Positivo do seu jeito

Estilo de Vida

Maneiro demais: designer reimagina Windows 10 com interface do Windows XP

27 de Maio de 2018

por: MKT Positivo

Entre todas as versões já lançadas no Windows, o Windows XP ainda é visto como uma das melhores e mais estáveis atualizações liberadas pela Microsoft. Há quem sinta muita saudade dessa época que até se inspire no design do Windows XP no Windows 10.

Esse foi o caso do youtuber Kamer Kaan Avdan. Ele é conhecido na internet por ter criado versões conceituais do Windows 11 e do Android 9.0. Sempre pensando à frente, na maioria das vezes ele têm boas ideias de como poderia ser os sistemas operacionais mais populares da atualidade.

®GIPHY

O Windows 10 inspirado no Windows XP

O suporte ao Windows XP foi encerrado pela Microsoft em 2014, mas nem por isso ele foi deixado de lado. Estima-se que hoje pelo menos 6,13% das pessoas utilizem o Windows XP como o seu principal sistema operacional – um percentual considerável se pensarmos que nem mesmo o Linux consegue atingir esse número.

Para mostrar como seria o Windows 10 inspirado no passado, o youtuber elaborou um vídeo em que mostra o sistema em uso. Os efeitos de transparências e os cantos arredondados imediatamente nos remetem à versão do passado, mas agora o que vemos são os novos recursos ativos.

O Menu Iniciar mistura um pouco de cada versão: a estrutura e as cores do Windows 10, mas os o estilo visual do Windows XP. Até mesmo o recurso de Timeline, anunciado para a atualização mais recente do Windows 10, também está presente, mas com o visual marcante de uma das versões mais populares do Windows em todos os tempos.

Matando a saudade do Windows XP

Se você não lembra mais como era o Windows XP ou, ainda, se não pegou essa época, não tem problema: você pode conferir no mesmo vídeo um clipe que mostra como eram as telas dessa versão que foi lançada em 2001. Portanto, deixe o clima de nostalgia tomar conta e confira como ficou.

Algumas curiosidades sobre essa versão:

  • Em janeiro de 2006, mais de 400 milhões de cópias do Windows XP estavam em uso;
  • O Windows XP foi lançado no dia 25 de outubro de 2001;
  • Durante o seu projeto, o Windows XP tinha como codinome “Whistler”, uma cidade do Canadá onde alguns dos desenvolvedores passaram férias;
  • Até julho de 2010, o Windows XP era o sistema operacional mais utilizado do mundo, com uma participação de mercado de 62,43%;
  • Em dezembro de 2006 ele atingiu o auge de domínio: 85% de market share.

E aí, você gostou desse conceito do Windows 10 baseado no Windows XP?

Fonte(s): Betanews