Agora você pode baixar fotos e vídeos antigos no WhatsApp

Um novo recurso do WhatsApp deve agradar os usuários que costumam apagar as imagens do mensageiro com muita frequência. A partir da versão 2.18.106 do app para Android, existe uma maneira de como baixar fotos e vídeos antigos no WhatsApp.

A ideia é a seguinte: muitas pessoas, para evitar acumular imagens desnecessárias na memória do aparelho, têm o hábito de fazer uma limpa nos arquivos periodicamente. Porém, se você precisar de uma imagem que recebeu, mas apagou, ela ficava indisponível para sempre. A partir de agora, você poderá voltar no chat e fazer o download novamente.

®GIPHY

Como baixar fotos e vídeos antigos

O WhatsApp não informou oficialmente por quanto tempo é possível fazer o download das imagens, mas em testes realizados por nós foi possível baixar imagens enviadas há mais de quatro meses. Portanto, é tempo suficiente para que você possa fazer uma limpeza periódica na memória do seu aparelho sem ter medo de perder alguma coisa.

Vale lembrar, no entanto, que caso quem enviou a mensagem apague-a do chat, então nesse caso ela não vai estar mais disponível para download. Com essas considerações feitas, vamos ao simples passo a passo para que você possa aprender a como baixar fotos e vídeos antigos no WhatsApp:

Passo 1: tudo o que você precisa fazer é voltar na conversa onde está a imagem que você deseja baixar novamente. Você pode utilizar a busca para encontrar mensagens ou assuntos próximos dessas imagens, caso se recorde.

Passo 2: todas as imagens apagadas estarão borradas e uma seta indicará a disponibilidade para download.

Passo 3: basta tocar sobre a imagem/vídeo e pronto, você acaba de baixar novamente a imagem para o seu smartphone. Simples, rápido, prático e sem segredos.

Segurança em jogo

O fato de ser possível fazer o download dessas imagens, mesmo depois de muito tempo, indica que o WhatsApp mantém armazenadas por um longo período as imagens que você envia e recebe pela plataforma. Até então, o conteúdo era mantido por cerca de 30 dias, mas agora já se sabe que o prazo mínimo é de pelo menos 120 dias.

Apesar de manter as imagens em seus servidores, é importante ressaltar que o WhatsApp conta com um sistema de criptografia de ponta a ponta. Ou seja, isso significa que intermediários, como o próprio WhatsApp, não têm acesso ao conteúdo de suas mensagens ou imagens, apenas aos metadados delas.

A criptografia completa só pode ser feita por uma das pontas: remetente ou destinatário. Isso torna o mensageiro uma das ferramentas de comunicação mais seguras da atualidade. Mesmo que um governo ou a justiça de um país determine a quebra de sigilo das mensagens, ainda assim o WhatsApp não teria como abrir os arquivos para acessar o seu conteúdo.

Ainda segundo o site WABetaInfo, uma das principais referências no mundo em notícias sobre o mensageiro, esse recurso também estará disponível no WhatsApp Business.

Fonte(s): WABetaInfo

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.