Com a transformação digital, a melhoria da área de tecnologia das empresas se tornou uma atividade-chave para o desenvolvimento do negócio. Afinal, a constante atualização dos equipamentos e softwares é fundamental para o sucesso do empreendimento.
Assim, modernizar o setor de TI é de extrema importância para quem quer otimizar seus resultados. Dessa forma, é preciso estar atento ao que há de mais inovador no mercado e, com isso, obter vantagem competitiva.
Ficou interessado? Então veja a seguir as tendências de TI para 2022 e saia na frente!
Terceirização de TI
A locação de equipamentos e a contratação de prestadores de serviços de TI estão mais em alta que nunca. Seja para suprir a demanda por profissionais de tecnologia ou a constante necessidade de responder à evolução acelerada da área, seu crescimento não deve parar.
Quanto às funções de programação, suporte e manutenção, a terceirização responde à falta de mão de obra especializada no mercado. Essa carência ocorre principalmente diante de novas soluções, para as quais é difícil encontrar pessoal com conhecimento aprofundado.
Já atualizar os dispositivos corporativos a cada inovação que surge exige investimentos constantes. Desse modo, o aluguel é uma alternativa que garante essa renovação sem tantos custos. A calculadora parque tecnológico da Positivo compara essas situações e oferece um panorama para entender esse cenário na sua empresa.
Investimento em cibersegurança
Desde a criação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em 2018, a preocupação com a cibersegurança vem crescendo. Afinal, essa legislação deu visibilidade à quantidade de golpes e vazamentos de dados digitais, levando tais informações ao conhecimento dos usuários.
Por outro lado, a comodidade ou a necessidade acarretaram um aumento no volume de transações online. Tudo isso tornou fundamental a adoção pelas empresas de práticas preventivas para garantir a confiabilidade de suas operações para seus clientes.
Visando evitar problemas, novas e robustas tecnologias de proteção — softwares automatizados de validação de credenciais, Blockchain, EDRs etc. — estão sendo aprimoradas. Nesse cenário, uma das principais tendências de TI para 2022 é o maior investimento nessa área para adotar tais ferramentas.
Hiperautomação
Não é de hoje que soluções de automação robótica de processos e sistemas autogerenciados estão realizando tarefas de trabalho repetitivas e burocráticas nas empresas sem a intervenção humana. Entretanto, como uma das tendências de TI para 2022, a hiperautomação eleva o patamar disso.
Ferramentas cada vez mais integradas e independentes — apoiadas por IOT, Inteligência Artificial, Deep e Machine Learning — surgem, capazes de modificar seus algoritmos sem a necessidade de qualquer atualização externa em sua programação.
Assistentes de voz
Os chatbots e assistentes virtuais de relacionamento são uma realidade no atendimento de clientes em diversos canais de contato. Agora, o que coloca essa tecnologia entre as tendências de TI para 2022 é a ampliação do uso da voz.
Além dessa finalidade, gadgets voltados a comandos vocais também estão sendo aplicados para:
- acionar aplicativos no smartphone;
- acessar informações;
- iniciar ações automatizadas;
- fazer compras;
- agendar horários em prestadores de serviço.
A ampliação da utilização dessas soluções se deve à melhoria de sua performance, com respostas personalizadas e elementos de linguagem melhor ajustados, que possibilitam uma interação mais natural.
Ampliação do uso da Inteligência Artificial
Muitas das tendências de TI para 2022 são impactadas pela Inteligência Artificial (IA) e essa é só uma pequena parcela do potencial de tal tecnologia. Desde a experiência do cliente até a tomada de decisão estratégica, esses sistemas estão sendo alocados em cada vez mais ferramentas.
Além disso, sua capacidade autônoma de aprender, se adaptar, agir e reagir está se desenvolvendo como nunca. Atualmente, a IA já consegue criar e atualizar códigos de software ou interagir de uma maneira natural com as pessoas.
Nesse sentido, quem investir em soluções que usufruam de suas funcionalidades deve alcançar uma grande vantagem competitiva, imprescindível para qualquer negócio hoje em dia.
Soluções Cloud Native
O trabalho remoto ou híbrido fez o uso da Cloud Computing se expandir. Entretanto, nem todos os aplicativos e softwares de negócio são compatíveis com essa infraestrutura de TI, limitando a completa transição em algumas empresas.
Desenvolvedores estão trabalhando para criar ou adaptar soluções e plataformas já em nuvem. Assim, não há a transferência e sim a reconstrução de programas nessa arquitetura de forma nativa, permitindo ao empreendimento obter vantagens como:
- recursos disponíveis de qualquer lugar e a toda hora;
- escalabilidade capaz de acompanhar o crescimento da organização;
- rapidez de resposta e alta performance digital.
Ascensão dos dados
Amparar as escolhas em cenários, estatísticas e probabilidades reduz riscos, bem como otimiza o investimento de recursos. Considerando o momento econômico atual, essas vantagens não podem ser desperdiçadas.
Big Data Analytics e Business Intelligence proporcionam às empresas coleta, tratamento, organização e análise de dados mais eficientes do que nas antigas planilhas. Tanto o volume de informações processadas quanto a capacidade associativa que tais ferramentas apresentam são superiores.
Portanto, o contexto desencadeia o aumento na busca por essas tecnologias para:
- antecipar padrões de mercado;
- entender o comportamento do cliente;
- prever oportunidades e ameaças.
Mundos virtuais
Desde o surgimento de jogos com interação entre o real e o virtual, esse modelo de simulação só tem sido ampliado. Agora, devido ao anúncio do metaverso, essa crescente não pode ficar de fora das tendências de TI para 2022.
Realidade aumentada — que sobrepõe elementos fictícios em ambientes físicos — e realidade virtual — que cria espaços completamente digitais — estão sendo aperfeiçoadas para abranger situações pessoais ou profissionais do dia a dia.
Nesse sentido, toda uma nova economia deve surgir. Nela serviços são prestados, produtos que só existem em formato eletrônico são comercializados e pagamentos são efetuados por meio de criptomoedas. O impacto disso ainda é imprevisível, mas mostra ser lucrativo para os negócios que agirem logo.
Foco em experiência
A valorização da experiência do cliente e do colaborador são objeto de aprimoramento das práticas empresariais a algum tempo. Diante da aceleração da transformação digital, o foco desse processo passou a ser a usabilidade e a interatividade das soluções virtuais que atendem a esses grupos.
Para isso, os empreendimentos devem otimizar o design e a conectividade em softwares, assim como modernizar a sua estrutura de hardwares. Os efeitos dessas melhorias tendem a agradar esses públicos.
As soluções da Positivo ajudam a sua empresa a adotar essas tendências de TI para 2022 e sair na frente da concorrência. Afinal, na competição pelo mercado digital, ter a melhor infraestrutura cria a base para alcançar resultados sólidos.
Não perca mais tempo, entre em contato conosco e descubra tudo o que podemos oferecer para sua empresa se destacar!