Positivo Informática registra volume recorde de vendas e receita líquida de R$ 613,4 milhões no primeiro trimestre, crescimento de 39,4%

09/05/2013 - Positivo Informática

Os principais destaques do primeiro trimestre de 2013 (1T13):

·       Volume de 766,4 mil PCs e tablets, crescimento de 54,0% na comparação com o primeiro trimestre de 2012 (1T12).

o   +45,2% no mercado corporativo;

o   +508,7% para governo;

o   +53,4% com notebooks;

o   +1992,3% com tablets, que representaram 18,8% do volume total de hardware.

·       Receita líquida de R$ 613,4 milhões, aumento de 39,4% em relação ao 1T12;

·       Lucro bruto de R$ 132,6 milhões, crescimento de 18,9% na comparação com o 1T12;

·       Lucro líquido de R$ 11,7 milhões, superando em 25,0% o quarto trimestre (4T12);

·       Na comparação com 1T12, crescimentos de 95,7% no EBITDA, para R$ 27,8 milhões, e de 78,0% no EBITDA Ajustado, para R$ 31,0 milhões, acompanhado de margem EBITDA ajustada de 5,1%, aumento de 1,1 ponto percentual no período.

Curitiba, 09 de maio de 2013 – A Positivo Informática, maior fabricante de computadores do Brasil e líder no segmento de tecnologia educacional, anuncia hoje seus resultados do primeiro trimestre deste ano. As informações financeiras e operacionais são apresentadas emIFRS e em reais (R$).

No período, a companhia registrou volume recorde para um primeiro trimestre e o segundo maior trimestral de sua história. As vendas de desktops, notebooks e tablets sob as marcas Positivo e Positivo BGH totalizaram 766,4 mil unidades, crescimentos de 54,0% e de 13,8% em relação ao 1T12 e ao 4T12, respectivamente. Foram comercializados 649,8 mil equipamentos no Brasil e 116,6 mil na Argentina. A forte expansão das vendas foi gerada por crescimentos em todos os segmentos de atuação, especialmente no mercado de governo. Em destaque estão as vendas de 144,0 mil tablets, que cresceram 1992,3% em relação ao 1T12 e representaram 18,8% do volume total de hardware, e de 446,5 mil notebooks, aumento de 53,4% na mesma comparação.

No varejo, comercializou 459,1 mil unidades no Brasil e na Argentina no primeiro trimestre, sendo 430,4 mil PCs e 28,8 mil tablets, volume 8,9% superior ao 1T12. As vendas de celulares, iniciadas em novembro, mantiveram um ritmo positivo, beneficiando-se da conjuntura favorável ao produto, o que gera expectativa de consolidação da entrada da companhia no segmento em 2013, acompanhando a evolução da carteira de clientes varejistas.

Para o mercado de governo foram vendidos 258,2 mil equipamentos no período, sendo 157,0 mil computadores e 101,2 mil tablets. O forte avanço no Brasil de 270,3% na venda de PCs decorreu da maior entrega de desktops a empresas públicas e de laptops educacionais do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Na Argentina, a maior parte do volume se refere a laptops adquiridos para projetos educacionais. Para 2013, a companhia reforça a expectativa de comercializar neste segmento mais de 350 mil PCs no Brasil e cerca de 200 mil computadores na Argentina, além de dar sequência às entregas de tablets no programa Educação Digital, que devem continuar em ritmo elevado nos próximos trimestres. As vendas no corporativo mantiveram a trajetória de crescimento e atingiram 49,1 mil PCs e tablets no 1T13, avanço de 45,2% em um ano, impulsionadas pelas pequenas e médias empresas, que são atendidas por plataforma própria para revendas, com mais de 4 mil credenciadas até o momento.

A receita bruta do 1T13 totalizou R$ 675,2 milhões, crescimento de 38,0% em relação ao mesmo período de 2012. O maior faturamento foi gerado por melhores vendas em todos os segmentos de atuação de hardware, além do avanço das novas linhas de negócio, como jogos, celulares e publicidade on-line. Já a receita líquida foi de R$ 613,4 milhões, crescimento de 39,4% na mesma comparação.

No período, foi registrado lucro bruto de R$ 132,6 milhões, crescimento de 18,9% em relação ao 1T12, com margem bruta de 21,6%. Já o lucro líquido foi de R$ 11,7 milhões, estável em relação ao 1T12 e com crescimento de 25,0% na comparação com o 4T12. O EBITDA registrou R$ 27,8 milhões no 1T13, crescimento de 95,7%, e o EBITDA Ajustado foi de R$ 31,0 milhões, 78,0% superior ao primeiro trimestre de 2012, acompanhado de margem EBITDA ajustada de 5,1%, aumento de 1,1 ponto percentual.

Para mais informações, clique aqui.

Sobre a Positivo Informática:

A Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3), maior fabricante brasileira de computadores, é líder de mercado há oito anos consecutivos e tem destacada presença na Argentina. Emprega mais de 5,1 mil colaboradores em suas fábricas no Brasil, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina, na Terra do Fogo. Integram seu portfólio de produtos desktops, notebooks, ultrabooks, tablets, smartphones e celulares. Também investe em serviços e conteúdos – prioritariamente em língua portuguesa – para agregar valor aos equipamentos da marca. Presença em cerca de 10 mil pontos de venda no Brasil e 2 mil na Argentina. Líder também na área de tecnologia educacional, com soluções  em cerca de 8,9 mil escolas públicas, 2,2 mil escolas particulares, mais de 3 mil pontos de venda no varejo em todo o Brasil e exportação para mais de 40 países. Mais informações disponíveis em www.meupositivo.com.br.

Acompanhe a Positivo Informática no Twitter em http://twitter.com/positivo_info.

Curta a página oficial no Facebook no endereço www.facebook.com/positivoinformaticaoficial.

Informações à imprensa:

Positivo Informática – Relações com a imprensa