
Se você acompanha de perto a transformação do mundo corporativo nos últimos anos, já deve ter percebido o quanto as ferramentas colaborativas estão mudando a forma como produzimos, nos organizamos e nos relacionamos profissionalmente.
Você sabe como pode dar o passo inicial para essa revolução também na sua empresa? Vamos mostrar 6 exemplos de sistemas e softwares capazes de colaborar e definir como é importante investir neles o quanto antes. Acompanhe!
O papel da colaboração para o mercado do futuro
A tecnologia não chegou no mercado apenas para automatizar e otimizar processos e tarefas. Também não se limitou a fornecer dados em grandes volumes e possibilitar decisões de negócio mais acertadas.
Ela vem, além de todos esses benefícios, revolucionando o nosso jeito de nos comunicar e trabalhar em conjunto. Hoje, uma empresa com departamentos isolados e pouca sintonia entre profissionais não compete com a mesma eficiência dos negócios realmente transformados digitalmente.
É uma questão de otimização, eficiência e visão. Quanto mais integrados estão os colaboradores de um negócio, mais olhos e mentes você tem para definir as estratégias do futuro.
Muitas vezes a solução para um gargalo de vendas está no controle de estoque. Um funcionário do financeiro pode descobrir uma oportunidade de economia que agiliza o trabalho do marketing.
Isso sem contar os exemplos mais evidentes. Equipes mais unidas e que conseguem se comunicar com mais facilidade trabalham melhor em conjunto, alinham seus objetivos com mais frequência e buscam objetivos em comum.
Colaborar é o futuro do mundo corporativo — seja presencial ou remotamente. Nesse cenário, a TI é responsável por possibilitar e incentivar a melhor comunicação por meio das ferramentas adequadas.
As 6 ferramentas colaborativas que você pode implementar
Assim chegamos ao ponto central do nosso artigo. Vamos apresentar 6 ferramentas que contribuem naturalmente para uma colaboração de equipes otimizada — é só você perceber as que mais se encaixam na sua rotina e começar a pesquisar sobre em qual investir. Veja!
1. Intranet
Praticamente toda empresa hoje conta com um sistema integrado, que todos os colaboradores utilizam para serem produtivos. Por que não utilizar essa rede já centralizada como uma ferramenta colaborativa?
A TI pode fazer isso incluindo funcionalidades de comunicação dentro da própria intranet, além de suporte para o compartilhamento e a edição colaborativa de arquivos. Essa é uma forma mais customizada de implementar essa mudança, mas que exige planejamento e desenvolvimento por parte da equipe tecnológica.
2. E-mail corporativo
Algumas ações mais simples podem ser incluídas para alinhar e unir os funcionários de uma empresa. O e-mail corporativo é a ferramenta mais utilizada e mais direta para atingir esse objetivo.
Ele pode ser utilizado como um canal de comunicação interna entre gestão e operação, mas também permitir que cada colaborador tenha seu domínio e possa interagir com sua equipe e outros departamentos de forma rápida e prática.
Mas é claro, o e-mail corporativo precisa de medidas da própria TI como termos de uso (principalmente o foco no uso profissional) e monitoramento constante de anexos e links potencialmente perigosos.
3. Endomarketing
Falando um pouco mais sobre a parte da comunicação vertical da empresa (da administração para os colaboradores), uma união do departamento de recursos humanos e TI pode gerar grandes alternativas de endomarketing.
A ideia é que a propaganda focada internamente crie uma cultura de identidade que aproxime e familiarize todos os colaboradores da empresa, mesmo aqueles que não têm muito contato em sua rotina.
Isso não necessariamente vai aumentar a eficiência de projetos e a agilidade na tomada de decisões, mas facilita essas questões “quebrando o gelo” em possíveis novas equipes no futuro.
4. Rede social corporativa
Por que não ter uma rede social só para a empresa? Essa é uma boa ideia para incluir um pouco de pessoalidade no contato profissional e entrosar mais equipes em diferentes departamentos.
Uma rede social corporativa é interessante quando ela dá liberdade para uma comunicação mais livre entre os funcionários sem ter elementos que distraiam da produtividade.
Se a equipe de TI encontra esse equilíbrio, ela reforça os laços entre colaboradores sem precisar de tanto esforço com uma estratégia de endomarketing — embora o ideal seja sempre uma combinação das duas ferramentas.
5. Ferramentas de videoconferência
Reservamos os dois últimos itens desta lista para ferramentas colaborativas que afetam projetos mais diretamente. Nesse caso, vamos falar das reuniões e tomadas de decisões que são facilitadas por um software de videoconferência.
O trabalho remoto hoje é uma grande vantagem para as empresas. Ele oferece não só a liberdade para os colaboradores como a discussão e o ajuste de estratégias sem ter que esperar que todos consigam estar presentes fisicamente.
Nesse caso, a videoconferência é fundamental não só pela questão de comunicação. Além de conversarem naturalmente (o que poderia ser feito por áudio apenas), as equipes podem se ver e se familiarizar com mais naturalidade. Esse contato visual permite entender melhor argumentos, interpretar reações e, assim, chegar a decisões mais alinhadas entre todos.
6. Softwares de gestão de equipes
Colaboração em um ambiente corporativo não é apenas comunicação, mas a estruturação da forma como se comunica e, para incorporar essa nova forma de trabalhar à empresa do futuro, focada em objetivos e dados, é preciso ter uma ferramenta capaz de reunir discussões, argumentos, planejamentos, arquivos e cronogramas.
Esses são os softwares de gestão de equipes, como é o caso do Slack, da Microsoft. Talvez esse tipo de solução seja perfeita, já que é de fácil implementação pela TI e tem funcionalidades completas para trazer naturalmente a colaboração para a rotina de equipes.
A importância de uma cultura colaborativa
Seja qual for a sua escolha entre essas opções, a verdade é que vai ser cada vez mais difícil competir no mercado sem uma verdadeira comunicação inteligente entre todo o pessoal. É dessa preocupação que surgem novas estratégias, mais produtividade e novas formas de unir ideias de escopos diferentes em soluções inovadoras.
Investir em ferramentas colaborativas não é apenas questão de reunir a equipe e tomar decisões mais rapidamente: é um esforço para unir e integrar todo o negócio; é criar uma cultura de colaboração, identidade e inovação.
Que tal começar essa mudança compartilhando este artigo nas redes sociais? É hora de se comunicar!