Utilizar o potencial dos smartphones com aplicativos para organizar a rotina é uma das maneiras mais inteligentes de ser produtivo nos dias de hoje. A ideia é evitar que você perca compromissos ou se esqueça de tarefas.
Na dúvida, anote-as no dispositivo que está sempre à mão: o smartphone. As opções de serviços disponíveis para essa finalidade são inúmeras e contemplam itens gratuitos e pagos. Aqui, listamos os melhores apps gratuitos que você pode baixar, instalar e começar a utilizar hoje mesmo para organizar o seu dia.
Disponível no mercado já há alguns anos, o Evernote é um app consagrado no mercado. A ideia dele é permitir que os usuários tomem notas e criem listas de verificação ou de tarefas. Salvar link e vincular arquivos de imagem, áudio e vídeo também é uma possibilidade.
Todos os dados ficam salvos na nuvem e podem ser acessados tanto pelo smartphone quanto pelo PC. Além disso, é possível sincronizar as informações com as contas de outras pessoas. Para aqueles que quiserem investir em uma conta premium, há recursos extras.
Clique aqui para baixar o app Evernote para Android
Oura solução bastante útil para a sua rotina é o Google Keep. Sua principal vantagem é o fato de ser completamente integrado a todas as ferramentas do Google, como Gmail, Google Agenda e Contatos. Sua funcionalidade é simples: servir como um local em que é possível fazer anotações e marcar lembretes.
O app permite ainda que os usuários editem imagens e adicionem arquivos de áudio às anotações. Também é possível acessar seus recursos pelo PC ou pelo smartphone. Completamente gratuito, é uma das alternativas mais recomendadas para quem nunca utilizou apps do gênero.
Clique aqui para baixar o app Google Keep para Android
A Microsoft também disponibiliza um aplicativo similar para os usuários: o OneNote. Seu principal diferencial está na integração com a suíte de aplicativos Office (que reúne apps como Word, Excel e Power Point), o que facilita bastante o seu uso em empresas e mesmo no dia a dia dos consumidores.
Caso seus amigos também tenham uma assinatura do pacote Office, é possível compartilhar todos os dados com eles de forma simultânea. Embora a usabilidade do serviço seja menos intuitiva, o bom número de recursos do OneNote faz dele uma das opções mais interessantes para quem utiliza a combinação Windows e Android.
Clique aqui para baixar o app Microsoft OneNote para Android
Baseado nas técnicas do quadro Kanban, o Trello é um dos serviços mais completos para a organização de fluxos de trabalho, projetos e tarefas pessoais. A ideia aqui é ordenar as tarefas em cartões e compartilhar o conteúdo com outros usuários.
Em tempo real, todos os membros do grupo sabem qual é o status de cada tarefa. O serviço é gratuito e oferece versão para desktop e também para Android. O maior mérito do serviço é a simplicidade da sua interface. Se você se acostumar a utilizá-lo, dificilmente abrirá mão desse método.
Clique aqui para baixar o app Trello para Android
Por fim, encerramos nossa lista com um dos mais tradicionais organizadores de tarefas: o Wunderlist. Ele passou por diversas transformações ao longo dos anos, mas hoje se apresenta como um organizador de listas colaborativo.
Similar ao Google Keep, ele apresenta uma interface mais moderna e também permite a adição de arquivos de diversos formatos. Como diferencial, ele permite conversas dentro de projetos e delegação de tarefas. Alguns recursos são pagos, mas a versão gratuita dá conta do recado para a maioria das pessoas.