O Design Thinking é uma estratégia utilizada por muitas empresas para desenvolver novos produtos ou serviços. Ela também possibilita encontrar diferentes maneiras para solucionar problemas. Sendo assim, é uma excelente metodologia para ser usada com o intuito de tomar decisões mais acertadas.
Muitas pessoas até utilizam parte dessa estratégia no dia a dia sem saber: seja ao solicitar a opinião de um colega, esboçar ideias antes de torná-las um projeto concreto, entre outras ações. Quer entender como o Design Thinking pode contribuir para gerar resultados para a empresa? Acompanhe!
Afinal, o que é Design Thinking?
A primeira vez que a expressão foi utilizada foi em 1969, quando o termo foi explicado por várias pessoas como Herbert A. Simon e Robert McKim. Em 2009, o CEO da empresa IDEO, Tim Brown, abordou o tema em um TED Talk e o assunto começou a se popularizar.
Mas, afinal, o que é Design Thinking? Tim Brown definiu da seguinte maneira: “é uma disciplina que usa a sensibilidade e os métodos do designer para suprir as necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente factível, e recorre ao que uma estratégia de negócios viável pode converter em valor para o cliente e oportunidade de mercado”.
Ou seja, significa entender o que os usuários ou consumidores precisam para resolver os problemas deles. Esse processo pode ser aplicado para o desenvolvimento de produtos, inovações tecnológicas, ofertas de serviços e negócios.
Um dos principais elementos da metodologia é visualizar os conceitos e discutir ideias com outras pessoas. Ao conseguir imaginar determinada situação, fica mais fácil compreendê-la e simplificar os processos.
Esse é um modo de simplificar termos e procedimentos. É utilizar a criatividade, a praticidade e a comunicação para analisar as situações de diferentes pontos de vista, analisá-los, testá-los e implantá-los. Assim, é possível alcançar o resultado desejado.
E como o Design Thinking pode contribuir para o seu negócio? Ele permite que as pessoas desenvolvam processos de maneira eficiente, segura e criativa. Ainda estimula o relacionamento interpessoal e a troca de ideias. Veja mais detalhes a seguir!
Quais as vantagens do método?
Apesar de sua denominação, o Design Thinking pode ser adotado por qualquer profissional, pois traz benefícios para uma organização. Veja alguns deles:
Custo-benefício
A utilização da ferramenta tem um custo baixo se comparado aos benefícios que proporciona para uma empresa. A maior dificuldade, geralmente, é modificar a cultura da organização e incentivar a adoção de práticas que proporcionem resultados. Esse é um trabalho contínuo que deve ser realizado e que exige um esforço diário de todos.
Resolução de problemas
A metodologia utiliza diferentes processos mentais para encontrar uma solução para os problemas. Ela se baseia no estímulo de ideias divergentes, para que depois a equipe alcance um resultado satisfatório por meio de comparações e testes.
Estimula a criatividade
A criatividade pode ser estimulada e desenvolvida em todos os seres humanos. Ela não existe apenas para os profissionais de artes, publicidade e áreas afins.
Contudo, ela deve ser trabalhada diariamente para que os colaboradores encontrem soluções inusitadas para os problemas. E, muitas vezes, mais eficazes que os processos tradicionais.
Promove a empatia entre funcionários
Como o Design Thinking utiliza de práticas conjuntas em busca de inovação, ele favorece o desenvolvimento de um novo olhar sobre as situações. E isso também ajuda para que os colaboradores consigam compreender melhor o mundo do outro, o que melhora o relacionamento entre as equipes e a solução rápida de problemas.
Como adotar o Design Thinking na empresa?
Essa é uma estratégia que pode ser praticada em empresas de todos os portes. Porém, ela exige dedicação e atenção da equipe. Conheça os processos para implantá-lo:
Identifique o problema
Antes de solucionar qualquer problema, é necessário reconhecê-lo e identificar a sua origem. Os gestores, muitas vezes, não conhecem quais são as situações que estão provocando prejuízos na corporação.
Algumas vezes, certos problemas podem ser solucionados com mudanças simples no dia a dia da organização. Seja pela alteração de rotinas, mudança no layout de um produto ou adoção de ferramentas para garantir a segurança dos equipamentos e garantir a produtividade, por exemplo.
Sendo assim, é necessário imergir no dia a dia das pessoas, conhecer os processos, produtos e serviços realizados. Depois, deve-se avaliar o desempenho das atividades com base nas informações de membros da equipe, fornecedores e clientes.
Como fazer isso? Pode-se realizar pesquisas com consumidores, analisar as tendências de mercado, observar outras empresas do ramo e avaliar quais são as atividades que os colaboradores gostam de desenvolver e fazem bem.
Encontre possíveis soluções
Após analisar a situação da empresa e identificar o problema, é o momento de pensar em ideias para resolvê-lo. Para isso, você não deve se apegar a elas, apenas colocar as sugestões no papel ou em uma tela de computador. Lembre-se: esse não é o momento de resolver o problema, apenas de encontrar inúmeras possibilidades para ele.
Para que o trabalho seja mais efetivo, é recomendável convidar outras pessoas do time para participar. Assim, todos poderão aprender enquanto praticam.
Valide as ideias
Essa é a etapa em que você precisa validar as ideias que foram registradas no item anterior. Quais delas se encaixam melhor à sua empresa ou projeto? Elas cabem no orçamento da corporação?
Faça testes e monitore-os para saber se determinado produto ou serviço será aceito no mercado, por exemplo. Muitas vezes, é possível criar protótipos e acompanhar a aceitação deles.
Caso a ideia vise a melhoria de processos dentro da empresa, o gestor precisa analisar quais foram os benefícios de sua implantação para os colaboradores, e o tempo de adaptação necessário.
Há muitas ferramentas para aplicar o Design Thinking. Contudo, o mais importante é considerar os três aspectos essenciais: o olhar no ser humano, a visão de negócio e o que se pode fazer com o uso da tecnologia. Ao cruzar essas informações, a empresa encontrará uma inovação para o negócio.
Enfim, o Design Thinking permite que o gestor e os colaboradores desenvolvam a criatividade para encontrar novas soluções para a corporação. Gostou dessa estratégia? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail!