Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Android 9 Pie: tudo sobre a nova versão do sistema operacional

A próxima versão do sistema operacional Android está praticamente pronta, mas ainda deve levar um tempo para que todos a recebam. Tudo sobre o Android 9 Pie que foi divulgado até agora aponta para uma atualização muito mais técnica do que visual.

A apresentação de um embrião dessa versão do sistema operacional aconteceu no mês de maio, nos Estados Unidos, em um evento chamado Google I/O. Trata-se da conferência anual para desenvolvedores, promovida pelo Google, e que tem como uma das suas características a disponibilização de uma versão para que os programadores possam criar aplicativos.

Vamos conhecer os detalhes do que estará presente no Android 9.0, já batizado de Android “Pie”.

®GIPHY

A versão do Android de 2018

Tradicionalmente, o Google lança um nova versão do Android sempre no último trimestre do ano, mas demora um certo tempo até que todos os fabricantes comecem a disponibilizar essa atualização em seus respectivos aparelhos. O Android 8.0 (Oreo), por exemplo, lançado no final do ano passado, ainda vem sendo disponibilizado em alguns aparelhos.

Seguindo outra tradição, a empresa batizou essa versão com um nome de doce, em inglês, seguindo a ordem alfabética. As últimas versões que tivemos foram a Marshmallow, Nougat e Oreo. A versão P se chamará “Pie”, que significa “torta” em inglês.

O que esperar da próxima atualização do Android

Infelizmente, para os fãs mais ávidos por grandes novidades, a atualização do Android que será lançada em 2018 será mais discreta do que se imagina. Isso porque praticamente não haverá grandes mudanças em termos visuais, mas sim muitas melhorias no software que prometem mais agilidade e inteligência na execução das tarefas.

Teremos, é claro, correção de bugs e melhorias no funcionamento do sistema como um todo, mas muitas funções devem ganhar uma espécie de refinamento. Os tópicos principais abordados pela empresa foram a adição de novos gestos para controle da interface e um uso mais acentuado de machine learning.

Além das habituais melhorias no funcionamento e correção de bugs, tudo leva a crer que teremos um refinamento das funções existentes. Haverá a adição de novos gestos para controle e um enfoque maior no uso de inteligência artificial e machine learning.

Além disso, a empresa parece demonstrar uma preocupação em relação ao uso excessivo dos smartphone e promete incluir ferramentas que permitam dosar melhor a quantidade de tempo dedicado ao companheiro de bolso.

Seja menos dependente do celular

Uma das preocupações atuais das empresas de tecnologia é a de reduzir a dependência dos consumidores com relação aos smartphones. Em um primeiro momento essa proposta pode parecer estranha, mas é exatamente isso: trata-se de promover um uso consciente dos produtos.

Visando tornar essa usabilidade mais saudável, o Android Pie terá um painel de controle de uso. Por meio dele, os usuários poderão verificar todo o histórico de utilização, sabendo assim quanto tempo foi dispendido em cada aplicativo. Além disso, será possível configurar tempo máximos para certas atividades e sempre que você se exceder uma mensagem surgirá na tela avisando sobre o ocorrido.

Para os pais, o recurso deve cair como uma luva para o controle do tipo de conteúdo a que as crianças acessam. Além das ferramentas já existentes de controle parental, essa é mais uma das novidades que será implantada na próxima versão.

Mudanças significativas: novos gestos de navegação

As formas mais práticas de controle do celular estão entre as apostas do Android 9.0. Por conta disso, a empresa decidiu adicionar novos gestos de controle. Isso significa que em alguns casos será preciso reaprender a utilizar alguns recursos. O botão multitarefa, que vem caindo em desuso, será definitivamente eliminado.

O botão Home será uma central de acesso a alguns comandos. Veja alguns exemplos:

  • Tocar: vai para a tela inicial
  • Pressionar por mais tempo: abre o Google Assistente
  • Deslizar a partir da metade para cima: mostra os apps em execução
  • Deslizar a partir de baixo: abre a bandeja de aplicativos
  • Arrastar para a direita: abre a lista de apps recentes

Inteligência artificial é a bola da vez

Não é nenhuma novidades dizer que as fabricantes estão apostando forte na inteligência artificial e no caso do Google não é diferente. O Android 9.0 incluirá em seu sistema mais recursos do chamado machine learning, ou seja, a capacidade que as máquinas têm de aprender com o seu comportamento.

Em outras palavras, isso significa que baseado nas suas preferências de uso o sistema se adapta e passa a sugerir ações que possam resultar em mais agilidade e menor consumo energético. O Google chamou essa possibilidade de “bateria adaptativa”.

Ou seja, alguns apps com pouco uso frequente não permanecerão em segundo plano, reduzindo o consumo de bateria. Essa tarefa caberá ao Google Assistente, que ficará responsável pela gestão de apps.

Quanto mais você utilizar o aparelho, mais ele aprenderá sobre aquilo que realmente importa para o seu perfil. Dessa forma, podemos dizer que nenhum Android será igual a outro, uma vez que cada um terá as suas preferências específicas. Trata-se de uma personalização do sistema que chega a um patamar nunca visto antes.

Se hoje você é capaz de ter um smartphone que conta com a função de brilho automático, em breve poderá ter um celular com controle de volume, de notificações ou de privacidade que configure as coisas do jeito que você gostaria – sem que você precise mover um dedo para fazer isso.

Fonte(s): Android

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

instagram-como-baixar-stories

Instagram: como baixar Stories de outras pessoas no PC

atalhos-windows-11

Windows 11: todos atalhos do teclado que você precisa conhecer

Inscreva-se na nossa

Newsletter