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Positivo Informática anuncia lucro líquido de R$ 30,9 milhões no quarto trimestre, aumento de 230,6%

21/02/2014 - Positivo Informática

Positivo Informática anuncia lucro líquido de R$ 30,9 milhões no quarto trimestre, aumento de 230,6%

Por: Positivo Informática

 Os principais destaques do quarto trimestre de 2013 (4T13) e de 2013 foram:

·       Mais de 3 milhões de PCs e tablets vendidos em 2013, aumento de 27,6% na comparação com 2012, sendo:

-      Crescimento de 127,1% no mercado corporativo;

-      Aumento de 15,0% na venda de notebooks;

-      Acréscimo de 391,0% em tablets, que representaram 16,5% do volume total de dispositivos de hardware.

·       Aumento da participação de mercado em 2013, com liderança em PCs no Brasil e também na Argentina:

-      15,3% no mercado total de PCs no Brasil, maior participação anual da companhia desde 2009, sendo 20,4% no varejo. Com isso, a Positivo Informática completou o nono ano consecutivo de liderança no mercado brasileiro;

-      10,0% no mercado total de PCs na Argentina, crescimento de 1,5 ponto percentual (p.p.) em relação a 2012, ocupando a liderança no mercado argentino de computadores;

-      5,7% no mercado total de tablets no Brasil, aumento de 3,1 p.p. em relação a 2012.

·       Maiores faturamentos trimestrais e anuais já registrados: receita líquida de R$ 769,1 milhões no quarto trimestre de 2013 (4T13), aumento de 17,9%, e de R$ 2,6 bilhões em 2013, crescimento de 22,1%;

·       Lucro líquido de R$ 30,9 milhões no 4T13, aumento de 230,6%, e margem líquida de 4,0%, acréscimo de 2,6 p.p.;

·       EBITDA Ajustado de R$ 54,7 milhões no 4T13, aumento de 62,7%, e margem ajustada de 7,1%, crescimento de 2,0 p.p.. Em 2013, o EBITDA Ajustado atingiu R$ 139,3 milhões, crescimento de 40,4%, com margem ajustada ampliada em 0,7 p.p. para 5,4%.

Curitiba, 20 de fevereiro de 2014 – A Positivo Informática, maior fabricante brasileira de computadores, anuncia hoje seus resultados do quarto trimestre de 2013 (4T13) e de 2013. As informações financeiras e operacionais são apresentadas em IFRS e em reais (R$), e os dados de market share são da IDC. As comparações se referem aos resultados do quarto trimestre de 2012 (4T12) e de 2012, exceto onde indicado.

Em 2013, a Positivo Informática completou o nono ano consecutivo de liderança no mercado brasileiro de computadores, com market share de 15,3%, crescimento de 1,7 p.p. na comparação com 2012, configurando a maior participação de mercado da companhia no país desde 2009, segundo a IDC. No 4T13, registrou participação de 16,1%, retomada que proporcionou crescimentos de 1,4 p.p. e de 2,7 p.p. em relação ao 4T12 e ao 3T13, nesta ordem. O mercado de varejo de PCs também apresentou recuperação de market share da companhia nos últimos meses do ano, alcançando a fatia de 20,5% no 4T13, crescimento de 3,7 p.p. na comparação com o trimestre anterior. Em 2013, a participação da companhia no varejo foi de 20,4%, praticamente estável em relação a 2012, de acordo com a IDC. 

 No mercado brasileiro de tablets, a Positivo Informática encerrou 2013 com participação de 5,7%, crescimento de 3,1 p.p. em relação ao ano anterior. Além da maior venda a clientes de governo, destacou-se o avanço da marca nas principais redes varejistas ao longo do segundo semestre, refletindo a aceitação favorável da nova linha de produtos Positivo.

Na Argentina, os computadores Positivo BGH registraram participação de 10,3% no 4T13. No ano, a marca registrou market share de 10,0%, crescimento de 1,5 p.p. em relação a 2012.

Volume, receita e lucro

As vendas do 4T13 totalizaram 802,8 mil computadores e tablets, crescimento de 19,1% em relação ao 4T12. O desempenho do período permitiu a realização da maior receita trimestral da história da companhia e a superação da marca de 3 milhões de unidades vendidas no ano, expansão de 27,6% em relação a 2012. Destacaram-se as vendas de tablets, que registraram crescimento de 96,6% no 4T13, com maior proporção de comercialização no varejo. No segmento de PCs, foram comercializadas 668,6 mil unidades no 4T13 e 2,6 milhões no ano. Entre os canais, a companhia registrou crescimento de vendas nos mercados de governo e corporativo, com avanços de 106,3% e de 114,9% em relação ao 4T12, respectivamente. As vendas de telefones celulares apresentaram crescimento de 87,3% no 4T13, totalizando 97,9 mil unidades, das quais 55,9 mil foram feature phones e 42,1 mil smartphones. No ano de 2013, foram vendidos 266,8 mil aparelhos, expansão de 410,2%, sendo representado por 191,3 mil feature phones e 75,5 mil smartphones.

As vendas no varejo registraram 485,0 mil PCs e tablets no 4T13. O volume foi representado por 425,1 mil PCs e 59,9 mil tablets. Em 2013, as vendas de PCs e tablets no varejo atingiram 1,8 milhão de unidades, volume estável em relação a 2012, sendo representado por 1,7 milhão de PCs e 136,6 mil tablets. As vendas de telefones celulares foram majoritariamente realizadas no varejo e totalizaram 97,9 mil unidades no 4T13, crescimento de 87,3%. Destacou-se o desempenho das vendas de smartphones, com volume de 42,1 mil peças. No ano de 2013, o volume de celulares totalizou 266,8 mil.

No mercado de governo, as vendas no 4T13 foram de 245,8 mil PCs e tablets, crescimento de 106,3%, sendo 172,5 mil no Brasil e 73,3 mil na Argentina. As vendas, compostas por 187,1 mil PCs e 58,7 mil tablets, se referem principalmente a projetos educacionais envolvendo laboratórios de informática, netbooks conversíveis e tablets, e maior volume de desktops para empresas e bancos públicos. Em 2013, as vendas para o segmento alcançaram 1,0 milhão de equipamentos, crescimento de 127,1%, representadas por 715,6 mil unidades no Brasil e 314,7 mil na Argentina. Para 2014, a companhia abre o ano de 2014 com uma carteira de entregas estimada em cerca de 50 mil tablets e mais de 600 mil PCs, dos quais 350 mil no Brasil e 250 mil na Argentina.

As vendas corporativas totalizaram 71,9 mil PCs e tablets no 4T13, crescimento de 114,9%. No período, a companhia acelerou suas vendas diretas para grandes empresas, com destaque para tablets para instituições privadas de ensino, e manteve performance destacada em sua plataforma de vendas indiretas. No ano, foram comercializados 234,9 mil equipamentos no corporativo, crescimento de 61,6% em relação a 2012.

A receita bruta registrou R$ 843,1 milhões no 4T13, novo recorde trimestral, representando crescimentos de 16,7% e de 38,0% em relação ao 4T12 e ao 3T13, respectivamente. Em 2013, a receita bruta atingiu R$ 2,8 bilhões, crescimento anual de 21,2%. Já a receita líquida foi de R$ 769,1 milhões no trimestre, crescimento de 17,9%, e de R$ 2,6 bilhões no ano, aumento de 22,1% na comparação com 2012.

O lucro bruto registrou R$ 176,9 milhões no 4T13, crescimentos de 8,8% e de 62,5% em relação ao 4T12 e ao 3T13, respectivamente, acompanhado de margem bruta de 23,0%. Em 2013, o lucro bruto totalizou R$ 549,1 milhões, aumento de 6,3%, com margem bruta de 21,4%. Foi apurado lucro líquido de R$ 30,9 milhões no 4T13, crescimento de 230,6% em relação ao 4T12, e de R$ 15,6 milhões em 2013.

O EBITDA tradicional totalizou R$ 42,2 milhões no 4T13, crescimento de 57,6% na comparação anual. A margem EBITDA atingiu 5,5% no período, melhora de 1,4 p.p. em relação ao 4T12. No ano, o EBITDA tradicional registrou R$ 104,0 milhões, aumento de 27,7%, com margem EBITDA de 4,1%. O EBITDA Ajustado, que considera 50% do resultado da operação da joint venture da companhia na Argentina, totalizou R$ 54,7 milhões no 4T13, crescimento de 62,7%. A margem EBITDA ajustada expandiu para 7,1%, crescimento 2,0 p.p.. Em 2013, o EBITDA Ajustado registrou R$ 139,3 milhões, crescimento de 40,4%, acompanhado de margem EBITDA Ajustada de 5,4%. A melhora do resultado operacional foi impulsionada pelos repasses de preços praticados pela companhia, pela melhora do perfil das vendas e pela contenção dos custos e despesas ao longo do ano.

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