Para que uma empresa tenha sucesso nos dias de hoje é preciso saber aliar tecnologia e vendas. A relação entre esses aspectos é fundamental, porque o primeiro item revolucionou a forma de fazer negócios e a atuação do vendedor.
Se antes esse profissional precisava ir de porta em porta, agora ele nem precisa se deslocar para fazer o seu trabalho e comprovar que o produto ou serviço que oferece traz vantagens ao potencial comprador.
No entanto, é preciso pensar em diferentes questões para que essa relação funcione de maneira adequada. Neste post, vamos explicar por que a tecnologia deve ser uma aliada das vendas e quais inovações são essenciais nesse processo. Então, vamos lá?
A relação entre tecnologia e vendas
O mundo interconectado exige que os vendedores mudem a sua forma de fazer negócios. Nesse cenário, a tecnologia surge como um grande benefício, que aprimora a performance empresarial e os resultados obtidos.
Apesar disso, muitos profissionais não sabem como usar a tecnologia a seu favor. Ainda existe um grupo que é resistente e, muitas vezes, tem dificuldade de entender o que deve ser feito para alcançar um resultado mais positivo.
É aí que se torna necessário capacitar a equipe comercial com inteligência. É preciso demonstrar que a função de vendas vai além das habilidades interpessoais e não é dependente do offline.
Nesse cenário, a tecnologia ajuda a controlar melhor os processos, acompanhar indicadores e identificar a necessidade de ajustes para alcançar um resultado mais efetivo.
Além disso, os novos sistemas trazem a possibilidade de estabelecer novas formas de contato com o cliente, salvar os dados e preferências dos consumidores para traçar estratégias mais acertadas e tomar decisões com precisão.
Porém, quais inovações tecnológicas são essenciais para melhorar as vendas da sua empresa? Confira algumas opções:
CRM
Os softwares de gestão do relacionamento com o cliente são desenvolvidos para oferecer uma visão ampla do consumidor e da relação que pode ser estabelecida com ele. Isso é conseguido por meio da integração entre vendas, marketing e suporte ao comprador.
Dentre as vantagens desse sistema para as vendas está a facilidade do trabalho em equipe, já que os vendedores conseguem ter acesso aos dados de forma aberta e sem se sobrepor à função do outro. Outros benefícios são:
- redução de custos;
- aumento do acompanhamento da experiência do usuário;
- gerenciamento das informações, que passam a ser centralizadas e estruturadas;
- diminuição dos processos manuais, evitando erros, e desperdício de dinheiro e tempo.
Computação em nuvem
Essa tecnologia permite que qualquer sistema seja utilizado a partir de um dispositivo conectado à internet. Essa característica leva as vendas a um novo nível, porque os vendedores não precisam mais dos dados armazenados em servidores e computadores da empresa.
É possível, por exemplo, gerenciar melhor o CRM, criar propostas e vender de qualquer lugar. Assim, a equipe se torna mais ágil, produtiva e eficiente. Outras vantagens são:
- alcance de um público diversificado e maior;
- uso de diversas ferramentas para anunciar os produtos;
- publicidade facilitada;
- redução da burocracia;
- comodidade e facilidade de acesso ao cliente;
- possibilidade de variar a precificação.
É importante ressaltar que a nuvem também favoreceu o aprimoramento do e-commerce, já que os produtos ficam divulgados e podem ser adquiridos diretamente pela internet.
Automação de marketing
Essa tecnologia traz mais rapidez às atividades e evite interrupções constantes devido a perguntas de clientes, por exemplo. A ideia da automação é realizar algumas atividades de modo automático, como é o caso do disparo de e-mails para uma lista de contatos a respeito de uma oferta ou lançamento.
Outras atividades que podem ser automatizadas são:
- criação de páginas e landing pages;
- nutrição do funil de vendas;
- configuração de respostas padrão e ações frequentes;
- envio de e-mail marketing;
- agendamento de posts em redes sociais.
O resultado é a possibilidade de escalar e personalizar campanhas e comunicações, quaisquer que sejam os canais utilizados pelos clientes. Assim, também consegue-se reduzir o tempo das ações.
Machine learning
A ideia, aqui, é usar sistemas de inteligência artificial para encontrar insights significativos, que podem ser usados pela equipe de vendas em tempo real. Os benefícios são a transparência dos processos, oferta de análises para as tomadas de decisão e a execução de atividades automaticamente, o que implica redução de tempo.
Essa tecnologia pode ser aplicada para as 3 dimensões das vendas:
- primeira: oferece uma abordagem científica, com dados e clareza no processo;
- segunda: propicia uma experiência controlada por dados em um ambiente de marketing e vendas;
- terceira: fornece mais tempo para as vendas pela automação de atividades administrativas, que prejudicam a gestão de contas, contatos, visitas aos clientes e fechamento de negócios.
Desse modo, o machine learning ajuda na tomada de decisão e na mudança contínua dos processos para ter mais eficiência.
Bots
Os smartphones e aplicativos ajudam a ter experiências intuitivas pela captura de dados e redução da atividade de inserir novas informações. O benefício é planejar as ações com mais precisão.
Além disso, existem os chatbots, que são robôs com a capacidade de se comunicar com seres humanos via mensagens de texto, o que ocasiona a automação do atendimento aos clientes. Nesse contexto, a equipe de vendas pode focar nas atividades estratégicas e complexas, que levam a melhores resultados.
Sistemas ricos em contexto e seleção de dados
A tecnologia permite que os insights e dados analíticos possam ser personalizados e focados em situações específicas vividas por colaboradores e clientes. Assim, é possível alinhar a maneira que os vendedores pensam e trabalham.
Ao mesmo tempo, a seleção de dados ajuda a filtrar os mais relevantes para o negócio a fim de interpretá-los e utilizá-los a favor das vendas. Com isso, fica mais fácil planejar a estratégia de vendas e refinar os dados levantados.
Como você pôde perceber, a tecnologia é fundamental para as vendas e a integração entre esses dois elementos ajuda a trazer mais produtividade e eficiência aos processos.
No entanto, é preciso cuidado com a qualidade e personalização do atendimento. O toque humano continua sendo essencial para estabelecer um relacionamento próximo com os clientes.
E aí, gostou de compreender a relação entre tecnologia e vendas? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para apresentar a necessidade de integração a outras pessoas.