Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

hdcp-o-que-e-como-funciona

HDCP: o que é como funciona?

O HDCP é uma tecnologia que ainda causa estranheza em usuários de dispositivos modernos. O sistema é uma forma de impedir a pirataria em conteúdos de vídeo originários de aparelhos como videogames e leitores Blu Ray. Tem dúvidas sobre o que é HDCP? Fica conosco que vamos explicar neste artigo o que é e como funciona o HDCP contra a pirataria de vídeo.

Usuários que já exploraram as características de displays modernos já ouviram falar de HDCP. Presente em televisores inteligentes e videogames de última geração, a tecnologia pode tornar jogos e filmes indisponíveis caso esse mecanismo de segurança não esteja ativado. Parece preocupante, mas não é bem assim que as coisas acontecem.

O HDCP é um método de segurança desenvolvido para impedir a cópia não autorizada de conteúdos em vídeo protegidos por direitos autorais. Esse sistema, amplamente adotado nos dias de hoje, funciona de forma complexa e necessita que dois aparelhos conectados ofereçam suporte ao bloqueio.

Para que possa funcionar, o protocolo contra pirataria utiliza as conexões de vídeo HDMI, DisplayPort e DVI. A seguir, vamos detalhar as características do recurso para que você entenda de uma vez por todas o que é essa tecnologia.

O que é a tecnologia HDCP 

A tecnologia High-badwidth Digital Content Protection, ou simplesmente HDCP, é um protocolo de proteção de conteúdo em banda larga. Em resumo, se trata de uma tecnologia criada para impedir tentativas de realização de cópias ilegais de conteúdos de vídeo protegidos.

Criada em 1990 por engenheiros da Intel, a tecnologia passou a ser amplamente utilizada em aparelhos reprodutores de mídias. Recentemente, com o advento dos serviços de streaming, a discussão sobre a cópia ilegal de conteúdos foi novamente reaquecida e, consequentemente, a tecnoogia recebeu destaque por sua eficáfia.

O recurso é comumente usado em aparelhos de TV, receptores de TV a cabo, reprodutores de Blu Ray e em videogames. O protocolo é capaz de repelir tentativas de cópias entre diferentes aparelhos. Ficou confuso? A seguir vamos explicar melhor como acontece o bloqueio de cópias.

Como funciona o bloqueio de cópias do HDCP

É importante saber que o HDCP é um método que não funciona apenas no aparelho de reprodução de conteúdos. Para que o bloqueio seja efetivado, o outro dispositivo que recebe a transmissão do vídeo também deve oferecer suporte a tecnologia. Além disso, os cabos também precisam estar adaptados ao protocolo.

Os dispositivos com conexões de vídeo HDMI, DisplayPort e DVI são diversos. De computadores a videogames, esses aparelhos podem impedir as cópias de forma muito eficaz. 

A autenticação HDCP é realizada entre a fonte e o receptor do conteúdo. Durante a conexão, uma verificação é realizada para confirmar a presença do recurso em ambos os lados, assim como a identificação das versões do protocolo em cada aparelho. Para isso, uma troca automática de chaves de acesso é realizada para determinar a comunicação.

Quando as informações são verificadas, a reprodução da mídia é então bloqueada ou liberada. Apenas quando os protocolos de ambos aparelhos são compatíveis que a reprodução do conteúdo será efetivada.

Duas versões do HDCP são utilizadas e definidas como padrão. A primeira, chamada HDCP 1.4, foi desenvolvida para trabalhar com conteúdos em formato Full HD. A segunda, por sua vez, se chama HDCP 2.2 e trabalha com mídias em formato 4K. Com o avanço das resoluções, é possível que um novo protocolo surja em breve para dar suporte às tecnologias mais recentes, como no caso das telas 8K.

Além de bloquear a reprodução de algum conteúdo em casos de diferenças de protocolos, a HDCP impossibilita a gravação de conteúdos. Essa característica é voltada exclusivamente para impedir que produções sejam pirateadas por mídia física ou por arquivos digitais em serviços não oficiais de streaming, como acontece em redes IPTV.

É essa tecnologia que, em casos muito específicos, pode impedir a reprodução de conteúdos entre aparelhos. Isso também pode acontecer quando esses aparelhos são conectados por cabos incompatíveis com a tecnologia anti pirataria.

Como é a compatibilidade entre aparelhos com tecnologia HDCP

A incompatibilidade entre aparelhos pode resultar em uma falha de comunicação. Nesses casos, a reprodução do conteúdo de vídeo não será realizada, o que pode ser uma grande dor de cabeça para os usuários. Entretanto, dado as características e conexões necessárias em aparelhos modernos, esse tipo de problema não é muito comum.

Também é importante salientar que esse tipo de problema não acontece em serviços de streaming com apps dedicados. Uma smart TV, por exemplo, jamais terá problema em reproduzir conteúdos da Netflix através do app oficial do serviço.

Quando há falha na conexão, os fabricantes recomendam que o usuário desconecte e conecte novamente os cabos para que a comunicação entre os aparelhos seja reiniciada. Além da troca de cabo HDMI, uma dica importante é trocar de entradas HDMI, já que esses aparelhos apresentam em média duas entradas.

Outra maneira de contornar problemas é utilizando um splitter HDMI ou, até mesmo, um conversor destinado a diferentes conexões HDCP. Esses aparelhos são muito específicos, mas podem solucionar o problema sem que você tenha que comprar um novo cabo HDMI.

Gostou do nosso artigo? Então continue navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para conhecer novas dicas, tutoriais e notícias sobre o mundo da tecnologia. A nossa equipe está sempre pronta para ajudar com artigos diários que podem solucionar diversos problemas em dispositivos móveis, computadores e serviços da internet.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Telegram: como recuperar uma conta que foi invadida

Telegram: como recuperar uma conta que foi invadida

Discord: como banir um usuário do servidor

Discord: como banir um usuário do servidor

Pinterest: aprenda a usar a rede social de inspiração mais popular da internet

Inscreva-se na nossa

Newsletter