A locação de computadores pode ser adotada sempre que fizer mais sentido direcionar os esforços para o negócio principal, entregando a um fornecedor especializado a missão de manter a atualização tecnológica da empresa. Assim, ela será uma solução com resultados técnicos e financeiros expressivos.
Com a Tecnologia da Informação se tornando uma peça cada vez mais importante na estratégia das corporações, as equipes e os gerentes têm a demanda de manter essa infraestrutura produtiva e eficiente, mas não podem abrir mão do tempo que usam agindo em partes mais importantes do negócio.
Terceirizar os serviços — ou, atualmente, terceirizar o hardware— é uma estratégia para conciliar essas duas vertentes. Entenda como funciona na prática, quais são as vantagens de locar e onde encontrar o parceiro certo!
O que é locação de computadores?
É um compromisso em que a empresa, em vez de adquirir o equipamento como parte do seu patrimônio tecnológico, paga uma assinatura para usar as máquinas de um terceiro. Esse contrato tem um prazo determinado, em que o fornecedor precisa realizar as entregas dentro da qualidade esperada.
Existem diversas formas de fazer o aluguel. As soluções podem envolver variações nas formas de disponibilizar os computadores. Outra característica é a possibilidade de serviços atrelados ao acordo, como:
- consultoria;
- suporte;
- monitoramento de desempenho.
Falaremos com mais detalhes sobre esses aspectos nos próximos tópicos. Mas podemos afirmar que, geralmente, a locação de computadores é uma nova forma de incluir tecnologia na rotina de um negócio com eficiência, flexibilidade e alto retorno em relação ao investimento.
Como funciona a locação de computadores?
Os computadores são chamados de terminais por um motivo: eles são a ponta de uma infraestrutura empresarial, a interface que permitirá que os usuários sejam produtivos e transformem recursos tecnológicos em resultados.
Por isso, a aquisição desses equipamentos sempre foi um momento crítico para o setor de TI, afinal, essas grandes compras envolvem o comprometimento com grandes aportes e um planejamento ao longo prazo que precisa levar em conta questões como depreciação financeira, controle de ativos e manutenção.
Muitas empresas não têm capacidade ou não querem lidar com isso. Para um futuro em que o ajuste rápido ao mercado se torna tão importante, talvez a aquisição de computadores seja um investimento muito engessado.
Eis que entra, então, o conceito de locação. Em vez de se comprometer com o gasto de uma grande compra, a empresa pode buscar um serviço que forneça os equipamentos por meio de um contrato com pagamento mensal.
Cada fornecedor define as suas regras — normalmente, com um limite mínimo de máquinas para modelos padrão ou customizados. O contrato pode durar um ano ou mais e prever a atualização ao longo do tempo, sem que o locatário precise se preocupar em fazer todo o processo novamente.
Quando optar pela locação de computadores?
A decisão pela locação das máquinas exige o entendimento das necessidades e das expectativas da empresa. Veja os desafios que podem justificar a adoção desse modelo operacional.
Lidar com a atualização constante
Comprar computadores que ficarão poucos anos na empresa costuma ser menos benéfico do que a locação. Por isso, um quesito relevante para optar pela locação é a demanda por soluções sempre atualizadas.
No caso da compra, o ideal é que ela seja destinada ao longo prazo. Afinal, é preciso tempo para que o negócio fature o suficiente para pagar os investimentos. Já a locação funciona muito bem mesmo em situações de curto e médio prazo.
Contar com uma equipe de TI qualificada
Um atendimento rápido e eficaz como serviço adicional pode ser o ponto-chave para optar pela locação de computador. Nem sempre é fácil escolher a tecnologia adequada, fazer a manutenção, dar suporte e cuidar de outros aspectos por conta própria. Por isso, o aluguel é uma solução para os desafios do capital humano.
Reduzir a despesa de capital
Em vez de se comprometer com um investimento inicial expressivo, a empresa pode buscar um serviço que forneça os equipamentos em um contrato de locação. Com isso, o CAPEX (despesa de capital) é convertido em OPEX (despesa operacional), diluindo os investimentos no fluxo de caixa.
Isso porque a locação de computadores cria pagamentos mensais, mesmo com o recebimento imediato das soluções. Logo, a despesa é diluída ao longo do tempo, enquanto a empresa pode gerar receita com o uso da tecnologia.
Entender a entrada e a saída de recursos é um ponto decisivo dessa escolha. A compra costuma ser indicada quando se obtém um excelente desconto em equipamentos adequados, enquanto a locação tem como atrativos o pagamento ao longo do tempo e a flexibilidade.
Por que essa é uma boa solução para as empresas?
Não há muito segredo no funcionamento de um contrato de locação de computadores. A melhor forma de mostrar como essa é uma boa ideia é apresentar os benefícios que a equipe de TI e toda a empresa colhem ao apostar na solução. Veja!
Menos comprometimento para investir
Esse talvez seja, para os gestores tecnológicos, o fator mais importante da locação. Computadores são equipamentos caros e, a depender do tamanho da empresa, o investimento em uma atualização completa pode ser muito alto.
Isso significa recorrer a bancos e comprometer linhas de crédito. E se esse dinheiro pudesse ser utilizado em estratégias vitais de crescimento ou, até mesmo, ser reservado para emergências?
Como a assinatura de um contrato de locação é mensal, o custo se torna menor e é amortizado ao longo dos meses. Assim, a TI tem mais previsibilidade em seu orçamento e o negócio ganha mais fôlego para ser competitivo financeiramente.
Computadores sempre atualizados
Por se tratar de um grande investimento, que envolve muito planejamento, as TIs tendem a esticar ao máximo os ciclos de atualizações — ficando, assim, com equipamentos defasados.
Quando uma empresa aluga os equipamentos em vez de comprá-los, isso deixa de ser uma preocupação. O contrato pode ter prazos menores e prever a adequação perfeita para cada necessidade. Dessa forma, o seu negócio contará sempre com os computadores topo de linha.
Mais segurança
Se as máquinas estiverem atualizadas, serão naturalmente mais seguras. A proteção de dados é sempre uma corrida passo a passo contra os criminosos virtuais, que descobrem brechas e exploram quem ainda utiliza versões antigas de softwares e hardwares. Sem defasagem de equipamentos, as suas barreiras são mais fortes.
Menos tempo da TI gasto com manutenção
A equipe de TI empresarial do futuro precisa estar muito mais presente nas reuniões estratégicas do que servindo de suporte à operação. Ao assumirem essa nova responsabilidade, os gerentes do setor precisam de mecanismos que facilitam tarefas rotineiras e repetitivas, como a manutenção dos computadores.
No caso da locação, muitas dessas funções ficam a cargo da empresa parceira. É um enorme peso operacional que sai dos seus ombros — liberando espaço para uma atuação mais estratégica.
Quais são os benefícios da locação de computadores?
No tópico anterior, falamos sobre as razões que tornam o aluguel de computadores um investimento tão interessante para os negócios atualmente.
Mas queremos convergir esses pontos citando benefícios que se conectam com as necessidades e os objetivos de mercado de uma empresa para que ela seja competitiva no futuro.
A tecnologia, hoje, é a chave para essa competitividade — e a locação é um caminho curto e efetivo para a maturidade digital. A seguir, separamos as vantagens em três pilares fundamentais para o sucesso.
Benefícios operacionais
Na maioria das organizações atuais, o uso de dispositivos tecnológicos, como computadores, notebooks e tablets, é essencial para a produtividade, principalmente quando falamos de trabalhos de gestão, monitoramento, processamento de dados e análise de informações relevantes.
Aumentar a produtividade das equipes
Do diretor ao colaborador, essas máquinas fazem a ponte entre tarefas, processos e sistemas, permitindo que todos trabalhem de maneira mais eficiente e alinhada.
Portanto, o desempenho geral dos computadores tem um impacto direto nos resultados de operação. Quanto mais eficientes e seguros eles são, mais contribuem para rotinas produtivas, sem espaço para falhas e retrabalhos.
Acessar a tecnologia mais recente
Quando a empresa utiliza o modelo de compra de terminais, a eficiência é limitada pela própria natureza desse tipo de investimento: ciclos de atualização mais longos, menos visibilidade de desempenho e mais esforço da TI para manter o funcionamento ideal e seguro de todos os computadores.
O aluguel, devido à sua natureza mais flexível, permite uma rotina de trabalho muito mais dinâmica no que envolve o poder de processamento disponível para os profissionais.
Assim, é possível dizer que a locação é um investimento libertador em relação à operação: a empresa tem mais poder de adequação produtiva para mudar modelos de trabalho (como adotar o home office), inovar em processos e, até mesmo, reduzir a cadeia para ter menos custos e uma maior margem de lucro.
Facilitar o acesso à tecnologia em entidades públicas
A locação de equipamentos para órgãos públicos pode oferecer um rápido acesso a competências profissionais e atualização tecnológica.
Muitas vezes, não existe uma ampla liberdade para o gestor público treinar, contratar e alocar pessoas. Assim, a equipe de TI encontra desafios adicionais para oferecer a manutenção, o monitoramento e o suporte necessários.
Igualmente, as compras de hardware envolvem licitações sempre que os equipamentos precisam ser substituídos. Então, como a defasagem é um processo natural, manter um bom nível de atualização nem sempre é uma tarefa fácil.
As entidades públicas se beneficiam do aluguel ao receberem suporte e poderem prever atualizações tecnológicas durante o período do contrato.
Receber suporte em TI
O suporte para manutenção e gerenciamento também é um aspecto relevante. Afinal, não basta adquirir uma excelente tecnologia se não conseguimos extrair o melhor desempenho das máquinas.
Uma vantagem dos serviços associados à locação é a competência para realizar essas atividades com agilidade e eficiência. Por atuarem com diversas empresas, os fornecedores acumulam experiências com base nos atendimentos anteriores.
Esse repertório é fundamental para agilizar as soluções e manter um bom desempenho da tecnologia ao longo do tempo. Por exemplo, se a máquina apresenta o sintoma “X”, o fornecedor tem grandes chances de já ter experiência e conhecer a causa, entregando a solução rapidamente.
Uma equipe interna, por outro lado, teria que investigar e construir uma solução. Logo, levaria mais tempo para alcançar o mesmo objetivo.
Benefícios de negócio
A eficiência operacional já é, por si só, um ganho nos resultados, principalmente pela sua capacidade de aumentar os retornos de cada processo produtivo.
Especialmente em uma era digital, não podemos deixar de falar sobre o que esse tipo de investimento inteligente traz no âmbito estratégico. Veja só!
Melhorar a gestão da empresa
Contar com computadores mais potentes e customizados para cada função dentro da empresa permite um passo mais decidido em direção à gestão baseada em dados. Afinal, como dissemos lá no começo, os terminais são os pontos de interação entre os sistemas de informação e a sua utilização por profissionais capacitados.
Direcionar os esforços para a atividade principal
O aluguel de computadores dá ao negócio uma capacidade ainda maior de transformar a TI em um departamento crucial para os resultados. Sem ter que se preocupar tanto com a gestão de ativos e os ciclos de manutenção e atualização, a equipe de tecnologia tem o tempo e os recursos de que precisa para fazer a ponte entre soluções digitais e ações práticas.
O resultado é uma empresa que está sempre inovando e utilizando um parque tecnológico de ponta para buscar novas maneiras de produzir e entregar a sua proposta ao público.
Ganhar escalabilidade e lidar com mudanças
A escalabilidade é um benefício-chave para qualquer empresa. E se ela expandir o negócio com novas unidades, contratação de pessoas e afins, basta a extensão dos serviços para que a necessidade seja suprida.
Os negócios em fase de crescimento também podem preferir a locação de computadores e servidores dedicados, por exemplo, se beneficiando da flexibilidade oferecida pelo aluguel e ajustando os investimentos às demandas.
Aliás, essa forma de contrato pode ser usada para suprir demandas temporárias. Por exemplo, a empresa pode alugar as máquinas para realizar uma operação que durará um ano, evitando a compra de dispositivos que não serão utilizados no futuro.
Essa capacidade de aumentar ou diminuir o serviço conforme a demanda evita que a despesa de capital seja um entrave para o avanço do negócio.
Benefícios financeiros
Os resultados financeiros da locação de computador são expressivos, pois há diversos impactos na estrutura de despesas da organização. Confira a seguir.
Ter benefícios fiscais
Introduzir a tecnologia como despesa operacional do negócio influencia o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Afinal, a diferença entre receita e despesa será menor, reduzindo os tributos devidos.
Otimizar o fluxo de caixa
Como dissemos, a empresa consegue diluir os pagamentos do aluguel ao longo do tempo. Outra vantagem é evitar empréstimos e financiamentos. Afinal, mesmo que consiga dividir a compra em várias parcelas por outros canais, não gerar juros é um diferencial da locação.
Reduzir despesas de depreciação
A compra de computadores significa adquirir bens que perdem valor ao longo do tempo. Por isso, a locação facilita o trabalho de lidar com a depreciação, pois esse risco é transferido para a fornecedora de serviços.
Simplificar a gestão financeira
No aluguel, a empresa paga uma assinatura em que estão incluídos todos os custos dos computadores e serviços adicionais. Essa medida simplifica o planejamento financeiro, pois as despesas já estão consideradas quando a fornecedora chega ao valor da mensalidade.
Resumindo, é um modelo de aquisição ideal para quem quer economizar, otimizar o desempenho e, em paralelo a esses ganhos operacionais, permitir que a TI assuma o seu potencial estratégico tão importante para a competitividade.
Caso você queira entender esses benefícios com mais detalhes, confira a página de testes sobre os melhores equipamentos Positivo e descubra quais são os mais adequados para a necessidade da sua empresa!
Qual é a diferença entre outsourcing de computadores e locação de computadores?
Falamos durante toda esta conversa sobre os conceitos e benefícios da locação de computadores para empresas que buscam alugar notebook, desktops ou All in One.
Mas se você já ouviu falar do conceito de outsourcing de computadores, pode ter dúvidas sobre o assunto. Fazer outsourcing de PC é o mesmo que alugar?
Para responder a essa pergunta, é necessário entender a diferença entre os dois modelos, que não são concorrentes — e funcionam mais como serviços complementares.
A seguir, para esclarecer todos os possíveis questionamentos, vamos abordar de maneira objetiva os dois conceitos e as suas diferenças.
Locação de computadores
Recapitulando tudo o que dissemos até aqui, a locação de computadores é o modelo de aluguel das máquinas. Em contraste à compra, na qual a empresa paga pela aquisição definitiva do equipamento, no aluguel, há uma assinatura periódica para o uso do computador.
Portanto, quando falamos de locação, falamos de um modelo de transação comercial; uma maneira de suprir a demanda interna por tecnologia.
Outsourcing de computadores
A palavra outsourcing pode ser traduzida para o português como terceirização, embora isso não englobe 100% do seu significado. Afinal, ela consiste, sim, em terceirizar um tipo de serviço, mas com uma parceria que fornece continuamente recursos externos associados ao uso daquele equipamento.
Ou seja, se o aluguel é uma forma de aquisição temporária, podemos dizer que o outsourcing é um modelo de entrega e relacionamento que permeia a locação.
Dentro desse outsourcing estão:
- os serviços de consultoria para a definição dos melhores modelos a serem implementados;
- o auxílio na implementação dos terminais;
- o monitoramento, a manutenção e a atualização de computadores e notebooks durante o tempo de vigência do contrato.
Resumindo, a melhor forma de obter um grande retorno desse tipo de investimento é combinar o aluguel de computadores com o outsourcing de serviços de consultoria e suporte.
Com isso, você não ganha apenas máquinas com alto desempenho e a customização do parque tecnológico para demandas específicas, mas também a expertise de uma empresa parceira para gerar verdadeiros resultados positivos.
Como escolher fornecedores de locação de computadores?
O sucesso da locação do computador depende da escolha dos fornecedores. Afinal, além da qualidade dos equipamentos, essa parceria acompanhará a sua empresa durante todo o contrato, trazendo as soluções mais diversas. Veja como fazer a melhor escolha para a sua necessidade.
Avalie as competências e experiências do fornecedor
Um bom ponto de partida é buscar fornecedores com competências e experiências nos dispositivos adquiridos. Esse know-how sobre os equipamentos é fundamental para garantir um atendimento ágil e eficiente no dia a dia, oferecendo um amplo conhecimento sobre os desafios da tecnologia.
Considere o custo-benefício dos equipamentos
O ajuste fino entre as necessidades da empresa e os recursos computacionais será determinante para alcançar um excelente custo-benefício. Por exemplo, um notebook para usar no escritório, fazendo tarefas como editar textos, enviar e-mails e cuidar das redes sociais terá uma configuração diferente de um dispositivo que coleta os dados da produção.
Por isso, a escolha do fornecedor deve focar na flexibilidade e na diversidade de soluções de acordo com as características de cada negócio ou departamento.
Entenda sobre qualidade e atualização tecnológicas
Outro ponto decisivo é buscar computadores atualizados e com boa qualidade — até porque acompanhar os avanços da tecnologia é uma das principais razões para optar pelo contrato de locação. Além disso, a atualização influencia o acesso aos softwares de última geração, que costumam demandar mais recursos à medida que evoluem.
Considere o papel consultivo da empresa
É possível buscar fornecedores que auxiliem na tomada de decisão sobre as mudanças tecnológicas. Assim, ficará mais fácil identificar as suas necessidades e comparar com as soluções do portfólio da fornecedora, alcançando um nível de serviço adequado dentro do orçamento da sua empresa.
Uma dica é pesquisar os produtos da Positivo — uma empresa brasileira que oferece produtos, serviços e soluções inovadoras e inteligentes para o mercado corporativo.
Desktops
Os computadores de mesa da Positivo oferecem flexibilidade para as corporações, com diferentes configurações e tamanhos. Alguns modelos são D3400, C6400 e C8400, que já contam com Windows Pro 11, processadores Intel da 12ª geração e memória RAM de até 64 GB.
All in One
Já os computadores com CPU integrada ao monitor são excelentes para ocupar menos espaço e ter mais praticidade. O modelo A6200, por exemplo, oferece uma tela de 21,5 polegadas, processador Intel da 12ª geração, 4 GB de memória RAM e 1 TB de armazenamento SSD.
Notebooks
Os computadores portáteis da Positivo não só entregam conforto e comodidade, mas também um ótimo desempenho. Dispositivos como o N8440 e o N4350 podem receber até 64 GB de memória ram. Assim, apresentam uma performance excelente nas empresas e no home office.
Tablets
A Positivo também conta com uma linha de tablets com diferentes tamanhos e aplicações. Um exemplo é o tablet VAIO TL10. Esse dispositivo móvel oferece 8 GB de memória RAM em um sistema operacional Android. É portátil e muito útil para atividades de escritório, reuniões e apresentações profissionais.
Além dos produtos mencionados acima, a Positivo oferece serviços de suporte técnico em todo Brasil, consultoria especializada e soluções customizadas para cada cliente. Explore as soluções da Positivo para empresas.
Quais são os diferenciais do serviço oferecido pela Positivo?
Foi por notar todas as vantagens que poderíamos oferecer aos nossos clientes que a Positivo decidiu apostar na locação de computadores. E fomos bem-sucedidos: hoje, temos uma equipe de atendimento especializada para a assistência técnica e estamos focados em uma relação de parceria que beneficia mutuamente os envolvidos.
A ideia da Positivo é entregar os melhores computadores atrelados ao melhor serviço. Esse é o grande diferencial da empresa, mas não o único. Outra vantagem singular é que não apenas alugamos as máquinas, mas também as fabricamos. Dessa forma, podemos entregar soluções mais personalizadas e garantir total controle sobre os ativos que você contratar.
Se a locação de computadores é uma boa ideia, o serviço da Positivo é melhor ainda. Mostre essa opção ao financeiro e discuta com outras diretorias. Vocês, com certeza, vão perceber a diferença que esse investimento fará na eficiência tecnológica do negócio.
Quer conhecer mais sobre os serviços de locação da Positivo? Acesse agora o nosso site e vamos conversar!