IMPRENSA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente da Positivo Tecnologia defende o debate pela autossuficiência da indústria brasileira

20/04/2020 - Positivo Tecnologia

Hélio Rotenberg destaca também a força-tarefa da companhia para aumentar a capacidade de produção de ventiladores pulmonares no Brasil

 O presidente da Positivo Tecnologia, Hélio Rotenberg, considera que a crise gerada pelo novo coronavírus é uma oportunidade para a indústria brasileira discutir a cadeia de produção e a necessidade de importação de componentes. Para Rotenberg, ter uma indústria nacional autossuficiente e competitiva é fundamental para aumentar a capacidade de atendimento das demandas dos brasileiros por itens essenciais, principalmente em situações críticas como a atual. “Temos que lembrar da importância de ter um ecossistema de produção no Brasil, que não dependa de outros países nem seja tão refém da variação cambial”, disse em entrevista transmitida ao vivo na internet pelo jornal O Estado de São Paulo, nesta segunda-feira, 20 de abril.

Durante a entrevista concedida à jornalista Fernanda Sampaio, que também teve a presença do presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Humberto Barbato, Hélio Rotenberg também destacou as iniciativas da Positivo Tecnologia para reagir às consequências da pandemia. “Estamos mobilizados para aumentar a capacidade de produção de ventiladores pulmonares no Brasil. O equipamento é essencial para tratar pacientes com sintomas graves de covid-19”, disse Rotenberg. Em parceria com a Suzano, Klabin, Flex, White Martins, Fiat e Embraer, a Positivo Tecnologia vai colaborar com a Magnamed, fabricante de ventiladores pulmonares, para garantir a entrega de 6.500 unidades o mais breve possível ao Ministério da Saúde.  “Nossas equipes no Brasil, em Taiwan e na China estão apoiando a procura de componentes, e nossa engenharia está bastante empenhada em achar substitutos daqueles componentes com prazo de entrega mais longo", completou.

Além disso, a Positivo Tecnologia antecipou o lançamento de notebooks com configurações adequadas para a prática de home office  e homeschooling. Mesmo com muitas lojas fechadas, o volume de vendas de notebooks tem se mantido bastante elevado, via comércio-eletrônico e até nos supermercados, graças à permanência das pessoas em suas casas. A Positivo Tecnologia teve que se adaptar e o evento de lançamento da nova linha VAIO, por exemplo, foi toda feita on-line.

              A Positivo Tecnologia ainda aderiu ao Movimento #NaoDemita, manifesto digital em que as empresas se comprometem em evitar a dispensa de  funcionários.

Hélio Rotenberg também defendeu que não devemos acabar com o isolamento social antes da hora certa, ressalta que devemos seguir as boas práticas e verificar o que deu certo na China, por exemplo. Sugere ainda que a abertura ocorra de maneira gradual e responsável como forma de minimizar a propagação do novo coronavírus e que o crescimento do volume de testes deve ser outra medida a ser perseguida. Por fim, comentou que uma das startups investidas pela Positivo Tecnologia, a Hi Technologies, lançou uma linha de testes de covid-19 em que o resultado sai em 10 minutos.

"Toda crise acaba. É o que devemos ter em mente para nos dar mais esperança e motivação. Certamente vamos sair dessa mais fortes e, principalmente, ainda mais preparados para o futuro, gerando riqueza e empregos”, finalizou Hélio.

Compartilhar esta notícia: Compartilhar Página Compartilhar Página

CONTATOS PARA IMPRENSA

DRONE Comunicação