Positivo do seu jeito

Dicas

É usuário do GBWhatsApp e WhatsApp Plus? Veja como evitar ter a conta banida

9 de Abril de 2019

por: MKT Positivo

O WhatsApp vai apertar o cerco contra aplicativos não oficiais que adicionem funções ao mensageiro. Assim, aqueles que utilizam serviços como o WhatsApp Plus ou o GBWhatsApp devem ficar atentos para saber como evitar ter a conta banida.

Ao que tudo indica, a plataforma de mensagens está preparando um “banimento temporário” para os usuários que insistirem em tirar vantagem do mensageiro com recursos que não foram desenvolvidos oficialmente. A ideia é que serviços como esses se tornem inutilizáveis em futuro não muito distante.

®GIPHY

Medida visa aumentar a segurança

Segundo fontes ouvidas pela imprensa internacional, o principal motivo para o WhatsApp bater de frente com os seus “clones” é o fato de que esses aplicativos exploram brechas de segurança e, por essa razão, colocam em risco os dados dos usuários.

“O WhatsApp dá profunda importância à segurança de nossos usuários. A fim de proteger a privacidade e segurança de suas contas, nós enfaticamente recomendamos que eles baixem o WhatsApp apenas por meio das lojas oficiais ou pelo nosso site.

Nós continuamente aprimoramos nossas defesas contra serviços impostores a fim de ajudar a reduzir o abuso e manter os usuários do WhatsApp seguros”, explicou um porta-voz da empresa em entrevista ao Indian Express.

Aqueles que utilizam apps não oficiais devem começar em breve a receber mensagens dentro do aplicativo informando sobre o “banimento temporário”. Em outras palavras, você vai ficar sem utilizar a sua conta por um tempo até que regularize a situação – e o WhatsApp também está interessado que você faça isso rapidamente.

Como evitar ter a conta banida no WhatsApp Plus?

Esse é o cenário mais simples de todos. Usuários do WhatsApp Plus devem desinstalar o aplicativo e baixar o WhatsApp original. Ao fazer isso, a conta é novamente liberada e, desde que você não se logue mais com o WhatsApp Plus, não terá problemas. O backup também será restaurado automaticamente.

Como evitar ter a conta banida no GBWhatsApp?

Já no caso dos usuários do GBWhatsApp, o passo a passo para recuperar a conta original e as informações de backup é mais complicado. O próprio WhatsApp divulgou um FAQ ensinando como os usuários devem proceder para regularizar a situação.

Passo 01: No GBWhatsApp, clique em “More Options” (“Mais Opções”);

Passo 02: Depois, vá em “Chats” (“Conversas”) e selecione a opção de backup das mensagens. Clique em “Fazer Backup”;

Passo 03: Feche o GBWhatsApp e abra o aplicativo de gerenciador de arquivos do seu celular;

Passo 04: Procure a pasta “GBWhatsApp” e a renomeie para “WhatsApp”;

Passo 05: Agora, baixe o WhatsApp oficial na Play Store;

Passo 06: Acesse o aplicativo, insira o seu número de telefone e faça a verificação da conta via SMS;

Passo 07: Por fim, quando aparecer a opção “Restaurar Backup”, selecione-a.

Note que, mesmo seguindo as orientações de regularização tanto no WhatsApp Plus quanto no GBWhatsApp, ainda assim pode ser que a sua conta seja afetada pelo banimento temporário. O tempo de punição varia de usuário para usuário e você será informado na tela caso sua conta sofra esse tipo de punição.

Portanto, se nada aconteceu com a sua conta no WhatsApp Plus ou no GBWhatsApp, nós recomendamos que você deixe de utilizar esses aplicativos e migre imediatamente para o WhatsApp original. Caso contrário, você poderá ter dores de cabeça por conta desse problema.

Fonte(s): Indian Express e WhatsApp Blog

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.