Positivo do seu jeito

Dicas

5 funções do Google Maps que você precisa conhecer para usar em viagens

20 de novembro de 2018

por: MKT Positivo

O Google Maps é, sem sombra de dúvidas, o mais completo serviço do gênero que existe na atualidade. Além da precisão e da cobertura de praticamente todos os cantos do planeta, existem funções do Google Maps que podem facilitar a sua vida, especialmente em viagens.

São recursos que vão ajudar você a descobrir lugares, economizar o plano de dados ou ainda ter acesso a serviços, como reservas de hotéis e restaurantes. Mas será que você conhece todas essas opções disponíveis?

Neste artigo, mostraremos para você cinco funções importantes do serviço que você precisa conhecer para tornar as suas viagens ainda mais divertidas. Vem com a gente!

®GIPHY

1. Google Maps offline

Quando viajamos para outras cidades ou outros países, nem sempre temos acesso a uma internet com a mesma qualidade. Há locais onde o sinal é precário enquanto outros são apenas incompatíveis com a nossa operadora. Não é por falta de internet que você ficará sem acessar os mapas do destino para onde você está indo.

No menu lateral do Google Maps, selecione a opção “Mapas offline”. Depois, é só escolher a área que você deseja baixar e pronto. Quanto maior a área, maior o espaço em disco ocupado pelo mapa, portanto evite fazer downloads desnecessários. A dica é fazer isso antes de viajar, usando a rede Wi-Fi da sua casa.

2. O que há nas redondezas?

Outra função interessantíssima para ser usada em viagens é o recurso “Conheça a área”. Ele permite que você veja recomendações de locais para ir nas proximidades de onde você está. A lista inclui bares, restaurantes, cafés, pontos turísticos e até mesmo eventos, se eles estiverem disponíveis.

Você pode encontrar todas essas opções tocando sobre o recurso “Explorar”. Para aqueles que mantém o histórico de localizações ativado, o Google utiliza essas informações para propor sugestões mais personalizadas. Por exemplo, se você gosta de bares, verá mais sugestões desse tipo do que de restaurantes.

3. Acesse mapas internos de estabelecimentos

Esse recurso é relativamente novo no Brasil, estando presente apenas nas grandes cidades, mas é amplamente utilizado na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos. Dentro de alguns shopping e aeroportos é possível ter acesso a um mapa de onde estão os estabelecimentos também na parte interna.

Dessa forma, fica muito mais fácil encontrar lojas específicas, além de banheiros, centrais de informações ou qualquer outro serviço que você esteja procurando. Em aeroportos, o recurso permite ainda encontrar portões de embarque e salas VIP de companhias aéreas. Sem dúvida, uma ajuda e tanto na palma da sua mão.

4. Faça reservas em hotéis

Você pode usar o Google Maps não apenas para localizar hotéis em uma determinada região, mas também para reservá-los. Ao encontrar os hotéis que você procura em uma cidade, toque sobre eles para ter acesso a outras informações mais detalhadas, como o valor da estadia em datas específicas.

Esse serviço não é provido pelo Google, mas sim por sites parceiros, como Booking, a Decolar ou o Kayak. Dessa forma, ao escolher o hotel desejado, você será redirecionado para o site de um parceiro de forma que possa realizar o procedimento de reserva. Trata-se de uma opção imprescindível para localizar hotéis quando você está de passagem por uma cidade.

5. Compartilhe a sua localização

O Google Maps permite que os usuários enviem em tempo real para os amigos a sua localização em uma determinada cidade. Isso pode ser feito de duas maneiras, ambas disponíveis no menu do app. Se você optar por “Compartilhar local” será enviada a localização exata de onde você está para outro contato.

Agora, se você optar por “Compartilhar viagem”, seu amigo poderá ver em tempo real o trajeto percorrido. Essa função é especialmente interessante para quem viaja de carro e quer manter amigos e familiares bem-informados com relação aos avanços feitos no percurso. Em ambos os casos, é preciso estar com a localização ativa.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.