Este capítulo apresenta como utilizar o Positivo Network Manager para verificar os processos que estão em execução em um cliente, monitorar e bloquear a execução de programas específicos.
Todas essas funções podem ser ativadas para um conjunto de computadores e/ou determinados usuários.
O monitoramento é muito útil para verificar se as licenças de software instaladas nos computadores estão realmente em uso e se poderiam ser relocadas em caso de necessidade. Desta forma é possível economizar em licenças de software, pois novas licenças não precisariam ser adquiridas.
Também é possível bloquear o uso de determinados programas por computador e/ou por determinados usuários da rede.
Importante: Esta funcionalidade não impede que um programa malicioso tomar ações indevidas. O Positivo Network Manager trabalha de forma reativa no bloqueio. Somente após o processo estar em execução que ele será finalizado.
Para acessar a ferramenta de Monitoração e Bloqueio de Processos, acesse a interface gráfica do servidor conforme descrito em Conhecendo a Interface Gráfica. Expanda a árvore de Ativos Operacionais e também o item Ferramentas conforme figura a seguir.
IMPORTANTE: Quaisquer alterações em um item de monitoramento/bloqueio não são instantâneas. Os agentes do Positivo Network Manager receberão os itens criados/modificados automaticamente nos tempos pré-estabelecidos em que cada agente pergunta ao servidor se existem itens disponíveis para ele, ou clicando com o botão direito sobre o item escolhendo a opção Notificar Computadores Agora, ou ao enviarem inventário para o servidor. Não importando a maneira em que o agente foi notificado, ele irá receber todas as configurações feitas e não apenas a selecionada na árvore.
Para criar um novo monitoramento, expanda o item Ferramentas da árvore conforme descrito anteriormente.
Antes de prosseguir, recomenda-se que o guia de Boas Práticas seja consultado na seção Ferramentas para garantir sempre que o Positivo Network Manager trabalhe no melhor desempenho possível.
Clique com o botão direito sobre o item Processos da árvore
Selecione a opção Criar Novo Monitoramento de Processos conforme a figura a seguir.
No painel da direita, será apresentada uma tela com opções para configuração do monitoramento/bloqueio conforme figura a seguir:
A seguir, serão descritos cada grupo de opções apresentadas na tela de configuração.
Geral: O grupo Geral possui as seguintes opções:
A primeira aba permite a seleção de computadores individualmente. A segunda aba permite a seleção de uma ou mais pesquisas. A terceira aba permite a escolha de uma ou mais coleções. Conforme descrito no guia de Boas Práticas, procure sempre que for possível utilizar uma coleção para selecionar os ativos.
Processos: O grupo Processos possui as configurações do tipo do monitoramento ou bloqueio será efetuado e quais processos serão selecionados. As seguintes opções estão disponíveis:
Importante: Muito cuidado deverá ser tomado no uso deste modo de bloqueio. Todos os processos vitais para a execução do sistema operacional devem ser incluídos na lista. Caso contrário, inúmeros problemas poderão ocorrer, até mesmo o travamento do sistema. Recomenda-se que sejam verificados todos os processos em execução no computador alvo e que eles sejam todos inseridos na lista.
Usuários: O grupo Usuários possui as configurações para quais usuários do Windows o monitoramento/bloqueio terá efeito. Podem ser especificados tanto usuários quanto grupos de usuários do Windows. Para especificar grupos/usuários de domínio, utilize a notação DOMÍNIO\USUÁRIO ou DOMÍNIO\GRUPO separados por ponto e vírgula (;). Também é possível utilizar variáveis de ambiente, por exemplo, %COMPUTERNAME% para incluir um grupo local. Para incluir o grupo administradores da máquina local, utilize a conta BUILTIN\administradores. As seguintes opções estão disponíveis:
Horários: O grupo Horários possui um calendário para definir quando o monitoramento/bloqueio deve ou não ser executado. As seguintes opções estão disponíveis:
Após editar todas as opções clique no botão Salvar no rodapé da janela para salvar sua configuração.
Após um novo monitoramento/bloqueio de processos ter sido criado, ele pode ser alterado, removido ou apenas desabilitado. Para efetuar alguma dessas operações, expanda o item da árvore Ferramentas. Depois expanda o item Processos. Serão apresentados sob o item Processos, todos os itens de monitoramento/bloqueio que foram criados. Para selecioná-lo, clique com o mouse sobre o item desejado e no painel da direita será mostrada a tela igual à tela descrita no tópico anterior Criando um Novo Monitoramento/Bloqueio de Processos.
Todos os itens podem ser alterados seguindo os mesmos passos para a criação. No caso da remoção de um processo, os dados referentes a este processo que já estejam armazenados no servidor do Positivo Network Manager não serão removidos.
Algumas vezes, é interessante apenas desabilitar um item de monitoramento/bloqueio ao contrário de removê-lo definitivamente. Para isso a opção Geral, Estado pode ser alterada para Desabilitado. Desta forma, quando os computadores da rede sincronizarem informações com o servidor e encontrarem o item desabilitado, o monitoramento será interrompido até que o item seja habilitado novamente.
Após alterar qualquer propriedade do monitoramento/bloqueio de processos desejado, clique no botão Salvar no rodapé da janela para salvar sua nova configuração.
Importante: Antes de remover uma ferramenta de Monitoramento/Bloqueio é importante editar a ferramenta e mudar o campo Geral > Estado para desabilitado.
Para remover um item de monitoramento/bloqueio de processos do Positivo Network Manager, expanda o item da árvore Ferramentas. Depois expanda o item Processos. Encontre o item de monitoramento/bloqueio desejado e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Será apresentado um menu conforme figura a seguir:
Selecione a opção Remover Configuração do menu e o item será removido, juntamente com todos os dados de monitoramento coletados até o momento se existirem.
Para forçar a sincronização do servidor com os clientes e agilizar a ação da ferramenta expanda o item da árvore Ferramentas. Depois expanda o item Processos. Encontre o item de monitoramento/bloqueio desejado e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Para notificar um item de monitoramento/bloqueio de processos do Positivo Network Manager, Será apresentado um menu conforme figura a seguir:
Selecione a opção Notificar Computadores Agora do menu e será enviado aos clientes uma notificação sobre a existência desta nova ferramenta, evitando ter que aguardar o tempo de sincronização entre cliente e servidor.
Importante: A opção de Notificar Computadores Agora funciona somente para a opção de Bloqueio, na opção de Monitoramento é necessário aguardar o tempo mínimo de coleta de informações.
Para acessar o relatório de monitoramento de processos do Positivo Network Manager de um item específico, expanda o item da árvore Ferramentas. Depois expanda o item Processos. Encontre o item de monitoramento desejado e clique sobre ele.
No painel da direita será aberta a tela com as opções do item de monitoramento. Na parte superior da tela, serão apresentadas três abas, a primeira chamada Configuração possibilita o acesso aos dados de configuração do item de monitoramento. A segunda e terceira abas permitem acessar os relatórios dos dados de monitoramento coletados até o momento.
Relatório Consolidado
Para obter um relatório consolidado, clique sobre a aba Consolidado conforme figura a seguir.
O relatório consolidado apresenta uma visão geral dos tempos de execução em dias, horas, minutos e segundos de todos os processos que estão sob monitoração em todos os computadores alvo do monitoramento. O resultado do relatório é a soma dos tempos de execução de cada processo durante a monitoração. Por exemplo, suponha um monitoramento criado para notepad.exe e que este foi executado duas vezes por 5 minutos cada vez. O relatório obtido indicará o uso de notepad.exe por 10 minutos.
Relatório Detalhado
Para obter um relatório detalhado, clique sobre a aba Detalhado, conforme figura a seguir.
O relatório detalhado apresenta os tempos de início e fim de execução de cada instância do processo que está sob monitoração e também o tempo de uso em dias, horas, minutos e segundos para cada instância. Assumindo o exemplo anterior para o relatório consolidado, teremos duas linhas no relatório. Um para a primeira execução do notepad.exe de 5 minutos e outra para a segunda.
Na caixa ao lado do botão Filtrar, é necessário escolher o computador participante do monitoramento. Depois de escolhido, basta clicar no botão Filtrar e o resultado será apresentado na tela.