A videoconferência é o modo mais econômico de fazer reuniões com times de diferentes unidades da empresa. Além de otimizar a comunicação da equipe, esse tipo de recurso ajuda a economizar tempo. A companhia que opta por reunir a equipe dessa forma também reduz custos com transporte, alimentação e hospedagem.
Durante o período de isolamento social, porém, as plataformas de videoconferência tornaram-se indispensáveis, já que grande parte dos funcionários das empresas estão trabalhando em regime home office. Então, a videoconferência pode ser uma boa opção para manter contato com gestores e equipes da companhia.
Mas, para fazer uma chamada de vídeo de qualidade é preciso ter alguns recursos. Caso contrário, as reuniões serão improdutivas, e você e toda sua equipe acabarão perdendo tempo.
Neste post, vamos citar 7 ferramentas essenciais para realizar uma videoconferência de qualidade. Confira!
1. Conexão com a internet rápida e estável
As plataformas para videoconferência funcionam por meio da internet. Para que não haja interrupções, é importante ter uma conexão de qualidade, evitando oscilações. Além disso, uma banda larga rápida garante que a comunicação seja eficaz e sem ruídos.
A qualidade do som e das imagens também depende da conexão com a internet. Então, não economize na hora de contratar uma banda larga e dê preferência para provedores que disponibilizam internet de fibra ótica, que é mais rápida e estável.
2. Tela com boa nitidez
Se você tem uma equipe grande e vai fazer reunião com todos de uma vez, o ideal é contar com uma tela de tamanho proporcional. Inclusive, pode valer a pena fazer uma projeção, pois, dessa forma, todos podem participar da conversa.
Mas, se você tem uma equipe pequena ou vai se reunir somente com alguns membros do grupo, um monitor de computador ou notebook já é o suficiente.
A qualidade da tela também deve ser levada em consideração. Isso, porque, quanto melhor a nitidez, melhor será a visualização de sua equipe. Com uma boa tela, você vai conseguir identificar todos os membros do grupo e saber exatamente com quem está falando.
3. Microfone
O microfone é, sem dúvidas, uma das mais importantes ferramentas para videoconferência. Isso, porque uma reunião produtiva deve seguir sem ruídos, ecos e interferências. Caso contrário, a comunicação será prejudicada, e você e sua equipe não vão conseguir se entender.
Os microfones podem vir integrados nos equipamentos, como em notebooks. A verdade, porém, é que esses nem sempre são eficientes, principalmente se você for fazer reuniões com várias pessoas ao mesmo tempo. Então, vale a pena investir em um microfone avulso, que é mais potente.
Além do equipamento de qualidade, o posicionamento do microfone contribui para que a transmissão de voz ocorra sem interferências.
4. Câmera
A câmera também é uma importante ferramenta para videoconferência. Por isso, é indicado investir em um equipamento que transmita uma boa imagem, inclusive há notebooks com câmeras excelentes.
Quando o evento é maior, câmeras profissionais são o mais adequado. Isso, porque as webcams ou câmeras acopladas nos equipamentos não têm uma resolução muito alta e podem deixar a desejar no quesito qualidade de imagem.
5. Software adequado
O software que será utilizado para a videoconferência deve ser escolhido com cautela. Existem diversas opções, como Skype e, até mesmo, WhatsApp. Mas, quando falamos em reuniões para muitas pessoas, é preciso escolher bem a ferramenta, para que não haja interrupções ou ruídos.
Não adianta ter uma boa banda larga, microfone e câmera de qualidade e pecar na escolha do software. Há excelentes ferramentas gratuitas e pagas. A boa notícia é que, por causa do coronavírus, o Google liberou o Hangouts Meet para uso gratuito. Assim, você pode aproveitar essa situação para fazer reuniões com sua equipe e testar a qualidade do serviço, talvez com vistas a uma futura contratação.
6. Iluminação
Para transmitir uma boa imagem para seus colaboradores é preciso que o local seja bem iluminado. A luz natural deve ser aproveitada, pois, além de eficaz, ainda reduz custos para a empresa, o que é essencial neste período de pandemia. Mas é importante não abusar desse recurso, para que não haja reflexos indesejáveis, que atrapalhem a qualidade das imagens.
Assim, o ideal é que o local não receba luz solar no momento da videoconferência. Para isso, as janelas devem ficar fechadas. Caso a iluminação natural não seja o suficiente, aposte em luzes fluorescentes ou halógenas, pois elas deixam o ambiente com uma tonalidade constante, ideal para uma transmissão de vídeo.
7. Alto-falantes
Para realizar uma videoconferência com toda a equipe de uma unidade da empresa no mesmo ambiente, será preciso escolher alto-falantes de qualidade, de modo que o som seja replicado com clareza para todos os integrantes do time.
Se for uma sala pequena com poucas pessoas, uma caixa de som de computador já é o suficiente. No entanto, é preciso tomar cuidado com a escolha do equipamento, pois algumas caixinhas não reproduzem o som com qualidade.
Para um auditório ou uma sala maior, equipamentos mais potentes são os mais adequados. Os produtos Anker da Positivo Tecnologia, por exemplo, são ferramentas muito eficazes, que permitem o aprimoramento automático de voz. O equipamento tem tecnologia para reduzir ruídos, 6 microfones integrados e é compatível com o que há de mais moderno no mercado.
Essa é a nossa checklist de ferramentas para videoconferência. Com todos esses equipamentos e recursos, você vai conseguir realizar uma reunião com sua equipe na qual todos receberão uma transmissão de qualidade e poderão dar ideias, sugestões, elogios e feedbacks.
Gostou do post e quer saber informações sobre produtos da Positivo que vão ajudar sua empresa a realizar videoconferências de qualidade? Entre em contato conosco e converse com nossa equipe!