A gestão de recursos de TI é uma prática focada em assegurar que a tecnologia esteja alinhada aos objetivos estratégicos da empresa. Um bom gerenciamento pode trazer muitos benefícios, como a redução de custos, o aumento da produtividade e a mitigação de riscos.
Além disso, esse gerenciamento é indispensável para o sucesso de qualquer organização empresarial. Por ser uma questão de extrema importância, abordaremos o assunto neste artigo e explicaremos como alcançar uma boa implementação na sua empresa.
Quer saber como fazer essa gestão? Continue a leitura!
O que é a gestão de recursos de TI e qual sua importância?
A gestão de recursos de TI nada mais é que o processo de administrar e otimizar todos os componentes da Tecnologia da Informação de uma organização. Isso inclui gerenciar sistemas, hardware, software, redes, dados, processos e inclusive os recursos humanos que trabalham nessa área.
Existem várias ações para garantir que os ativos sejam utilizados de forma segura e alinhada aos objetivos estratégicos do negócio. Veja a seguir mais detalhes sobre a relevância da correta gestão desse setor, suas ferramentas e tecnologias, bem como as vantagens que ela oferece!
Suporte aos objetivos de negócio
O gerenciamento dos recursos de TI facilita a transformação digital e a inovação, fatores imprescindíveis para qualquer negócio moderno. Portanto, essa gestão atua como uma ferramenta de controle interno contra a defasagem e uso de tecnologias condizentes à concorrência.
Redução de custos
O gestor de TI identifica e elimina os desperdícios, garantindo o uso otimizado dos ativos tecnológicos. Dessa forma, é possível planejar e priorizar novos investimentos em tecnologia, assim como evitar gastos desnecessários — a locação de equipamentos, por exemplo, encaixa-se aqui.
Aumento da eficiência operacional
Uma boa gestão desses recursos também reduz a carga de trabalho manual e aumenta a produtividade por meio da automação de tarefas repetitivas. Além disso, assegura que os sistemas de TI estejam funcionando bem e sem interrupções.
Mitigação de riscos
Outro ponto positivo é o auxílio às tarefas referentes à proteção de dados e conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), além da criação de sistemas contra ameaças cibernéticas para garantir segurança, confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações.
Melhoria na tomada de decisões
Gerenciar adequadamente os recursos de TI fornece informações precisas e instantâneas para a gestão, possibilitando tomadas de decisões mais informadas. Por outro lado, utilizar ferramentas de análise ajuda a prever tendências e apostar em novos projetos.
Sustentabilidade
Gerir apropriadamente o departamento de TI e seus recursos permite que a empresa implemente práticas verdes para reduzir o consumo de energia e minimizar o impacto ambiental. Sendo assim, o gestor pode até mesmo prever a conformidade com as políticas de ESG e melhorar a imagem da empresa com stakeholders.
Portanto, o investimento nessa capacidade de gestão permite que os profissionais aproveitem ao máximo as oportunidades oferecidas pela tecnologia, mantendo-se inovadores e capacitados para trazer bons resultados.
Quais são os componentes principais da gestão de recursos de TI?
Estamos falando aqui de uma série de recursos tecnológicos das organizações. Entenda melhor quais são eles com os tópicos abaixo.
Planejamento de recursos de TI
O gestor define o orçamento e a alocação de recursos financeiros para os projetos e para a manutenção, considerando um plano de longo prazo para a implementação e para a atualização das tecnologias — do hardware ao software.
O planejamento requer a avaliação das necessidades tecnológicas da empresa conforme as suas metas. Diante disso, fica mais fácil fazer as previsões de demandas e compreender a capacidade do setor para atender a essas necessidades.
Alocação de recursos de TI
Esse componente ajuda a realizar a coordenação de projetos de TI de modo que os recursos sejam alocados corretamente e que os projetos sejam concluídos no prazo e no orçamento. Ele permite a alocação eficiente de equipamentos e licenças de software.
Avaliação de recursos de TI
Com a gestão dos recursos de TI, torna-se possível fazer o uso de ferramentas e métricas que ajudam a monitorar o desempenho de hardware, software e redes. Além disso, é mais fácil identificar quais ativos precisam de atualizações ou trocas, permitindo uma programação mais acertada sobre custos.
Manutenção e suporte
Um gerenciamento preciso facilita a montagem de um cronograma de manutenções preventivas, resultando na redução de custos com falhas ou tempo ocioso devido à falta de equipamentos.
Quais são as melhores dicas práticas para implementar a gestão de recursos de TI?
Executar a gestão de recursos de TI pode parecer uma tarefa complicada, mas tendo conhecimento sobre o assunto não fica tão difícil a implantação de novas tecnologias. Separamos abaixo algumas dicas para você. Confira!
1. Realize um diagnóstico inicial
Faça um inventário completo de todos os ativos de TI, incluindo hardware, software, licenças e redes. Depois, identifique os recursos indispensáveis na atualidade e para o futuro do negócio.
2. Desenvolva um plano de TI estratégico
Certifique-se de que os itens constantes no seu planejamento preencherão as necessidades futuras dos colaboradores, clientes ou parceiros e aposte na implementação dos recursos de TI que são mais importantes.
3. Estabeleça um orçamento de TI
Inclua tanto os custos de aquisição de novos recursos quanto os custos operacionais, como manutenção e suporte. Priorize os investimentos em TI, considerando soluções capazes de oferecer o retorno esperado em vez de analisar somente o preço.
4. Implemente ferramentas de gestão de TI
Use ferramentas específicas para gerenciar o inventário de hardware e software e lembre-se de utilizar sistemas de monitoramento de desempenho para acompanhar o desempenho dos recursos de TI em tempo real.
5. Crie políticas e procedimentos de TI
Estabeleça políticas claras para o uso de recursos de TI por parte dos funcionários e crie procedimentos para garantir a segurança dos dados e a proteção contra ameaças cibernéticas.
6. Invista em treinamento e capacitação
Promova a capacitação contínua da equipe de TI para mantê-los atualizados a respeito das últimas tecnologias e técnicas de gestão. Se for possível, faça treinamentos para todos os colaboradores sobre as políticas de uso das soluções tecnológicas e as práticas de segurança.
Agora que você já sabe a real importância da correta gestão de recursos de TI, não deixe de colocar as nossas dicas em execução na sua empresa. Caso tenha dificuldade, contrate profissionais especializados para auxiliar. Afinal, uma empresa confiável pode fazer as instalações e fornecer equipamentos de última geração com muito mais agilidade e segurança.
Gostou do nosso post? Leia também o nosso artigo sobre “5 tendências de tecnologia segundo a Gartner” e tenha acesso a mais um conteúdo importante!