A inovação é um dos fatores determinantes para o sucesso de uma empresa no mercado. O investimento em tecnologia precisa ser feito de forma inteligente, para que o retorno seja o maior possível, de acordo com as possibilidades.
Pensar apenas em economizar é uma das barreiras da inovação nas empresas, que muitas vezes não conseguem enxergar o potencial de alguma tecnologia e optam por outra, ou mesmo por não implementar nenhuma — o que gera prejuízos e atrasos.
Outras barreiras da inovação nas empresas podem surgir, prejudicando a rotina e a participação da empresa no mercado. Existem até aquelas que fecham por não perceber as mudanças do mercado e aderir a tecnologias ultrapassadas.
Para saber quais são e como vencer essas barreiras na sua empresa, continue a leitura deste post!
O conceito de barreiras da inovação
A verdade é que estamos em constante transformação: não só as relações interpessoais, como as transformações nas empresas também são constantes e imparáveis.
O ritmo dessas mudanças, que muitos consideram frenético, também pode causar barreiras à inovação. Além disso, a velocidade das mudanças está se tornando maior, o que dificulta o cenário para empresas que não estão atentas.
Fora isso, a quantidade de barreiras também está aumentando. Alguns pontos que antes não eram considerados como tal, hoje já são. A verdade é que todo e qualquer obstáculo que impeça uma empresa de evoluir pode ser considerado uma barreira da inovação.
A inovação, mesmo tendo alguns pontos negativos, é muito positiva para o mercado. Entre as vantagens está o aumento da competitividade, pois atualmente, com o uso de ferramentas, pequenas empresas podem competir com as grandes pela atenção dos clientes.
Basta observar o impacto que as redes sociais têm atualmente com relação à decisão do cliente. As pessoas têm mais acesso às propostas das empresas e, assim, tomam decisões mais conscientes sobre o que comprar.
Antigamente, as pessoas compravam apenas com base no que viam na televisão e nos jornais. Assim, apenas grandes empresas tinham acesso ao público.
A gestão da inovação é importante para pesquisar, planejar, implementar e observar os resultados que a tecnologia e a criatividade estão trazendo para a companhia, afinal, engana-se quem pensa que apenas uma delas é responsável por trazer inovação para as empresas.
A gestão pode ser prejudicada se existirem barreiras intransponíveis para a inovação. Por isso, confira quais são os maiores obstáculos atualmente para as mudanças nas companhias.
As 11 barreiras da inovação nas empresas
Enquanto algumas barreiras caem, outras se erguem. A verdade é que essa questão é muito dinâmica e muda com certa frequência. Quanto menos barreiras existirem na empresa, menores são as possibilidades da companhia travar o seu crescimento.
As principais barreiras da inovação nas empresas são as seguintes:
1. Financiamento para os projetos
A maior barreira da inovação nas empresas ainda é o investimento. Seja ele financiado pela própria empresa, seja ele por financiamento externo, a dificuldade é praticamente a mesma, pois é preciso convencer quem trabalha no setor de que o projeto vale a pena e pode gerar bons resultados para a empresa.
2. Relacionamento e confiança
Para que a inovação aconteça, é preciso que haja confiança entre a liderança e os colaboradores. A falta de um bom relacionamento não é só barreira para inovação, mas para outras situações também.
3. Resistência à mudança
Outra barreira é a resistência que alguns setores podem ter para aceitar a inovação. Um exemplo é o financeiro, que mencionamos anteriormente. Sair da zona de conforto é uma maneira de superar esse obstáculo.
4. Excesso de burocracia
Infelizmente, a burocracia é um dos maiores fatores para a resistência. Isso acontece porque a inovação exige agilidade e praticidade, que são totalmente opostos à burocracia — que ainda existe não só no setor público, mas no privado.
5. Falta de alinhamento
A falta de alinhamento entre os setores e entre os colaboradores gera atrasos na inovação, principalmente se eles não só não estão alinhados, como estão envolvidos em algum tipo de disputa interna.
6. Comunicação ineficiente
A comunicação ineficiente está diretamente ligada à falta de alinhamento. Na verdade, uma gera a outra, criando um ciclo sem fim dentro da empresa.
7. Falta de compreensão da importância da inovação
Muitas empresas, principalmente as mais antigas, tendem a não ser abertas à inovação por acharem que já sabem a fórmula certa para se manter no mercado. Sabemos, entretanto, que essa crença já levou muitas empresas a passarem dificuldades financeiras justamente porque a inovação é hoje um dos principais fatores para a saúde financeira de uma empresa.
8. Falta de desenvolvimento de uma cultura orientada à inovação
A cultura colaborativa favorece o desenvolvimento da inovação nas empresas, pois todos estão envolvidos em um mesmo propósito: o de colaborar para o crescimento da companhia. O contrário disso é uma barreira à inovação.
9. Foco somente no retorno financeiro
O retorno financeiro deve ser sempre um dos norteadores de um negócio. Entretanto, a inovação muitas vezes gera retorno financeiro no longo prazo e outros tipos de retorno no curto e no médio prazo, como aumento de produtividade e redução de retrabalhos.
Uma das dificuldades dos gerentes que querem implementar a inovação é encontrar formas de provar o retorno que a adoção de uma nova tecnologia ou ferramenta pode trazer.
Outra barreira é que alguns tipos de inovação realmente geram altos custos de implementação, o que faz com que o caixa até opere no negativo por algum tempo, devido a gastos com treinamentos e compras de hardwares ou softwares — fora a alta probabilidade de alguma inovação dar errado.
10. Falta de recursos
A falta de recursos (humano ou material) é uma das barreiras principais, podendo até gerar desistências em implementar ou continuar um projeto de inovação.
11. Falta de liderança
Também são escassos no mercado os profissionais com habilidades gerenciais que tenham predileção por implementar a inovação em suas empresas, devido a todas as barreiras que mencionamos anteriormente.
As 5 melhores dicas para vencer as barreiras da inovação
Apesar de todos esses obstáculos, a inovação não só é necessária como primordial para o mercado atual. Separamos algumas dicas para derrubar essas barreiras com sucesso!
1. Pensar fora da caixa
Pensar em soluções criativas é uma ótima saída. Está com dificuldades de conseguir aprovação do setor financeiro? Pense em outras fontes externas para a captação de recursos.
2. Analisar riscos
Investir em inovação sempre gera riscos, pois a disrupção pode não sair do jeito que foi planejada. Um plano de gerenciamento de riscos diminui as chances da implementação dar errado.
3. Medir os resultados
Mesmo que o retorno financeiro não venha no curto prazo, mensurar e mostrar os resultados em outras áreas — como atração de novos talentos e aumento da percepção dos clientes sobre o negócio — aumenta a crença na inovação.
4. Investir em engajamento
Colaboradores engajados por meio da cultura organizacional conseguem ajudar melhor na implementação da inovação.
5. Incentivar a comunicação
A comunicação é fundamental para o sucesso da inovação. Estimular a participação de todos, mostrando o foco e os objetivos da inovação, e recolhendo feedbacks pode gerar bons resultados inesperados pela gerência.
A inovação gera inúmeras vantagens para as empresas. Apesar das barreiras para que faça parte do dia a dia dos negócios, ela deve ser implementada o quanto antes.
Para saber mais sobre os impactos da inovação digital e seus principais benefícios, separamos um artigo que mostra todos esses pontos. Acesse e veja mais!