como os Clientes Enviam Inventários

Os inventários de hardware e software são coletados nos seguintes momentos:

O Positivo Network Manager adota uma política de criptografia e compressão de dados para diminuir o uso de banda e impedir acessos indevidos nas informações que trafegam na rede. Os inventários são diferenciais, ou seja, apenas as mudanças de configuração trafegam na rede, são criptografados utilizando SSL v3 de 256 bits e finalmente são transmitidos com compressão de dados.

Inventariando Computadores

Para inventariar um computador, utilize uma das opções abaixo:

Inventariando um Computador

Para pedir o inventário de hardware e software para um computador:

Inventariando um Site

Para pedir o inventário de hardware e software de um conjunto de computadores:

Inventariando um Computador Off-line

Os computadores, por padrão, executam de tempos em tempos um inventário automaticamente.  (Ver o Item Inventários do Capítulo Configurando o Positivo Network Manager). Entretanto, no computador off-line pode não ser possível a conexão com o servidor na inicialização do agente. Nesse caso haverá uma repetição do inventário de 3 em 3 horas até que seja possível a comunicação com o servidor para que o agente receba as configurações de repetição do inventário cadastradas no servidor.

Além disso, pode ser necessário que um inventário seja gerado por comando manual do usuário e na sequência enviado para o servidor. Para isto:

Obtendo Inventário de Hardware

Existem três modos para obter inventário de hardware, apresentados nas seções a seguir.

Relatório de Hardware de um Computador

O modo mais imediato de obter informações sobre o hardware de um computador é através das propriedades do computador apresentadas na aba Geral dento do painel de informações do Computador.

Para visualizar as informações de hardware de um computador:

Relatório Consolidado de Hardware de um Site

Para obter um relatório de hardware consolidado de um site:

O inventário de hardware apresenta as seguintes informações:

Relatório Consolidado de Hardware de um Conjunto de Computadores

É possível ainda obter inventários de um conjunto de computadores, na qual os computadores podem ser escolhidos um a um, ou podem ser um agrupamento de pesquisas pré-determinadas.

Esta forma de inventário de hardware é descrita no capítulo Criando Relatórios.

Relatório Local de Hardware

Ao acessar um computador cliente diretamente, uma interface nova é apresentada, na qual existe um menu com diversas opções. Para visualizar informações locais de hardware de um computador diretamente:

Obtendo Inventário de Software

Existem vários modos para obter inventários de software, apresentados nas seções a seguir.

Relatórios de Software de um Computador

Para obter um relatório de software registrado de um computador específico:

Informações Sobre Tipos de Licenças e Chaves de Ativação do Microsoft Office

O Positivo Network Manager obtém informações sobre os tipos de licenças e chaves de Ativação do Microsoft Office de duas formas distintas:

Relatório Consolidado de Software de um Site

Para obter um relatório de software consolidado de um site específico:

Relatório Consolidado de Software de um Conjunto de Computadores

É possível ainda obter inventários de um conjunto de computadores, na qual os computadores podem ser escolhidos um a um, ou podem ser um agrupamento de pesquisas pré-determinadas.

Esta forma de inventário de software é descrita no capítulo Criando Relatórios.

Relatório Local de Software

Ao acessar um computador cliente diretamente, é possível visualizar informações de software de um computador:

Customizando Inventário de Software para Categorização de Licenças Open, MSDN e Outras

O Positivo Network Manager não consegue, por padrão, determinar se a instalação de um produto utiliza diferentes formas de licenciamento como Open, MSDN e outros tipos que o fabricante do software fornece. É possível fazer com que o Positivo Network Manager colete essas informações de versão através de uma customização no registro do Windows de cada máquina. Com estas informações de licenciamento cadastradas no registro, o Positivo Network Manager consegue modificar o nome do software para incluir o modo de licenciamento concatenando ao nome do produto instalado um texto que o administrador de sistemas definir.

Como exemplo, suponha que existe uma máquina na empresa que possui instalado o Microsoft® Windows Server® 2008 Standard obtido de uma licença Certified Partner e outra máquina instalado o Microsoft® Windows Server® 2008 Standard Open. O Positivo Network Manager irá identificar o Windows apenas como Microsoft® Windows Server® 2008 Standard. Se o administrador de sistema quiser que exista no inventário a versão com nome Microsoft® Windows Server® 2008 Standard Certified Partner e outra com nome Microsoft® Windows Server® 2008 Standard Open, basta adicionar ao registro das máquinas as seguintes informações:

  1. Criar uma chave de registro com nome SoftwareTranslations sob a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Positivo Informática\Positivo Network Manager\4. Caso o sistema operacional Windows da máquina seja a versão de 64 bits, utilizar como caminho para a chave o valor HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\Positivo Informática\Positivo Network Manager\4;
  2. Criar um valor do tipo Texto (STRING_SZ) com nome do produto que se deseja alterar (este nome deverá ser exatamente igual ao nome encontrado na ferramenta Adicionar/Remover Programas do Windows ou igual ao apresentado no inventário de software na console do servidor do Positivo Network Manager). Para nosso exemplo, o nome do valor do registro deverá ser: Microsoft® Windows Server® 2008 Standard;
  3. Colocar como valor para o item STRING_SZ Microsoft® Windows Server® 2008 Standard criado no passo 2 o texto desejado que irá ser concatenado ao nome do software. No nosso exemplo para a máquina com licença Certified Partner o texto Certified Partner e na máquina com a licença Open o texto Open.

Executado estes passos, o Positivo Network Manager irá inventariar o Microsoft® Windows Server® 2008 Standard com o nome "Microsoft® Windows Server® 2008 Standard - Certified Partner". Assim é possível controlar as licenças de software de maneira a considerar os diferentes modos de licenciamento disponíveis pelo fornecedor do produto. É possível colocar quantas traduções de nome forem necessárias.

Para facilitar, é possível exportar o valor criado para um arquivo .reg utilizando o editor de registro do Windows para facilitar a importação para outras máquinas ou até mesmo utilizar a ferramenta de distribuição de pacotes para aplicar os arquivos .reg correspondentes às máquinas.

Lembre-se que o procedimento padrão da empresa para instalação ou formatação dos equipamentos deverão conter instruções para que estes passos sejam sempre efetuados.

Observação 1: Caso o cliente do Positivo Network Manager esteja instalado na máquina configurada e o inventário já tenha sido coletado, será gerado um evento de remoção e instalação de software. Para o exemplo apresentado, o evento indicaria que o software "Microsoft® Windows Server® 2008 Standard" foi removido e o software "Microsoft® Windows Server® 2008 Standard - OEM" foi instalado.

Observação 2: Caso os clientes do Positivo Network Manager já estejam instalados nos equipamentos, é possível exportar arquivos .reg pelo Editor de Registro do Windows e utilizar a ferramenta de Distribuição de Software para instalar os valores no registro do Windows de cada máquina tomando cuidado para instalar as regras de licenciamento nas máquinas corretas.