A empresa brasileira de tecnologia entra na vanguarda dos computadores pessoais com inteligência artificial com Positivo Master N6445. É o primeiro do mercado nacional a ter o processador AMD Ryzen PRO Série 7040 com foco em IA; equipamento traz Unidade de Processamento Neural (NPU) que aumenta a velocidade de resposta e a capacidade multitarefa
Curitiba, 16 de setembro de 2024 – A Inteligência Artificial está cada vez mais integrada ao cotidiano dos usuários e empresas, seja em smartphones, algoritmos em redes sociais, dispositivos de casas inteligentes ou assistentes virtuais. Com a missão de democratizar o acesso a organizações brasileiras a novas tecnologias, a Positivo Tecnologia traz ao mercado a inteligência artificial também em computadores. A empresa brasileira de tecnologia ingressa no segmento de “AI PC” para instituições públicas e privadas com o Positivo Master N6445. O notebook oferece ao usuário corporativo o máximo em desempenho, produtividade e segurança por combinar as tecnologias mais recentes do mercado com as principais certificações exigidas para o ambiente de trabalho.
Esse “AI PC” (Artificial Inteligence Personal Computer) é o primeiro do país a trazer o processador AMD Ryzen com NPU (Unidade de Processamento Neural) AMD Ryzen AI integrada. Esse recurso avançado otimiza o processamento de instruções de Inteligência Artificial com mais velocidade, maior autonomia de bateria e alto desempenho, o que resulta em uma operação mais silenciosa e baixo consumo de energia.
“A Positivo Tecnologia é uma empresa que inova por conhecer profundamente os interesses e necessidades dos clientes no Brasil. A Companhia busca se posicionar com soluções alinhadas às mais recentes tendências e inovações do setor, que inclui o uso das mais modernas arquiteturas em ‘AI PC’, entre elas o processamento neural (NPU) em nossos produtos”, diz Rodrigo Guercio, vice-presidente de Negócios Corporativos da Positivo Tecnologia. “O mercado de notebooks está em constante evolução. O ‘AI PC’ está revolucionando a maneira como interagimos com a tecnologia, ao integrar recursos avançados e ferramentas inovadoras que transformam a experiência do usuário. Com um aumento comprovado na produtividade, o ‘AI PC’ otimiza o desempenho dos dispositivos, proporcionando uma eficiência sem precedentes. Prepare-se para uma nova era de computação inteligente, onde cada tarefa é executada com precisão e agilidade e muitos novos recursos e ferramentas, elevando o padrão de excelência tecnológica”.
Uso de NPU nos computadores com IA
Para entender os diferentes tipos de computadores com Inteligência Artificial, como o ‘AI PC’ da Positivo, é preciso primeiro saber o que é a NPU e como funciona seu projeto para executar os algoritmos de IA. Inspirada na estrutura de neurônios do cérebro humano, a unidade NPU é um tipo de microprocessador projetado especificamente para tarefas relacionadas à Inteligência Artificial, em áreas como Machine Learning (aprendizado de máquina) e redes neurais artificiais. “No caso do Positivo Master N6445, o processador AMD Ryzen PRO Série 7040 possui a AMD XDNA, uma arquitetura de NPU de fluxo de dados espacial que consiste em uma matriz de processadores com mecanismos de IA em blocos, em que cada um inclui um processador vetorial, um processador escalar e memórias locais de dados e programas. A partir daí, o mecanismo de IA usa memória no chip e fluxo de dados personalizados para permitir uma computação eficiente e de baixo consumo de energia para IA e processamento de sinais”, explica Guercio.
Ainda segundo o executivo, essa é uma tendencia que se tornará cada vez mais presente em computadores, principalmente, para um público que busca alto desempenho. “Muitas aplicações estão sendo desenvolvidas para explorar o poder computacional oferecido pela NPU. A própria AMD tem trabalhado com mais de 150 ISVs (Fornecedores Independentes de Softwares) globalmente para ajudar a incorporar novas funcionalidades em suas ferramentas. A expectativa é que, a partir do início do próximo ano, diversas aplicações com recursos inovadores sejam oferecidas ao mercado e poderão ajudar no aumento da produtividade, melhoria da experiência do cliente, otimização de processos, entre outros”.
Diante deste cenário, o Positivo Master N6445 equipado com processador Ryzen da Série 7040 é uma excelente opção de ‘AI PC’ por proporcionar proteção de investimento aos clientes da Positivo Tecnologia. “Com o Positivo Master N4665 os usuários podem aproveitar os recursos tecnológicos inovadores e mais recentes conforme vão sendo incorporados às ferramentas mais usadas pelo mercado, garantindo, assim, uma vantagem competitiva aos nossos clientes”, completa Guercio.
Maior rapidez de resposta e otimização da bateria com AMD Ryzen AI
O AMD Ryzen AI integrado no Positivo Master N6445 é o primeiro circuito de Inteligência Artificial dedicado em processadores x86 em dispositivos ‘AI PC’ da marca, que possibilita diferentes funções de IA para o aumento da produtividade de fluxos de trabalho, além de uma incrível eficiência de energia, velocidade e operação silenciosa.
De acordo com dados do Passmark – CPU Benchmark, o desempenho das máquinas ‘AI PC’ da Positivo com plataformas 7040 são de aproximadamente 20% maiores em modelos Ryzen 7 e 26% maiores em modelos Ryzen 5, se comparadas às máquinas equipadas com os processadores equivalentes da geração anterior (Série 6000), que não contavam com IA integrada. Já a capacidade de resposta dos computadores com 7040 é até 29% mais rápida e a capacidade multitarefa 23% mais acelerada na comparação com os PCs da série anterior.
Por fim, a placa de vídeo integrada com arquitetura AMD RDNA3 garante desempenho gráfico superior de até 19% na comparação com a geração passada. “Estamos muito entusiasmados com a integração do processador AMD Ryzen PRO Série 7040 no Positivo Master N6445. Esse componente oferece desempenho excepcional e redefine as expectativas de performance das empresas, permitindo que colaboradores aproveitem ao máximo de eficiência na realização de tarefas de produtividade. O processador ainda oferece as mais modernas ferramentas de segurança e gerenciamento multicamadas, ajudando a proteger dados confidenciais e minimizar invasões, propiciando um ambiente de negócios digital seguro e eficiente”, comenta Sergio Santos, gerente geral da AMD Brasil.
Tecla Copilot da Microsoft
O teclado do Positivo Master N6445 também vem com a tecla do Microsoft Copilot, que oferece ao usuário uma assistência de Inteligência Artificial Generativa em tempo real para diversas atividades de rotina.
O recurso pode ser utilizado no Windows com apenas um clique na tecla dedicada do notebook. Assim, o usuário aproveita o poder da IA para tirar dúvidas, realizar pesquisas, resumir documentos e e-mails, elaborar textos, fazer traduções, cálculos e análises ou gerar conteúdos criativos como imagens e vídeos.
Outros recursos ideais para o mercado corporativo
Além disso, o ‘AI PC’ da Positivo oferece todas as outras características buscadas pelos usuários corporativos com desempenho excepcional, recursos avançados de segurança e design feito para o dia a dia.
Moderno, robusto e portátil, o computador da Positivo vem com placas gráficas AMD Radeon integrada ao processado, opção de armazenamento em SSD PCIe Gen4, dois slots com suporte para memória RAM DDR5 de até 64GB, leitor de impressão digital tipo Touch, telas com dobradiças metálicas e resistentes com abertura em até 180°, teclado retroiluminado com LED resistente ao derramamento de líquido, porta USB4, bem como o uso de tecnologias mais recentes de Wi-Fi, como Wi-Fi 6 e 6E.
O Positivo Master N6445 também vem com Windows 11, tela de LCD 14” WideScreen Full HD com tecnologia antirreflexo, webcam com configurações de até FHD 1080p + IR (infravermelho), abertura para trava tipo Kensington, microfones digitais integrados para garantia de melhoria no som e com redução de ruídos, câmera com qualidade de imagem e integração ao Windows Hello, entre outros recursos.
Mais informações sobre a Positivo e seus produtos com foco em ‘AI PC’ estão disponíveis no site oficial.