Até mesmo os melhores programas e soluções digitais que utilizamos hoje já foram apenas algumas ideias rascunhadas no papel. Seus desenvolvedores tiveram que se preocupar com a viabilidade técnica e o público-alvo que consumiria esses softwares, entre outros fatores.
A prova de conceito (PoC) é uma forma de documentar a ideia de um projeto de TI e guiar os próximos passos dos profissionais. Embora, às vezes, seja utilizada como um sinônimo de protótipo, a verdade é que ela se refere a um estágio anterior.
Para descobrir o que é PoC, qual etapa ela representa e conhecer todos os elementos para elaborar o seu próprio documento, preparamos este artigo. Confira!
O que é a prova de conceito (PoC)?
Uma PoC (do inglês, Proof of Concept) é a evidência documentada de que um projeto na área de TI, como um software, é viável e funciona. Assim, ao fazer a PoC, será possível identificar erros técnicos que possam interferir no desenvolvimento do programa e nos resultados esperados.
A prova de conceito considera a viabilidade técnica, os custos e o mercado que será explorado. Desse modo, são ouvidas todas as pessoas que são capazes de oferecer feedbacks precisos para que essa plataforma seja aprimorada — antes mesmo do lançamento oficial, ampliando as chances de sucesso.
A PoC também avalia até que ponto o projeto está adequado às necessidades do público-alvo. O objetivo principal é mitigar os problemas na arquitetura do ambiente digital, maximizar os ganhos dos criadores e o alcance da plataforma.
Além de avaliar a praticidade da solução, a PoC ajuda nas seguintes metas:
- avaliar a viabilidade comercial da ideia inicial de um projeto;
- identificar os problemas que podem se tornar gargalos limitantes no futuro;
- solicitar feedbacks de especialistas na área e de pessoas que representam o público-alvo;
- apresentar a ideia a investidores e parceiros.
É muito importante separar a prova de conceito de outro termo comum no meio empresarial: o protótipo. Enquanto a PoC demonstra a ideia de modo geral, o protótipo já é um modelo mais avançado e funcional, com design completo, layout e funcionalidades.
Após uma prova de conceito bem avaliada, um protótipo ganha o aval do cliente externo e pode ser efetivamente desenvolvido, por exemplo. A PoC também costuma vir antes do MVP.
Para que ela serve?
A prova de conceito é a oportunidade que as pessoas envolvidas em um determinado projeto de tecnologia têm para explorar o potencial da sua ideia. Além disso, ela serve para identificar lacunas e falhas, desde os estágios iniciais até o desenvolvimento do design final e da entrega.
Vale destacar que, na área de TI, o termo é utilizado de maneira um pouco distinta. Enquanto a prova de conceito, em outras indústrias, é mais focada na viabilidade financeira do projeto ou produto, no setor de TI, ela é atrelada à viabilidade técnica.
Mas como o desenvolvimento de softwares está ligado ao sucesso comercial de uma nova solução, ambas as definições acabam se misturando. Isso ocorre principalmente no caso de startups que querem lançar um produto e precisam mostrar para possíveis investidores o que está sendo feito.
Assim, no mercado de TI, uma prova de conceito é uma espécie de protótipo antes do protótipo, já que o que será avaliado ainda não pode ser entregue ao cliente e talvez receba vários ajustes.
Nesse sentido, os elementos da prova de conceito de um software ajudam as empresas a tirar dúvidas sobre requisitos técnicos e entender questões logísticas que possam impedir o lançamento, assim como testar a viabilidade por meio de uma documentação que prove o valor do que está sendo feito.
Como construir uma prova de conceito (PoC)?
Elaborar uma PoC envolve o preparo de documentos similares aos tradicionais projetos de desenvolvimento de softwares, com detalhes técnicos e funcionais. É muito importante assegurar o sigilo nos estágios iniciais, já que o conteúdo pode vazar e ser desenvolvido por concorrentes.
Isso porque, como vimos, a prova de conceito é um documento — que deve ser acessado apenas pelas pessoas de confiança dos líderes. Agora, vamos conhecer os passos de construção.
Elabore o conceito a ser colocado em prova
Na primeira etapa, os criadores definem a ideia do produto e o que pretendem alcançar com aquela solução. Por isso, é preciso incluir os objetivos, o escopo da criação e os recursos necessários para que ela saia do papel.
Nessa fase, alguns dos elementos que a equipe precisa considerar são:
- o desenvolvimento da ideia;
- o objetivo daquela documentação: ela será utilizada apenas para a equipe interna? O documento já será apresentado a investidores?;
- o escopo do projeto;
- a definição dos recursos necessários.
Envolva a equipe de colaboradores
Este é o momento de envolver a sua equipe de colaboradores e organizar o time que estará associado às tomadas finais de decisão.
Para que o processo seja mais otimizado, é possível contar com metodologias de projetos focadas na melhoria de performance, na delegação de tarefas e na definição de metas específicas.
Uma dessas metodologias é o scrum, um framework em que as pessoas conseguem tratar problemas complexos, se adaptar às circunstâncias e entregar resultados com o mais alto valor agregado possível.
O scrum é dividido em eventos curtos, chamados de sprints. Neles, as equipes envolvidas em um projeto complexo recebem tarefas específicas, para que todos os membros possam contribuir na criação de uma maneira substancial.
Já nessa etapa, é possível criar um exemplo de relatório visual, a fim de ilustrar os processos de desenvolvimento e definir os KPIs que serão aplicados.
Escolha as métricas
A discussão das métricas e KPIs pode começar no estágio anterior, mas essa terceira fase é crucial para definir exatamente os critérios de sucesso, com todas as pessoas envolvidas entendendo o que é necessário alcançar para que cada etapa evolua.
Realize o teste de execução
Todo o trabalho anterior culmina no momento decisivo de uma PoC: a testagem da ideia em um ambiente operacional, a fim de examinar a funcionalidade do projeto inicial, em forma de documento.
Essa documentação inclui o design da solução, os planos para implementá-la e o estudo dos resultados repassados pelas métricas utilizadas.
Caso o objetivo seja apresentar essa PoC para investidores ou sócios em potencial, não deixe de investir em uma representação visual convincente, assim como no mapeamento do que ainda precisa ser feito para que aquela solução chegue aos usuários finais.
Também é importante determinar uma linha do tempo para as tarefas e os custos de cada passo do desenvolvimento, como um software, além das metas.
No modelo 1 e no modelo 2, é possível conferir exemplos de uma PoC organizada. Note que você pode utilizar diversos recursos visuais em seu documento, como um layout que reflita a identidade visual da empresa, figuras e setas para facilitar o entendimento, entre outros elementos.
Agora que você já sabe o que é uma prova de conceito, ficou mais fácil entender a importância desse documento para o planejamento geral de uma solução digital. Ela está presente nos projetos mais diversos, como em um serviço DaaS ou, até mesmo, na realidade virtual.
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