Uma das melhores formas de aprimorar os resultados das empresas é investindo em inovação e tecnologia aplicada. Por isso, sempre produzimos muitos conteúdos nessas áreas, oferecendo um grande leque de informações para que você modernize a sua gestão — e hoje, isso não seria diferente.
Dito isso, afinal de contas, você sabe o que é o rollout? Bem, isso é o que descobrirá nesta leitura. Aqui, você descobrirá uma noção completa sobre o tema, entendendo o que é o rollout, o que esse conceito significa em TI, como realizar esse processo, quais suas vantagens e desafios, qual o momento ideal, e quais os profissionais indicados para realizar essa operação. Então, não perca tempo e acompanhe!
O que significa a expressão rollout?
Seja no setor de finanças, marketing, tecnologia ou publicidade, você já deve ter notado como boa parte das expressões surgem do inglês — o que também ocorre com rollout. Em português, a expressão significa algo como desenrolar, tocar para frente, rolar para fora ou, entre outras concepções, inicializar um processo, etapa, implementação ou novidade.
Da forma como percebemos, a expressão é bastante utilizada, especialmente, no setor empresarial. Por exemplo, as pessoas podem utilizar a expressão rollout para se referirem à implementação de uma nova cultura organizacional, o lançamento de uma nova política interna, o lançamento de uma nova linha de produtos ou por aí adiante.
Diferentemente de outras expressões, que são mais segmentadas e, portanto, restritas a apenas alguns departamentos e contextos, rollout é utilizado em um grande número de situações por um grande número de profissionais. Apesar dessa versatilidade, a expressão sempre conserva uma parte do seu sentido original, que é dar início, continuidade ou seguimento a algo novo ou necessário.
Justamente por estar ligado a esse contexto de lançamentos, implementações, novidades e afins, a expressão rollout costuma ser muito utilizada em reuniões de planejamento estratégico, que é quando se discutem as estratégias necessárias para que esse processo seja feito de maneira inteligente e organizada, sem gerar problemas ou desafios à operação.
Por exemplo, durante as reuniões de lançamento de uma nova linha de produtos, discutem-se as melhores estratégias para reduzir custos e alavancar os retornos com a publicidade digital. Ou ainda, na modernização de um parque tecnológico, discutem-se as melhores soluções para garantir a atualização sem descapitalizar a empresa.
No fim das contas, o contexto em que o rollout é utilizado é sempre o mesmo. Seja para indicar o “desenrolar”, isto é, o lançamento de uma nova tecnologia, implementação de novas normas e boas práticas, inicializar uma nova cultura organizacional, atualizar o parque tecnológico e seus softwares e por aí adiante.
O que é o rollout em TI?
Como pôde ver, o rollout é utilizado em vários setores, sempre conservando o mesmo significado geral. Em TI, isso não seria diferente. Mais especificamente, neste setor, o rollout é utilizado para indicar a adoção de novas tecnologias aplicadas, sejam elas de hardware (dispositivos físicos) ou software (ferramentas digitais).
Na maioria das vezes, a necessidade por um rollout surge por conta de uma defasagem evidente nas operações da empresa. Por exemplo, imagine uma instituição bancária em que todos os computadores ainda operam com Windows 7, um sistema operacional que, apesar de confiável, foi lançado em 2009, e deixou de receber suporte (atualizações de segurança) em 2020.4
Percebe? Nesse cenário hipotético, a necessidade por um rollout (leia-se: modernização) não é nem pelo ganho de eficiência ou pela redução de custos, mas sim para minimizar os riscos e elevar a proteção de dados. Mas esse é apenas um exemplo, pois existem muitos cenários em que a necessidade por um rollout é justamente focado no ganho de produtividade.
Por exemplo, quando é necessário modernizar o parque tecnológico, adotando dispositivos (notebooks, desktops, All-in-Ones, tablets e afins) que sejam mais modernos, eficientes e capazes, efetivamente, alavancando a velocidade dos colaboradores durante a jornada de trabalho.
Outro exemplo, para além da formatação com novos sistemas operacionais ou da adoção de dispositivos mais modernos, é a atualização de softwares em escala — ou seja, a atualização de todos os dispositivos que contam com determinado programa instalado que precisa ser atualizado para as novas gerações.
Nesse caso, ocorre um rollout de software, em que o departamento de TI precisa planejar essa atualização de forma estratégica, evitando causar a ociosidade ou indisponibilidade dos sistemas durante um horário de produção, além de, é claro, de realizar preventivamente o backup de arquivos e a manutenção de computadores da empresa.
Como fazer um rollout em TI?
Como pôde notar pelo tópico anterior, o rollout em TI exige estratégia, timing, método e planejamento. Dizemos isso justamente pelo nível de condições que precisam ser atendidas para que tudo ocorra de maneira organizada, previsível e, se possível, rápida. Por exemplo, imagine a atualização do sistema operacional de todos os computadores de uma empresa.
Além de exigir tempo, é possível que o processo não flua de forma previsível em todas as máquinas. Por isso, o profissional de TI sempre deve estar atento a todas as etapas necessárias para fazer o rollout de novas tecnologias. Ou imagine, então, um escritório de engenharia, em que é preciso fazer o rollout da nova versão do AutoCAD em todos os dispositivos.
Mesmo que não seja um processo tão profundo quanto a formatação, ainda há a necessidade de atentar para a integridade dos arquivos. É preciso fazer backups, checar a documentação do software e, inclusive, de antemão, orientar à supervisão da empresa sobre mudanças que possam impactar o fluxo de trabalhos após a atualização dos sistemas.
O mesmo vale para o rollout de uma nova geração de máquinas. Por exemplo, imagine uma empresa que decidiu modernizar seu parque tecnológico, alugando novos dispositivos. No entanto, o processo não é tão simples quanto encaixotar as máquinas antigas e instalar as novas. Muitas vezes, é preciso fazer a transferência de arquivos para os novos dispositivos.
Mesmo quando esse não é o caso, as máquinas novas precisam ser ajustadas e receber todos os softwares e ferramentas que são cotidianamente utilizados por essa operação. E por fim, outro exemplo de rollout em TI é o que acontece na área de desenvolvimento, que conta com desdobramentos e riscos ainda mais delicados.
Por exemplo, imagine uma empresa que está migrando a codebase de seus sistemas de uma linguagem operacional para outra. Digamos que o código legado esteja em Java 8, mas já faz um tempo que as equipes estão reescrevendo o sistema em Java 17 — uma transição comum a muitas empresas.
Nesse caso, também ocorre o rollout de uma nova tecnologia, seja aos poucos ou de uma vez. Em todos os cenários e contextos possíveis, o rollout em TI é sempre muito técnico e delicado. Tal como destacamos no início deste tópico, o rollout nesse setor exige estratégia, timing, método e planejamento para evitar que tudo “vá por água abaixo”.
Quais as vantagens para a empresa?
Da forma como percebemos, existem quatro razões fundamentais que justificam o rollout no setor de TI de uma empresa, que são a necessidade de modernização, o ganho de segurança, o aumento da competitividade e a redução de custos. Sem sombra de dúvidas, esses são os principais motivos, e também vantagens, desse processo a uma gestão. Entenda!
Modernização
A modernização é autoexplicativa, pois o rollout está diretamente ligado à implementação de soluções novas e atualizadas. Nesse cenário, a modernização pode ser representada pela adoção de novas ferramentas com mais funcionalidades, atualizações de sistemas operacionais e softwares, adoção de novas máquinas e daí adiante.
Segurança
O ganho de segurança sempre está ligado à atualização de softwares e hardwares. Isso ocorre porque tanto as desenvolvedoras desses programas quanto os fabricantes dos dispositivos atualizam, a cada nova geração, os parâmetros de segurança, tornando os dispositivos e seus sistemas mais robustos, fechados e invioláveis que a geração anterior.
Competitividade
Já o ganho de competitividade costuma estar ligado ao salto em performance. Afinal de contas, quanto mais ágil, rápido e leve um sistema, mais eficiente será o trabalho de quem utiliza essa máquina. Nesse sentido, a ausência de travamentos, demoras, ociosidades, erros e inconsistências acaba se traduzindo como um ganho de desempenho e, principalmente, velocidade.
Economia
Por fim, temos a redução de gastos. Ano após ano, sobretudo quando falamos de hardware, a tecnologia está se tornando cada vez mais eficiente do ponto de vista energético. Em uma era tão focada em otimização, eficiência e sustentabilidade, reduzir o consumo de eletricidade ao mesmo tempo que gera economia é o combo perfeito para qualquer operação.
Qual é o melhor momento para apostar no rollout?
Em nossa visão, essa é uma questão um pouco relativa, pois depende de alguns fatores exclusivos à sua gestão, sobretudo em critérios de orçamento ou necessidade. Por exemplo, imagine que a sua empresa acabou de atualizar o parque tecnológico no início deste ano, adquirindo computadores novos para todas as estações de trabalho.
Nesse cenário, existe a necessidade de um rollout de hardware? Evidentemente, não. No entanto, se a sua empresa está operando com um hardware defasado, a demanda por modernização é mais urgente, quando não emergencial, por conta de questões de segurança. Mas claro, a modernização do parque tecnológico também precisa considerar fatores orçamentários.
Felizmente, hoje em dia, é possível optar por um contrato de locação para modernizar o seu parque tecnológico. Dessa forma, evita-se a descapitalização que seria causada pela compra das máquinas e garante-se a atualização por uma fração do custo da aquisição. A mesma ótica analítica é aplicada para considerar o rollout de novos softwares nas máquinas.
Afinal de contas, nem sempre é prudente atualizar as ferramentas para as últimas versões, pois existem casos em que as últimas iterações não estão completamente estáveis, e chegam ao mercado com uma série de inconsistências no código, causando problemas de performance e otimização.
Nesse cenário, o ideal é testar as novas ferramentas em um ambiente controlado, aplicando a atualização a uma única máquina, e convocando os usuários desses sistemas para testar a nova versão e ajudar na tomada de decisão. Afinal de contas, o voto de quem trabalha com essas ferramentas, certamente, é um dos mais importantes na hora de autorizar uma atualização.
Que tipo de profissional é indicado para fazer rollout?
O melhor profissional para fazer isso em TI é justamente o supervisor do departamento de suporte técnico. Muitas vezes, é possível formar parcerias, entre o Head de TI e o Tech Lead de um determinado time cujas máquinas serão atualizadas. Assim, é possível encontrar uma solução ideal para o rollout das soluções sem afetar a produtividade.
No entanto, vale notar que não são todas as empresas que contam com um profissional dedicado exclusivamente ao suporte do parque tecnológico da empresa. Nesses casos, é preciso contar com ajuda especializada, solicitando o serviço de uma assistência técnica com boa reputação no mercado para implementar essa transição de forma segura e organizada.
Outro cenário interessante é na adoção de novos sistemas ou ferramentas específicas. Dizemos isso porque existem alguns softwares e soluções no mercado em que a empresa desenvolvedora/fornecedora desse sistema também oferece consultoria in-loco para ajudar a sua equipe a fazer o onboarding (embarque/adoção) da nova tecnologia.
Mas claro, tudo isso precisa ser analisado de caso em caso. Na ampla maioria das vezes, o responsável pelo suporte técnico e informático da sua empresa será plenamente capaz de realizar o rollout, pois essa é uma de suas atribuições. São raros os casos que é necessário um número maior de profissionais especializados para atender a essa demanda.
Como pôde ver, realizar o rollout em uma empresa é uma prática que exige muita cautela, técnica e planejamento. No entanto, é importante não deixar que isso desestimule a busca da sua empresa pela modernização, pois são muitos os benefícios conquistados a partir do investimento direto em tecnologia aplicada e inovação.
Agora que você sabe o impacto que o rollout pode ter no seu departamento de TI, aproveite para fazer isso com uma referência no tema. Seja para adotar novas tecnologias, máquinas e soluções, ou simplesmente contar com o suporte de uma assistência especializada de ponto, basta acessar nossa página e entrar em contato!