Positivo do seu jeito

Tendências

Google Entertainment Space: o que é e como funciona?

4 de Abril de 2021

por: MKT Positivo

Se você tem um tablet com sistema operacional Android, o Google tem uma novidade para você. A empresa está lançando o aplicativo Google Entertainment Space, uma espécie de hub de entretenimento reunindo sugestões em filmes, séries, jogos e livros.

A novidade chega à Play Store em um momento em que as vendas de tablets parecem estar aquecidas novamente. Durante a pandemia, a procura por esses dispositivos cresceu mais de 30% em todo o mundo – um indício de que o formato continua sendo dos mais interessantes para consumo de conteúdo.

Google Entertainment Space: organizando seu entretenimento

A ideia do aplicativo é reunir todas as opções de diversão em um só lugar. Assim, a partir de uma tela principal, você pode ver as últimas novidades em cada uma dessas categorias, fazer compras e baixar os conteúdos que desejar. Na prática, é como se o Space funcionasse como uma versão mais amigável da Play Store.

Se você passa mais tempo com livros, por exemplo, é possível personalizar a tela inicial de forma que esse tipo de conteúdo tenha maior destaque logo no primeiro acesso.

Outra vantagem do hub é a possibilidade de criar múltiplos perfis. Tablets não costumam ser dispositivos individuais como os smartphones, podendo ser acessados por diversas pessoas em uma mesma família. A criação de múltiplos perfis faz com que cada um tenha uma interface própria. O recurso é ideal para quem compartilha o aparelho com crianças, já que alguns dos perfis podem ter a chancela “Kids”, restringindo certos tipos de conteúdo.

Como usar o Google Entertainment Space?

É importante ressaltar que esse é um recurso disponível apenas para tablets, não sendo acessível via smartphones. Ou seja, se você tentar acessá-lo a partir do seu dispositivo não será possível encontrá-lo.

As interfaces têm atalhos simples para cada um dos conteúdos. Em games, por exemplo, o carrossel da tela principal mostra os jogos em destaque na loja. Logo abaixo é exibida uma linha com os jogos que você jogou recentemente. Por fim há quadros especiais como jogos mais populares na Play Games.

Em livros a lógica é a mesma. Os últimos lançamentos são exibidos no destaque principal, seguidos por uma linha com os livros cuja leitura está em andamento. Os mais vendidos na loja são listados na sequência, seguido de ações especiais, como livros que foram adaptados para o cinema.

Já em conteúdos de filmes e séries, o hub funciona como um ponto de centralização de acesso a múltiplos serviços. Isso porque além de consumir conteúdo do YouTube e do Play Movies, serviços do Google, é possível acessar informações de serviços como Hulu, Twitch, Starz, entre outros.

Disponibilidade do Google Entertainment Space

Inicialmente, o recurso Google Entertainment Space estará disponível apenas em alguns modelos de tablet selecionados nos Estados Unidos. Porém, a empresa já confirmou que fará o lançamento global do aplicativo ainda em 2021. Ou seja, até o final do ano você poderá acessar esse recurso a partir do seu tablet Positivo, assim que o Google liberá-lo na loja de aplicativos.