A Netflix incluiu um recurso de navegação na plataforma que divide opiniões. Enquanto você navega pelo catálogo de filmes e séries, basta “parar” por alguns segundos para que uma prévia ou trailer comece a ser executado.
Embora facilite a vida em algumas situações, em grande parte das vezes o recurso de autoplay ele se mostra incômodo. Felizmente, há como desativar a reprodução automática na Netflix e neste artigo você aprenderá como fazer isso de uma vez por todas.
Para fazer esse tutorial, nós recomendamos que você acesse a Netflix via PC e não pelo smartphone ou tablet. Vale lembrar que as mudanças serão aplicadas à conta e não somente ao dispositivo. Isso significa que a partir da desativação do autoplay no PC ele desaparecerá também quando você se conectar em outros dispositivos.
Passo 1. Abra a Netflix e toque na seta ao lado da sua foto de perfil.
Passo 2. No menu que será aberto, escolha a opção “Gerenciar perfis”.
Passo 3. Em seguida, escolha o perfil de usuário no qual você fará alterações.
Passo 4. Agora, basta desmarcar a caixa de diálogo “Reproduzir automaticamente as prévias ao navegar em todos os aparelhos”.
Passo 6. Se você não gosta que o episódio seguinte de uma série de sobreponha aos créditos de uma série atual, desmarque também a opção “Iniciar automaticamente o próximo episódio de uma série em todos os aparelhos”.
Passo 7. Por fim, clique em “Salvar” para aplicar as alterações.
Embora exista a alternativa de desabilitar o autoplay, o recurso utilizado pelo Netflix costuma receber muitas críticas. Muitos usuários acabam emendando um episódio no outro justamente por não saberem como desativar essa função. A tentação é grande em não continuar assistindo e muitos não resistem.
Porém, essa é justamente a ideia da Netflix ao incorporar esse recurso. Obviamente ele facilita a vida do usuário, mas é uma forma simples e eficiente de aumentar o tempo de visualização de conteúdos. Porém, é possível personalizar também esse aspecto do serviço, o que pode fazer com que a navegação volte a ser agradável pelo catálogo da empresa.
Outra novidade relacionada à plataforma Netflix foi divulgada nesta semana. A empresa anunciou que está encerrando no Brasil o período de testes gratuito por 30 dias para novos usuários. Em comunicado oficial, a empresa destacou o seguinte: “estamos buscando novas formas de atrair novos assinantes e promover nosso serviço no Brasil, oferecendo uma ótima experiência com a Netflix”.
O fim dos testes gratuitos é parte de uma estratégia global da empresa, em curso desde 2019, mas que somente agora atinge os brasileiros. A América Latina e a Espanha foram as primeiras a perder o benefício, em março de 2019. Depois, em dezembro do ano passado, foi a vez do Reino Unido ver essa bonificação ser suspensa.
Para novos usuários, a oferta oferecida no momento é um upgrade de categoria. Se o consumidor optar pelos planos “básico” (R$ 21,90) ou “padrão” (R$ 32,90), no primeiro mês ele receberá acesso ao plano “premium” (R$ 45,90), que oferece conteúdos em Ultra HD e permite até 4 conexões simultâneas.