Positivo do seu jeito

Estilo de Vida

Por uma internet mais vegana: Google remove ovo de emoji de salada. Você concorda?

5 de julho de 2018

por: MKT Positivo

O que seria a internet se não fossem as polêmicas, não é mesmo? A mais nova disputa que vem acirrando os debates nas redes sociais envolve o Google e um emoji de salada. Sim, você não leu errado: um emoji de salada vem provocando polêmica nas últimas semanas.

Tudo começou quando o Google decidiu atualizar alguns dos seus emojis no Android. Entre eles, o emoji de salada perdeu um item: na nova versão, não há mais um ovo em meio à bandeja com alface, tomate e outras verduras. A ideia, segundo a empresa, é tornar o ícone mais inclusivo para os veganos.

Inclusão e diversidade

“Existem muitos debates hoje sobre inclusão e diversidade no Google e se você precisa de alguma evidência de que a empresa tem isso como prioridade, peço a sua atenção para o novo emoji de salada. Nós removemos o ovo no Android P beta 2, tornando-o uma salada vegana mais inclusiva”, explicou Jennifer Daniel, gerente de UX e Expressão no Google.

®GOOGLE

O que ela não imaginava é que esse simples comentário se tornaria assunto no mundo da tecnologia, figurando entre os itens mais comentados da semana. Houve quem concordasse com a medida, mas também muitas pessoas acharam a situação bastante embaraçosa. Afinal, um emoji de salada pode mesmo ser exemplo de inclusão?

Depois de muito debate, Daniel decidiu voltar ao Twitter para se manifestar novamente sobre o caso. “Olá carnívoros, veganos e todo mundo que esteja entre os dois lados. Eu só queria deixar claro que o objetivo de redesenhar o emoji de salada foi apenas o de criar uma imagem mais condizente com a descrição Unicode”, afirmou.

Ela ainda citou qual é a descrição em questão para que não reste dúvidas. “Uma tigela de salada saudável, contendo alface, tomate e outros itens de salada como pepino”, completou. No entanto, ao citar a descrição Unicode o debate se acirrou ainda mais: como você pode perceber pelo desenho, não há pepinos na salada, de forma que a justificativa parece não ser suficiente.

Vale a pena brigar por um emoji?

Não é a primeira vez que a mudança de um simples emoji gera debates e discussões nas redes sociais. No lançamento do Android Oreo, dois emojis foram modificados: o de cerveja e o de hambúrguer. No caso da cerveja, o público reclamou que a caneca não estava completamente cheia e, mesmo assim, havia espuma transbordando no copo.

Já no caso do emoji de hambúrguer, os usuários reclamaram que o queijo havia sido colocado por baixo dos demais ingredientes, junto com o pão o que não faria sentido, uma vez que o “correto” – ou mais usual – é que ele seja colocado sobre o hambúrguer.

A polêmica fez com que o CEO da companhia, Sundar Pichai, viesse a público para se manifestar. Na ocasião, ele concordou com os usuários e anunciou que mudanças seriam feitas. E, de fato, houve um redesign dos ícones na atualização seguintes.

Fonte: Mashable