
A Microsoft anunciou que deixará de fornecer atualizações e de dar suporte aos usuários do Windows 10. Assim, quem ainda não fez o update para o novo sistema operacional precisará correr para saber como atualizar do Windows 10 para o Windows 11.
Embora o sistema antigo ainda possa ser utilizado, ele não terá as mesmas condições de segurança e usabilidade que a nova versão oferece. Por isso, a empresa recomenda que a atualização seja feita o mais rápido possível.
Para quem tem um PC mais antigo, talvez não seja viável fazer a atualização do Windows 11. Mas é para isso que estamos aqui: vamos ajudá-lo a entender como fazer o upgrade e verificar se sua máquina permite esse tipo de atualização.
Leia o conteúdo até o fim para entender a importância de atualizar do Windows 10 para o Windows 11 e como fazê-lo!
Qual é a importância de manter o sistema operacional atualizado?
Manter o sistema operacional do PC atualizado é fundamental por várias razões. Segurança, funcionalidades e desempenho podem deixar de fazer parte dos recursos mais atrativos para os usuários. Portanto, a atualização é indispensável, principalmente em empresas.
Veja mais detalhes sobre a importância de manter o sistema operacional do PC atualizado:
- segurança: as atualizações promovidas pelos fabricantes frequentemente incluem patches para vulnerabilidades que podem ser exploradas por hackers. Manter o sistema atualizado protege contra malwares, vírus e outras ameaças;
- desempenho: muitas vezes, os updates incluem melhorias de desempenho que otimizam o funcionamento do sistema, tornando o PC mais rápido e eficiente;
- compatibilidade: as novas atualizações também garantem que o sistema operacional seja compatível com o software e o hardware mais recentes, o que evita problemas de compatibilidade;
- correção de bugs: os updates corrigem erros e falhas (bugs) que podem estar presentes no sistema. Isso traz mais estabilidade e confiabilidade para os usuários;
- novos recursos: atualizações do sistema operacional podem adicionar novas funcionalidades e aprimoramentos. Assim, a experiência de uso se torna mais aderente às necessidades de profissionais, empresas e demais clientes;
- suporte técnico: os fabricantes de software e hardware frequentemente oferecem suporte técnico apenas para versões atualizadas dos sistemas operacionais. Assim, para garantir a segurança e o bom funcionamento do PC, é fundamental mantê-lo atualizado.
Como é a segurança na atualização do Windows 11?
A atualização do Windows 11 também traz uma forte preocupação com a segurança do sistema e de seus usuários. A Microsoft anunciou recursos de última geração para proteger seus clientes contra malwares e outros tipos de ataques.
Conheça alguns dos principais recursos de segurança disponíveis no Windows 11:
- Microsoft Defender Antivírus: proteção ativa em tempo real, nativa do Windows 11;
- Microsoft Defender SmartScreen: tela inteligente que avisa o usuário a respeito de potenciais riscos oferecidos em sites, apps, downloads e outros;
- firewall: recurso já conhecido de outras versões do Windows, o firewall protege os usuários contra invasores via internet ou por meio de uma rede;
- proteção bluetooth: segurança para usar fones de ouvido, teclados, caixas de som e outros periféricos conectados via bluetooth;
- Wi-Fi seguro: o sistema conta com suporte a métodos de autenticação e criptografia padrões do mercado, garantindo a segurança dos usuários mesmo em redes públicas;
- VPN: as redes virtuais privadas disponíveis na Microsoft Store ajudam os usuários a navegarem por caminhos seguros na internet.
Como atualizar do Windows 10 para o Windows 11?
Antes de fazer a atualização do Windows 11, é preciso atentar para alguns passos importantes. Aqui, explicamos tudo que você precisa saber antes de efetuar o update do seu sistema operacional. Confira!
Verificar requisitos mínimos de sistema
Muitos computadores novos já vêm com o novo sistema operacional da Microsoft instalado de fábrica. Se o seu PC ainda opera com o sistema antigo, pode ser possível atualizar do Windows 10 para o Windows 11. Antes, porém, é necessário estar atento a alguns detalhes.
Para instalar o Windows 11, o PC deve cumprir alguns requisitos específicos. O processador deve ter, no mínimo, 1 GHz (gigahertz), com dois ou mais núcleos, e um processador de 64 bits compatível, ou SoC (System on a Chip). O PC também deve ter, no mínimo, 4 GB de memória RAM.
São necessários, ainda, 64 GB de armazenamento disponíveis no disco rígido e firmware do sistema UEFI, compatível com inicialização segura. Para utilizar o Copilot, a memória RAM e a capacidade de armazenamento devem ser ainda maiores: respectivamente, 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento.
Na dúvida, é possível executar o app de verificação de integridade do PC, que informa ao usuário se sua máquina é elegível para atualização do Windows 11. Todos os detalhes a respeito dos requisitos mínimos de sistema e suas especificações foram divulgados pela Microsoft.
Realizar backup dos arquivos
A Microsoft informa que, por padrão, arquivos e dados são transferidos para o novo sistema. Ainda assim, a empresa recomenda que todo o material seja armazenado em backups para garantir que nada será perdido.
A empresa oferece o OneDrive como ferramenta em nuvem para armazenamento de arquivos, mas o usuário pode utilizar o serviço de sua preferência: Google Drive, Dropbox e iCloud são algumas das alternativas mais populares para garantir a segurança de documentos, imagens e dados na web.
Acesse as Configurações do Windows Update para instalar o Windows 11
Com os requisitos verificados e o backup feito, é hora de executar a instalação do Windows 11. Basta seguir o passo a passo:
- acesse o botão “Iniciar”;
- clique em “Configurações”;
- vá em “Atualizações e Segurança”;
- acesse o “Windows Update”;
- selecione “Verificar atualizações”;
- caso esteja disponível para o seu PC, a atualização aparecerá na tela. Basta clicar para começar a instalar o Windows 11.
Como vimos até aqui, atualizar o sistema operacional traz uma série de benefícios para os usuários. Esperamos que o artigo tenha ajudado você a entender como atualizar do Windows 10 para o Windows 11 e também a importância do tema.
Gostou de ler este conteúdo? Para se manter bem informado sobre as novidades da tecnologia, continue em nosso blog e leia mais artigos que trazem tudo que você precisa saber.