IMPRENSA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto leva conhecimento em robótica à educação pública do Amapá

13/12/2023 - Positivo Tecnologia

Iniciativa “Samaúma Tech” impacta 340 professores da rede municipal de ensino e mais de 6 mil alunos do nono ano

A rede pública de ensino do Amapá ganha uma importante iniciativa que vai oferecer capacitação em robótica a professores e beneficiar mais de 6 mil alunos: o “Samaúma Tech”. Esse projeto educacional e tecnológico é liderado pelo Senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), gerido pelo Governo do Amapá, implementado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e coordenado pelo Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (CITS). O projeto utiliza recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) oriundos da Lei de Informática na Zona Franca de Manaus, a partir do Programa Prioritário: Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0). Além disso, possui acompanhamento e fiscalização da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e tem apoio de parceiros como a Positivo Tecnologia, empresa brasileira de tecnologia. O lançamento oficial aconteceu no último dia 11, em Santana, interior do estado.

Participam do programa professores das escolas municipais de ensino fundamental. A ação tem como objetivo formá-los em tecnologia, oferecer laboratórios tecnológicos nas escolas e participar do desenvolvimento de recursos didáticos. O “Samaúma Tech” vai capacitar docentes em tecnologias de robótica educacional. O programa conta com a utilização de kits didáticos eletrônicos, com foco no incentivo à educação tecnológica dos jovens estudantes, para o desenvolvimento profissional na área tecnológica e habilidade na Indústria 4.0.

O PPI4.0 será dividido em quatro fases, que incluem planejamento, desenvolvimento dos laboratórios, execução e encerramento, quando serão apresentados os resultados práticos. Tem estimativa de duração de 2 anos. A previsão é capacitar 340 professores da rede pública de ensino, divididos em 17 turmas de 20 cada, que impactarão no fornecimento de aprendizagem tecnológica de mais de 6 mil alunos.

O plano de ação do projeto prevê que, em 24 meses, sejam montados 18 laboratórios tecnológicos distribuídos em escolas dos 16 municípios do Amapá. Quatro deles estão nos mais populosos (Macapá e Santana) e um em cada uma das outras 14 cidades.

A participação da Positivo Tecnologia tem como propósito a valorização do ecossistema local de inovação tecnológica. A Companhia, presente na região amazônica com a fábrica na Zona Franca de Manaus, vê a importância da iniciativa na chamada “Amazônia Ocidental” como forma de desenvolvimento a toda a região por meio da educação. Além do aporte, a empresa brasileira de tecnologia, por meio do Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação, também agrega com conhecimento técnico e conteúdo.

 

Compartilhar esta notícia: Compartilhar Página Compartilhar Página

CONTATOS PARA IMPRENSA

DRONE Comunicação