Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

5G no Brasil: veja o cronograma de implantação da nova tecnologia

5G no Brasil: veja o cronograma de implantação da nova tecnologia

A implementação do 5G no Brasil está cada vez mais próxima de acontecer. Com leilão marcado para o dia 4 de novembro, a tecnologia já conta com um cronograma para que comece a funcionar em nosso país. Gostou da novidade? Vem com a gente para saber mais sobre quando chega o 5g no Brasil.

A espera está finalmente chegando ao fim. O 5G já conta com data para leilão e um cronograma estabelecido para iniciar sua operação em cidades brasileiras. O novo padrão de redes móveis poderá ser utilizado por empresas de telefonia para que seus clientes usufruam de uma conexão de maior velocidade e estabilidade.

Com a data marcada para o leilão, o cronograma de implementação foi definido para ser iniciado em 2022. No entanto, ainda se espera que grandes capitais passem a oferecer a tecnologia ainda em 2021, que devem ser as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O edital definido exige que as empresas comprem faixas de frequências radiofônicas e paguem esse valor ao Governo do Brasil. O processo de implementação, entretanto, está atrasado se comparado a outros países. Segundo o Ministério das Comunicações, está estabelecido que municípios sigam o calendário que define um limite para a implementação.

Confira a seguir o cronograma completo e saiba quando você poderá aproveitar a nova tecnologia em sua cidade.

Calendário da implementação do 5G no Brasil

O lançamento da tecnologia será em etapas. O cronograma beneficiará o suporte para as capitais do país e, em seguida, continuará a ser implementado em outras regiões. A expectativa é de que até 2028 as cidades com até 30 mil habitantes sejam as últimas a ter a tecnologia disponível.

Confira a seguir o cronograma definido pelo edital da 5G:

  • 31 de julho de 2022: funcionamento em todas as capitais brasileiras;
  • 31 de julho de 2025: funcionamento em cidades com mais de 500 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2026: funcionamento em cidades com mais de 200 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2027: funcionamento em cidades com mais de 100 mil habitantes;
  • 31 de julho de 2028: funcionamento em cidades com mais de 30 mil habitantes.
5g-no-brasil-datas-cronograma

Os municípios que se encaixam em cada uma das datas no cronograma devem se adequar às exigências do edital. Eles tem até a data limite, na etapa na qual se encaixam, para cumprir o que for necessário em adequações. O Ministério das Comunicações espera que, até 2028, todos os municípios brasileiros possam oferecer o suporte ao 5G.

Segundo o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, as capitais podem apresentar o 5G em 2021. Esse é o caso de São Paulo que no final do ano deve lançar a tecnologia em primeira mão. Em entrevista recente, o Ministro chegou a afirmar que São Paulo e Rio de Janeiro serão as primeiras cidades com suporte.

Dificuldades para a implementação do 5G

A tecnologia também tem obstáculos para ultrapassar em solo brasileiro. O principal deles é, sem dúvidas, a dependência de sinal por meio de uma antena parabólica. Nesse caso, o sinal pode apresentar interferências, prejudicando assim a qualidade da transferência de dados e interferindo na tão esperada estabilidade oferecida pela tecnologia.

Esse problema pode acontecer porque algumas regiões brasileiras ainda utilizam esse sistema, o que não acontece nas grandes cidades, que não encontram maiores dificuldades para seguir o edital e implementar o 5G.

Outro problema está na criação da chamada rede privada para administração pública e o programa de conectividade da Amazônia. O edital determina que empresas vencedoras do leilão sejam responsáveis por criar essa iniciativa. No entanto, segundo o TCU, essa obrigação é ilegal. Sendo assim, alguns ajustes ainda devem ser realizados até o leilão em novembro.

Principais benefícios do padrão 5G

A rede 5G chama atenção pela velocidade de transferência de dados com baixa latência. Essa característica pode descongestionar redes e otimizar serviços que precisam de maior largura de banda e velocidade de transferência, como plataformas de streaming de vídeo e serviços de canais ao vivo.

O 5G é a quinta geração da tecnologia sem fios e promete revolucionar o mercado. Lançado no segundo semestre de 2018, ele logo se destacou por permitir múltiplos acessos em dispositivos móveis e conexão mais estável, principalmente se comparado ao padrão antecessor, o 4G.

Benefícios da tecnologia 5G:

  • Rodar jogos disponíveis em serviços na nuvem;
  • Realizar streaming em tempo real de resolução 4K;
  • Permitir que carros autônomos sejam implementados nas cidades e que eles possam se comunicar para evitar acidentes;
  • Possibilitar procedimento cirúrgicos realizados de forma remota (usando a internet);
  • Otimizar a sinalização de trânsito para que o gerenciamento seja realizado de forma integrada

Gostou da novidade? Então continue navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para saber das principais novidades sobre tecnologia. Todos os dias, nossa equipe segue preparando tutoriais, dicas e listas sobre serviços, aplicativos e dispositivos modernos. Use também a nossa barra de buscas para encontrar artigos que possam solucionar as suas dúvidas. Estamos aqui para te ajudar.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter