A inovação no setor público é essencial para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Na era tecnológica, em que tudo está conectado e as coisas são feitas com agilidade e rapidez, não dá mais para manter a veia lenta e burocrática do governo. As novidades tecnológicas são primordiais para uma mudança de cenário.
Para entender melhor como funciona a implementação de novos recursos e ferramentas tecnológicas no setor público, conversamos com Rafael Leandro dos Santos, gerente comercial de governo da Positivo. Ao longo deste post, você vai entender melhor a importância, os desafios e o meio para superar a burocracia na adoção de novidades tecnológicas no setor público. Vamos lá?
Qual é a importância das novidades tecnológicas no setor público?
Muito se fala na lentidão e no excesso de burocracia no setor público. No entanto, esse é um problema que já deveria ter sido resolvido em todos os níveis, em todas as localidades. A tecnologia disponível hoje é suficiente para levar os serviços governamentais a um novo patamar.
É verdade que falar em otimização de processos e agilidade é um assunto frequente. Quando todos os órgãos públicos funcionarem com uma base tecnológica, porém, nada disso será um problema. Infelizmente, existem avanços relevantes que estão ficando de lado e que poderiam transformar os serviços públicos por meio das novidades tecnológicas.
Para Rafael, um aspecto cuja tecnologia tem um grande potencial de contribuir é a unificação de dados. Hoje, o brasileiro possui uma infinidade de documentos para diferentes finalidades — certidão de nascimento, carteira de identidade, cadastro de pessoa física, carteira de habilitação e assim por diante. Além disso, existe todo o registro de histórico escolar, médico e outros.
Com um sistema eficiente, é possível interligar todas essas informações. Com um cadastro único atualizado frequentemente, o cidadão pode ter todas as suas informações reunidas ao longo de sua vida inteira, desde o pré-natal até a sua melhor idade. E isso tudo pode ser utilizado pela inteligência artificial para otimizar serviços como atendimento médico e jurídico, por exemplo.
Assim como essa, existem diversas outras comodidades que podem ser proporcionadas. Com um aplicativo de monitoramento de hábitos, por exemplo, é possível otimizar questões de saúde e aumentar a qualidade de vida. Da mesma forma, o reconhecimento facial pode ser uma ferramenta importante para substituir a biometria em diversos serviços.
Em termos de sustentabilidade, as tecnologias do futuro têm muito a contribuir com as Smart Cities — ou cidades inteligentes. Muito mais conectadas, com fontes de energia limpa e um alto padrão de mobilidade urbana, elas precisarão de um governo equipado para proporcionar tudo isso.
Quais são os desafios que a tecnologia ajuda a superar no setor público?
Muitos são os fatores que proporcionam um ganho significativo relacionado à adoção de novidades tecnológicas. Hoje, já existem diversas iniciativas que estão sendo utilizadas para melhorar o desempenho do governo brasileiro. Como exemplo disso, temos:
- iGovSP — a Rede Paulista de Inovação em Governo visa transformar a gestão do conhecimento promovendo a troca de experiências entre as secretarias estaduais;
- TRE-SC — o Tribunal Eleitoral de Santa Catarina já possui diversas atividades automatizadas que agilizam a produtividade, melhoram a comunicação entre os servidores e o atendimento ao público;
- hackathon — a iniciativa vem sendo adotada pela administração pública para obter soluções tecnológicas e criativas a partir de diferentes áreas de conhecimento em um curto período;
- Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) — o planejamento prevê um aumento de 8% na produtividade nacional até 2025, por meio também da ampliação do uso de IoT.
Essas são apenas algumas das ações já desenvolvidas, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido em direção às tendências tecnológicas. Esses pequenos melhoramentos fazem toda a diferença no desempenho dos municípios, estados e até mesmo da União. O grande problema é que existem muitos percalços pelo caminho.
O primeiro deles está ligado ao comprometimento dos gestores eleitos para governar essas esferas. Quando a mentalidade dos governantes não está voltada para a inovação tecnológica, ela pode acabar não se tornando uma prioridade e, consequentemente, o resto fica um pouco mais difícil.
Quando esse não é o problema, ainda existe a questão da burocracia excessiva para realizar compras e licitações no setor público. Além de serem processos lentos, eles não facilitam em nada a introdução de novidades tecnológicas na administração.
Outro aspecto que merece ser mencionado é que a inovação é um tema pouco frequente nos planejamentos, logo, acaba ficando em segundo, terceiro, quarto plano. A consequência é que as transformações acabam ocorrendo de forma muito mais lenta.
Como reduzir as burocracias para implementar as novidades no setor público?
Segundo Rafael, a medida mais importante para superar as burocracias é apostar em parcerias que ajudem a agilizar o processo. Nesse sentido, a esfera privada tem uma participação importante, tanto no que se refere à expertise quanto ao próprio fornecimento de materiais e equipamentos que correspondam às necessidades do governo.
Aqueles órgãos que não querem ou não conseguem apoio, geralmente têm mais dificuldade em desenvolver seus projetos. No setor privado, a velocidade com que os projetos são implementados, corrigidos e extintos é muito maior, portanto, existe mais experiência envolvida, e isso pode ser um importante meio de conseguir agilizar as novidades na administração pública.
Além disso, o feedback que a esfera privada obtém dos usuários é muito mais próximo e frequente do que ocorre na esfera pública. Logo, há um conhecimento de mercado que faz toda a diferença. A implementação da tecnologia mexe, principalmente, com algo que é cultural para as pessoas. Por isso é importante ampliar a visão.
A tecnologia é um recurso importante e que está disponível para todos. No entanto, é primordial que o setor público faça dela uma fonte de transformações que resulte em benefícios reais, como o aumento da eficiência e da agilidade governamental.
Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como levar as novidades tecnológicas para o seu órgão de atuação, chegou a hora de ir ainda mais fundo no assunto. Converse com a gente e deixe-nos ajudar!