Os roteadores Wi-Fi praticamente substituíram por completo o uso de cabos de rede para propagação de internet. Em residências, é cada vez menor o número de pessoas que recorrem aos fios para transmitir a internet. No entanto, muita gente não se dá conta de que existem alguns objetos que prejudicam a conexão Wi-Fi.
Se o sinal na sua casa está instável, mesmo estando relativamente próximo ao roteador, talvez alguns desses elementos possa estar atrapalhando a propagação. Nesse artigo, listamos cinco elementos comuns à muitos lugares que podem interferir no sinal antes que ele chegue até o seu smartphone ou computador.
Você tem muitos espelhos na sua casa? As superfícies metálicas são altamente refletoras, podendo ser úteis para espalhar o sinal pelo ambiente. Entretanto, dependendo do posicionamento do espelho, pode ser que ele tenha se tornando um vilão do seu sinal Wi-Fi.
Certifique-se de que não há nenhum espelho de frente para o roteador. Nesse caso, o sinal pode ser vítima de um efeito do tipo “bate-e-volta”, não sendo propagado corretamente pelo ambiente. O grande culpado não é nem o espelho em si, mas sim o revestimento de metal que está na parte traseira da maioria dos espelhos.
A água também pode ser considerada uma barreira natural para o sinal Wi-Fi. Em teoria, quanto maior for a concentração de líquido, maior é a interferência. Em uma praia ou em uma piscina isso não ocorre de forma tão acentuada porque se trata de um ambiente aberto, com maior facilidade de propagação do sinal.
Porém, dentro de casa a coisa muda de figura. Nesse caso, um dos vilões que concentra muita água em um só lugar são os aquários. Eles não devem ficar próximos a roteadores ou em linha reta com eles, caso contrário é bem provável que você tenha problemas.
Os fornos de micro-ondas e os telefones fixos sem fio também podem atrapalhar o sinal de Wi-Fi na sua casa. Isso porque muitos deles operam na frequência de 2,4 GHz, a mesma da rede Wi-Fi utilizada na maioria dos roteadores. Aos poucos, os modelos mais novos de roteador, os do tipo dual-band, passam a resolver esse problema operando na faixa dos 5 GHz.
Certifique-se de que o seu roteador é compatível com essas duas faixas e, se possível, mude para a segunda. Nela você não estará sujeito a interferências de outros eletrônicos, como alto-falantes e até mesmo câmeras de segurança, deixando seu ambiente mais “limpo” para a propagação de sinal.
Não é segredo para ninguém que as paredes são obstáculos naturais para a propagação do sinal Wi-Fi. No entanto, alguns materiais geram mais interferência do que outros. Por exemplo, as paredes de tijolo são menos densas no que diz respeito à absorção da radiofrequência se comparadas às paredes de concreto ou gesso.
Outro vilão do sinal Wi-Fi é o banheiro, especialmente por conta dos azulejos. Você já deve ter percebido que quando o banheiro está fechado o sinal não se propaga tão bem quanto em outros cômodos da casa. Para evitar problemas, evite deixar o roteador em ambientes muito fechados.
Alguns modelos de telas LCD podem emitir uma corrente harmônica, ou seja, uma corrente elétrica capaz de causar distorções na onda de um sinal. Para quem usa a internet na frequência de 2,4 GHz, as chances de que isso aconteça são ainda maiores.
Nesse caso, a solução é mudar a frequência para 5 GHz. Se o seu roteador ainda não for compatível e você estiver enfrentando problemas como esse, considere comprar um modelo novo. Apenas fique atento ao fato de o seu smartphone ser compatível ou não com essa faixa de frequência, pois alguns modelos mais antigos não são.