Um novo recurso do WhatsApp deve agradar os usuários que costumam apagar as imagens do mensageiro com muita frequência. A partir da versão 2.18.106 do app para Android, existe uma maneira de como baixar fotos e vídeos antigos no WhatsApp.
A ideia é a seguinte: muitas pessoas, para evitar acumular imagens desnecessárias na memória do aparelho, têm o hábito de fazer uma limpa nos arquivos periodicamente. Porém, se você precisar de uma imagem que recebeu, mas apagou, ela ficava indisponível para sempre. A partir de agora, você poderá voltar no chat e fazer o download novamente.
O WhatsApp não informou oficialmente por quanto tempo é possível fazer o download das imagens, mas em testes realizados por nós foi possível baixar imagens enviadas há mais de quatro meses. Portanto, é tempo suficiente para que você possa fazer uma limpeza periódica na memória do seu aparelho sem ter medo de perder alguma coisa.
Vale lembrar, no entanto, que caso quem enviou a mensagem apague-a do chat, então nesse caso ela não vai estar mais disponível para download. Com essas considerações feitas, vamos ao simples passo a passo para que você possa aprender a como baixar fotos e vídeos antigos no WhatsApp:
Passo 1: tudo o que você precisa fazer é voltar na conversa onde está a imagem que você deseja baixar novamente. Você pode utilizar a busca para encontrar mensagens ou assuntos próximos dessas imagens, caso se recorde.
Passo 2: todas as imagens apagadas estarão borradas e uma seta indicará a disponibilidade para download.
Passo 3: basta tocar sobre a imagem/vídeo e pronto, você acaba de baixar novamente a imagem para o seu smartphone. Simples, rápido, prático e sem segredos.
O fato de ser possível fazer o download dessas imagens, mesmo depois de muito tempo, indica que o WhatsApp mantém armazenadas por um longo período as imagens que você envia e recebe pela plataforma. Até então, o conteúdo era mantido por cerca de 30 dias, mas agora já se sabe que o prazo mínimo é de pelo menos 120 dias.
Apesar de manter as imagens em seus servidores, é importante ressaltar que o WhatsApp conta com um sistema de criptografia de ponta a ponta. Ou seja, isso significa que intermediários, como o próprio WhatsApp, não têm acesso ao conteúdo de suas mensagens ou imagens, apenas aos metadados delas.
A criptografia completa só pode ser feita por uma das pontas: remetente ou destinatário. Isso torna o mensageiro uma das ferramentas de comunicação mais seguras da atualidade. Mesmo que um governo ou a justiça de um país determine a quebra de sigilo das mensagens, ainda assim o WhatsApp não teria como abrir os arquivos para acessar o seu conteúdo.
Ainda segundo o site WABetaInfo, uma das principais referências no mundo em notícias sobre o mensageiro, esse recurso também estará disponível no WhatsApp Business.
Fonte(s): WABetaInfo