![[INFOGRÁFICO] Onshore vs. Offshore: o que é melhor para o seu outsourcing de TI?](https://www.meupositivo.com.br/panoramapositivo/wp-content/uploads/2018/04/offshore-1.jpg)
O outsourcing de TI é uma terceirização estratégica que permite que os colaboradores de uma empresa dediquem sua atenção às atividades centrais do negócio, enquanto responsabilidades de tecnologia ficam nas mãos de especialistas externos, que podem estar offshore ou onshore, dentro ou fora do país, respectivamente.
Para decidir se o melhor é o outsourcing offshore ou onshore, é recomendável considerar alguns critérios. E vamos comparar esses dois modelos aqui. Confira:
Custo do outsourcing e valor agregado
Normalmente, o offshore terá um custo menor que o onshore, tanto na questão de infraestrutura, que é entregue principalmente por empresas dos EUA, como na contratação de técnicos de alto nível em países como Índia, China e Rússia.
Cultura, idioma e definição de SLAs
Uma das principais vantagens do outsourcing de TI onshore é que a empresa e o fornecedor compartilharão a mesma cultura e idioma, o que pode facilitar a comunicação e a definição de acordos de nível de serviço, os SLAs.
Domínio da legislação brasileira
Outro ponto em que o onshore sai na frente está relacionado à legislação brasileira, principalmente quando os serviços terceirizados esbarram na questão do Marco Civil da Internet, que determina o armazenamento de informações e a responsabilidade sobre os dados.
Disponibilidade do suporte
Ainda que quase todos fornecedores entreguem suporte em tempo integral para assuntos mais críticos, é importante considerar a questão do fuso horário para verificar a disponibilidade de empresas offshore para reuniões e suporte durante o horário comercial do Brasil.
E agora que você já sabe as principais diferenças entre o outsourcing de TI offshore e o onshore, que tal compartilhar esse comparativo no Facebook e no Linkedin?
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