A revolução do Cloud Computing trouxe de carona diversas novas formas de modelos de negócio e disponibilização de serviços de maneira escalável que são representados por siglas como SaaS, IaaS, PaaS e HaaS. Mas essa sopa de letrinhas pode parecer um pouco confusa e, por isso, desenvolvemos este conteúdo para explicar, a diferença entre esses termos. Confira!
O que é Software as a Service (SaaS)?
SaaS é a disponibilização de um software como um serviço, em oposição ao modelo tradicional de venda de licenças e unidades. O usuário paga uma assinatura apenas enquanto utiliza o produto. Google Drive e Office 365 são exemplos de SaaS.
O que é Infrastructure as a Service (IaaS)?
O modelo de infraestrutura como serviço é a terceirização de servidores e data centers tradicionais para um fornecedor externo que, usualmente, disponibiliza tudo de forma escalável pela nuvem. A Amazon Web Services (AWS) e a Microsoft Azure são exemplos disso.
O que é Platform as a Service (PaaS)?
Considerado um meio termo entre IaaS e SaaS, o PaaS é a disponibilização de uma plataforma de desenvolvimento, testes e implementação de aplicações de forma simplificada, sem a necessidade de configurar uma infraestrutura. O Red Hat OpenShift é um exemplo.
O que é Hardware as a Service (HaaS)?
O HaaS pode ser usado em dois contextos. Como serviço gerenciado, que é contratação de equipamentos físicos mediante pagamentos regulares; e no Cloud Computing significa a contratação e disponibilização de hardware remotamente pela nuvem. O AWS possui serviços de HaaS.
E agora que você já sabe o que é e quais as diferenças entre SaaS, IaaS, PaaS e HaaS, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!
new RDStationForms(‘formulario-infografico-saas-iaas-paas-e-haas-c877d26322aae625d619-html’, ‘UA-40608185-7’).createForm();
Bom dia, Ótimo artigo, usei ele para um trabalho escolar, e ficou sem autor… depois Atualiza..
Abraço Sucesso!