Positivo Tecnologia apresenta receita bruta de R$ 4,7 bilhões em 2023

21/03/2024 - Positivo Tecnologia

Além dos resultados do ano, a empresa brasileira de tecnologia também divulga balanço referente ao quarto trimestre, período em que houve expansão da margem EBITDA para 14,4% e R$ 541 milhões em geração de caixa operacional

Curitiba, 20 de março de 2024 – A Positivo Tecnologia registrou receita bruta de R$ 1.946 milhões no 4º trimestre de 2023, alta de 32% sobre o mesmo período do ano anterior. O resultado foi impulsionado pelo início da recuperação na Unidade de Negócios de Consumo, além das fortes vendas em Soluções de Pagamento e de Projetos Especiais. A empresa concluiu 2023 com receita bruta de R$ 4,7 bilhões, redução de 19,4% sobre a forte base histórica do ano de 2022.

No 4T23, o EBITDA registrado foi de R$ 261 milhões (alta de 8,1% sobre 4T22) e margem EBITDA de 16,1% (-3,0 p.p. vs. o ano anterior). A alta margem do ano anterior foi impulsionada pela concentração de entregas relativas a projetos com maior complexidade e alta rentabilidade. No acumulado do ano, o EBITDA alcançou R$ 564 milhões em 2023 (-16,4% em relação 2022), devido principalmente ao maior volume de receita no ano anterior, enquanto a margem EBITDA foi de 14,4% no ano, alta de 0,98 p.p. vs. 2022, estimulada pelo início de recuperação das margens em Consumo, margens saudáveis nos demais negócios e por Projetos Especiais.

Já o lucro líquido da Companhia foi de R$ 192 milhões no 4T23 (+40,4% vs. 4T22) com margem líquida de 11,9% (+1,1 p.p. vs. 4T22), graças ao maior EBITDA e menores despesas financeiras líquidas. Em 2023, o lucro líquido apresentado é de R$ 251 milhões (vs. R$ 306 milhões em 2022), com margem líquida de 6,4% (+0,2 p.p. vs. 2022). O índice de alavancagem de 1,5x representa redução de 0,1x se comparado com ambos 4T22 e 3T23, beneficiado pela menor dívida líquida.

A geração de caixa operacional registrada, de R$ 116 milhões no 4T23, foi ajudada pelo menor capital de giro, apesar da sazonalidade desfavorável do período. Em 2023, a Positivo Tecnologia gerou R$ 541 milhões de caixa operacional, contra um consumo de caixa de R$ 330 milhões em 2022.

“Iniciamos 2023 com otimismo em relação às perspectivas de todas as linhas de negócios. No entanto, nos deparamos com a crise de alguns varejistas nacionais e com a postergação de vários negócios governamentais. Os juros impactaram também as pequenas empresas, que compraram menos no segundo semestre. Neste contexto desafiador, entregamos um robusto resultado no quarto trimestre e no ano. Tivemos um crescimento sequencial em todos os segmentos de negócio, além do grande volume de urnas entregues no período. E ainda geramos R$ 541 milhões em caixa operacional, contra um consumo de R$ 330 milhões em 2022, o que fortalece nosso balanço”, explica Helio Bruck Rotenberg, Presidente da Positivo Tecnologia.

Destaques de 2023

Na Unidade Negócios de Consumo, mesmo com os desafios no setor de varejo, a Positivo Tecnologia reportou crescimento de 8% sobre 2022, impulsionado pelo sucesso da linha de smartphones Infinix e pelos novos tablets Positivo e Vaio. Houve também recuperação em uma fatia de participação de mercado em PCs, causada pelo fortalecimento da presença da Companhia junto a varejistas regionais e crescimento de canais on-line. Na Unidade de Negócios Corporativos, destacam-se os resultados em Soluções de Pagamento e evolução da receita recorrente de servidores. A Positivo Tecnologia também avançou na estratégia de diversificação de negócios ao garantir importantes contratos de serviços de tecnologia. A Companhia lançou a Unidade de Transformação Digital, além do programa de canal da Positivo Servers & Solutions. Na Unidade de Instituições Públicas, houve ganho relevante de participação de mercado e atingimento de um patamar histórico de receita. Em 2023, também foram entregues 176 mil urnas eletrônicas.

Dos R$ 4,7 bilhões de receita bruta divulgados, 52% correspondem em vendas do segmento Commercial, unidade que contempla Negócios Corporativos e Instituições Públicoas. Outros 24% são relacionados a Negócios de Consumo, além de outros 24% relativos a Projetos Especiais, que contemplaram a produção e entrega de Urnas Eletrônicas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Perspectivas para 2024

O processo de diversificação de negócios deve manter-se em evolução. Reflexo disso é a assinatura do contrato de intenção de compra da Algar TI Consultoria, segmento de serviços gerenciados de TI da Algar Tech. A negociação foi anunciada em 18 de março e está condicionada à aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A Algar Tech tem receita bruta de R$ 459 milhões em 30/09/23 (últimos doze meses) e EBITDA de R$ 56 milhões, com margem EBITDA de 13,4%, e conta com mais de 4.400 consultores e técnicos especializados em TI, cloud, IA e cibersegurança. A aquisição acelera em vários anos a nossa estratégia de diversificação em serviços, tornando-nos uma powerhouse de tecnologia e uma das líderes na oferta de soluções tecnológicas integradas fim a fim (Edge, to Core, to Cloud), bem como a parceira ideal na adoção de inteligência artificial por organizações no Brasil e na América Latina. A transação foi anunciada por R$ 190 milhões, mais earn-out de R$ 45 milhões em 12 meses.

Para este ano, a Positivo Tecnologia prevê uma abordagem cautelosa e anuncia projeção (guidance) de receita bruta entre R$ 4,0 e R$ 4,5 bilhões. Esses valores não consideram a aquisição da Algar TI. Estão fundamentados em linhas de negócios com maior previsibilidade e recorrência e podem ser revistos ao logo dos próximos trimestres, conforme entrega de resultados. “Os resultados em 2023 mostram capacidade de sustentar nossa escala. Mesmo diante de um contexto desafiador, entregamos margens bastante saudáveis e um balanço mais fortalecido.?Em 2024, continuaremos avançando em nosso processo de diversificação e mantendo a confiança na manutenção da escala de operações, assim como a qualidade de nossas soluções”, conclui Rotenberg.

Sobre a Positivo Tecnologia ?

A Positivo Tecnologia é uma empresa brasileira de tecnologia que desenvolve, fabrica e comercializa computadores, celulares, tablets, dispositivos para casas e escritórios inteligentes, soluções para segurança eletrônica, servidores e demais equipamentos para infraestrutura de TI, além de máquinas de pagamento, tecnologias educacionais. Também oferece serviços integrados em locação de dispositivos de informática e mobilidade, além de suporte técnico. O conjunto de produtos e serviços é voltado para consumidores finais, empresas, escolas e instituições públicas. A Companhia foi fundada em 1989, possui sede administrativa em Curitiba (PR), fábricas em Ilhéus (BA) e Manaus (AM), além de presença na Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan. O portfólio de marcas e negócios é composto por Positivo, Positivo Casa Inteligente, Positivo Servers & Solutions, PositivoSEG, VAIO, Infinix e Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação. Informações adicionais podem ser obtidas em www.positivotecnologia.com.br. Para saber as últimas notícias sobre a Positivo Tecnologia, visite Sala de Imprensa, assim como os perfis da Companhia no LinkedIn, Facebook e Instagram.