Positivo do seu jeito

Novidades

Não precisa mais de senha para fazer login nas contas Microsoft: veja como funciona

25 de setembro de 2021

por: MKT Positivo

A Microsoft liberou para todos os usuários a possibilidade de não usar mais senhas para acessar seus serviços. Com a novidade, os usuários podem reconhecer a outros meios para realizar logins em diferentes produtos da empresa. Achou a ideia interessante? Vem com a gente para saber como acessar conta Microsoft sem senha.

A demanda diária para o uso de senhas em serviços na internet é constante. Um usuário comum de computadores precisa organizar as suas credenciais de acesso para que elas não sejam perdidas. Seja em mensageiros online, redes sociais ou em outras plataformas online, as senhas serão sempre necessárias para acessar uma conta. Esquecê-las, entretanto, pode ser uma grande dor de cabeça para o usuário.

Não precisa mais de senha para fazer login nas contas Microsoft: veja como funciona

Há também outro ponto sensível no uso de senha que são os ataques de hackers. É comum acompanharmos notícias sobre vazamentos que expõem credenciais de acesso, documentos e dados sigilosos. Em muitos casos, esse problema poderia ser evitado se as empresas fornecessem opções melhores de segurança.

Foi pensando nisso que a Microsoft resolveu remover a obrigação de uso de senha em seus serviços. Na prática, a empresa liberou que outros serviços de segurança sejam utilizados para autenticar logins, removendo assim a exigência de configuração de uma senha por parte do usuário.

O recurso foi liberado em março para contas comerciais e foi anunciado em setembro para todos os usuários de serviços Microsoft. A iniciativa foi criada seguindo uma tendência mundial para abolir o uso de senhas em ferramentas e serviços de diferentes desenvolvedores.

Na prática, o acesso de serviços como o Outlook e o OneDrive em breve poderão ser realizados com auxílio do aplicativo Microsoft Authenticator. O mesmo conceito será aplicado a outras plataformas da empresa como o acesso ao videogame Xbox, que necessita de um login da Microsoft para que o usuários possa criar uma conta e comprar jogos.

A empresa também permitirá o login usando o Windows Hello que traz a opção por biometria ou reconhecimento facial. Haverá também a opção de login por meio de mensagens SMS

A sensibilidade do sistema de senhas é um problema muito comum, como veremos a seguir.

Problemas com o uso de senhas

As senhas, como as conhecemos hoje, são peças vulneráveis em um sistema de segurança digital. Sabendo disso, criminosos virtuais intensificaram nos últimos anos seus ataques para descobrir senhas de diferentes plataformas para obter lucro. Segundo a própria Microsoft, uma média de 579 ataques voltados para senhas são realizados por segundo, chegando ao total de 18 bilhões de tentativas por ano.

A explicação para isso é muito simples. As pessoas ainda costumam usar palavras chaves simples e fáceis de serem descobertas. Mesmo com todas as campanhas de segurança na internet é comum encontrar pessoas que utilizam como senha seus próprios nomes, nomes de animais de estimação e, até mesmo, uma sequência numérica simples. Essa prática abre uma brecha de segurança que pode causar grandes problemas.

Essas opções podem ser até mais fáceis de lembrar, contudo, elas também são mais fáceis de serem resolvidas por hackers ou por pessoas próximas má intencionadas. Essas senhas são rapidamente descobertas por pistas em redes sociais ou através de ataques do tipo phishing.

Sendo assim, um futuro sem que as pessoas possam escolher suas senhas é caminho proposto por muitos profissionais de segurança digital. Você pode estar se perguntando como acessar os serviços sem senha, não é mesmo? Vamos explicar a seguir.

Vantagens da autenticação sem senhas

A autenticação sem senhas, conhecida mundialmente pela terminologia passwordless, é um caminho sem volta. Ela é a evolução da autenticação em dois fatores. A indústria, não satisfeita com o uso de duas camadas de segurança, encontrou uma forma mais sofisticada de proteger dados dos usuários.

Esse conceito já vem sendo empregado em sistemas de biometria como o Face ID do iPhone e, como já abordado neste artigo, o Windows Hello. Essa característica de segurança, com o tempo, será empregada em redes sociais e serviços na internet que os governos oferecem aos cidadãos.

A autenticação sem senha libera o usuário de ter que definir por conta própria a sua criptografia de segurança. Além disso, ela é definida para garantir maior segurança para evitar acessos remotos realizados por hackers. Por meio de passwordless, apenas o usuário será identificado por meio de suas características físicas, tendo assim o acesso liberado à sua conta.

Como usar serviços da Microsoft sem senha 

O acesso sem senhas foi anunciado em setembro de 2021, mas só deve ser liberado para todos a partir do lançamento do Windows 11, que acontece em 5 de outubro. Portanto, o momento é de se preparar para usar o recurso de segurança. Antes de mais nada, será necessário baixar o app Authenticator e autenticar seu acesso por ele em sua conta da Microsoft.

Apenas após esse passo a companhia de Bill Gates permitirá que o usuário remova a necessidade de usar senhas. A opção será adicionada nas configurações de segurança avançada e segurança adicional presente em uma conta de usuário dos serviços da Microsoft. Em seguida, caberá ao usuário terminar a configuração no app Authenticator para confirmar a ação.

Gostou da ideia? Então não deixe de acompanhar todas as novidades do mundo da tecnologia navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito. Use também a barra de pesquisa para encontrar soluções para os seus problemas em dispositivos móveis, computadores e serviços da internet. Estamos aqui para te ajudar.