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Como implementar novidades tecnológicas no setor público? Entenda aqui
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Como implementar novidades tecnológicas no setor público? Entenda aqui

Postado por Author Positivo Tecnologiaem 14 de fevereiro de 202214 de fevereiro de 2022
Como implementar novidades tecnológicas no setor público? Entenda aqui

A inovação no setor público é essencial para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Na era tecnológica, em que tudo está conectado e as coisas são feitas com agilidade e rapidez, não dá mais para manter a veia lenta e burocrática do governo. As novidades tecnológicas são primordiais para uma mudança de cenário.

Para entender melhor como funciona a implementação de novos recursos e ferramentas tecnológicas no setor público, conversamos com Rafael Leandro dos Santos, gerente comercial de governo da Positivo. Ao longo deste post, você vai entender melhor a importância, os desafios e o meio para superar a burocracia na adoção de novidades tecnológicas no setor público. Vamos lá?

Qual é a importância das novidades tecnológicas no setor público?

Muito se fala na lentidão e no excesso de burocracia no setor público. No entanto, esse é um problema que já deveria ter sido resolvido em todos os níveis, em todas as localidades. A tecnologia disponível hoje é suficiente para levar os serviços governamentais a um novo patamar.

É verdade que falar em otimização de processos e agilidade é um assunto frequente. Quando todos os órgãos públicos funcionarem com uma base tecnológica, porém, nada disso será um problema. Infelizmente, existem avanços relevantes que estão ficando de lado e que poderiam transformar os serviços públicos por meio das novidades tecnológicas.

Para Rafael, um aspecto cuja tecnologia tem um grande potencial de contribuir é a unificação de dados. Hoje, o brasileiro possui uma infinidade de documentos para diferentes finalidades — certidão de nascimento, carteira de identidade, cadastro de pessoa física, carteira de habilitação e assim por diante. Além disso, existe todo o registro de histórico escolar, médico e outros.

Com um sistema eficiente, é possível interligar todas essas informações. Com um cadastro único atualizado frequentemente, o cidadão pode ter todas as suas informações reunidas ao longo de sua vida inteira, desde o pré-natal até a sua melhor idade. E isso tudo pode ser utilizado pela inteligência artificial para otimizar serviços como atendimento médico e jurídico, por exemplo.

Assim como essa, existem diversas outras comodidades que podem ser proporcionadas. Com um aplicativo de monitoramento de hábitos, por exemplo, é possível otimizar questões de saúde e aumentar a qualidade de vida. Da mesma forma, o reconhecimento facial pode ser uma ferramenta importante para substituir a biometria em diversos serviços.

Em termos de sustentabilidade, as tecnologias do futuro têm muito a contribuir com as Smart Cities — ou cidades inteligentes. Muito mais conectadas, com fontes de energia limpa e um alto padrão de mobilidade urbana, elas precisarão de um governo equipado para proporcionar tudo isso.

Quais são os desafios que a tecnologia ajuda a superar no setor público?

Muitos são os fatores que proporcionam um ganho significativo relacionado à adoção de novidades tecnológicas. Hoje, já existem diversas iniciativas que estão sendo utilizadas para melhorar o desempenho do governo brasileiro. Como exemplo disso, temos:

  • iGovSP — a Rede Paulista de Inovação em Governo visa transformar a gestão do conhecimento promovendo a troca de experiências entre as secretarias estaduais;
  • TRE-SC — o Tribunal Eleitoral de Santa Catarina já possui diversas atividades automatizadas que agilizam a produtividade, melhoram a comunicação entre os servidores e o atendimento ao público;
  • hackathon — a iniciativa vem sendo adotada pela administração pública para obter soluções tecnológicas e criativas a partir de diferentes áreas de conhecimento em um curto período;
  • Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) — o planejamento prevê um aumento de 8% na produtividade nacional até 2025, por meio também da ampliação do uso de IoT.

Essas são apenas algumas das ações já desenvolvidas, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido em direção às tendências tecnológicas. Esses pequenos melhoramentos fazem toda a diferença no desempenho dos municípios, estados e até mesmo da União. O grande problema é que existem muitos percalços pelo caminho.

O primeiro deles está ligado ao comprometimento dos gestores eleitos para governar essas esferas. Quando a mentalidade dos governantes não está voltada para a inovação tecnológica, ela pode acabar não se tornando uma prioridade e, consequentemente, o resto fica um pouco mais difícil.

Quando esse não é o problema, ainda existe a questão da burocracia excessiva para realizar compras e licitações no setor público. Além de serem processos lentos, eles não facilitam em nada a introdução de novidades tecnológicas na administração.

Outro aspecto que merece ser mencionado é que a inovação é um tema pouco frequente nos planejamentos, logo, acaba ficando em segundo, terceiro, quarto plano. A consequência é que as transformações acabam ocorrendo de forma muito mais lenta.

Como reduzir as burocracias para implementar as novidades no setor público?

Segundo Rafael, a medida mais importante para superar as burocracias é apostar em parcerias que ajudem a agilizar o processo. Nesse sentido, a esfera privada tem uma participação importante, tanto no que se refere à expertise quanto ao próprio fornecimento de materiais e equipamentos que correspondam às necessidades do governo.

Aqueles órgãos que não querem ou não conseguem apoio, geralmente têm mais dificuldade em desenvolver seus projetos. No setor privado, a velocidade com que os projetos são implementados, corrigidos e extintos é muito maior, portanto, existe mais experiência envolvida, e isso pode ser um importante meio de conseguir agilizar as novidades na administração pública.

Além disso, o feedback que a esfera privada obtém dos usuários é muito mais próximo e frequente do que ocorre na esfera pública. Logo, há um conhecimento de mercado que faz toda a diferença. A implementação da tecnologia mexe, principalmente, com algo que é cultural para as pessoas. Por isso é importante ampliar a visão.

A tecnologia é um recurso importante e que está disponível para todos. No entanto, é primordial que o setor público faça dela uma fonte de transformações que resulte em benefícios reais, como o aumento da eficiência e da agilidade governamental.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como levar as novidades tecnológicas para o seu órgão de atuação, chegou a hora de ir ainda mais fundo no assunto. Converse com a gente e deixe-nos ajudar!

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