como-usar-o-google-maps-no-modo-realidade-aumentada

Como usar o Google Maps no modo realidade aumentada

O Google Maps liberou recentemente para os usuários brasileiros um modo de realidade aumentada. A ideia é que durante os trajetos feitos a pé, na tela do celular sejam exibidas informações extras sobre os estabelecimentos à medida que você passa por eles.

O recurso de realidade aumentada não é exatamente um novidade, uma vez que ele já havia sido anunciado pelo Google há mais de um ano, durante a conferência Google I/O, realizada nos Estados Unidos em maio de 2018. Vamos aprender a como utilizar mais essa novidade?

como-usar-o-google-maps-no-modo-realidade-aumentada

®GIPHY

Mudando a maneira como interagimos com os mapas

Antes de tudo, é importante ressaltar que você precisa ter muito cuidado para utilizar os recursos de realidade aumentada dos mapas do Google. A razão para esse alerta é simples: durante o trajeto, a câmera estará aberta o tempo todo e você estará olhando para a tela.

Por isso, é preciso ficar alerta aos sinais de trânsito, aos demais pedestres e aos obstáculos que surgirem no caminho, como degraus, postes e placas. Dito isso, vamos conhecer mais detalhes desse recurso e descobrir como tirar proveito dele.

Importante ainda: vale lembrar que esse recurso não está disponível para todos os usuários. O Google já iniciou a liberação da ferramenta, mas a disponibilidade se dá em ondas. Portanto, caso você tente utilizar o recurso e não consiga, tenha paciência: em breve ele estará habilitado no seu smartphone.

  • Passo 01: Abra o aplicativo Google Maps.
  • Passo 02: Trace uma rota de um ponto a outro na cidade. Escolha a opção de fazer o trajeto a pé.

como-usar-google-maps-modo-realidade-aumentada-01

  • Passo 03: Se o recurso estiver disponível para sua conta, na parte inferior da tela surgirá uma opção chamada “RA”.
  • Passo 04: Toque sobre ela e comece o trajeto.

como-usar-google-maps-modo-realidade-aumentada-02

Agora, basta direcionar a câmera para os prédios, monumentos e estabelecimentos existentes ao longo do trajeto. Tanto as placas, sinalizando os nomes das ruas, quanto as setas, indicando a direção para onde ir, aparecem na tela.

Ao longo do caminho, pode ser que pontos turísticos e estabelecimentos comerciais disponibilizem informações extras. Elas surgirão na tela e poderão auxiliá-lo a tomar decisões ou mesmo a conhecer mais detalhes sobre os locais – tudo isso sem precisar tocar em nada para buscar mais conteúdo.

Aumento no consumo de bateria

Embora o recurso seja bastante futurista, a sua aplicabilidade ainda tem algumas limitações. Isso porque nem todos os locais ainda tem informações extras para exibir, de forma que o que temos é um mapa em tempo real com a indicação de distâncias e direções.

Quando a câmera é apontada para baixo, o aplicativo sai do modo realidade aumentada. A ideia é economizar bateria quando não há nada para ser mostrados. Aliás, em termos de consumo de energia, o recurso de realidade aumentada “castiga” bastante o celular – muitos minutos em realidade aumentada significam um consumo de energia bem acima da média.

Vale lembrar que o recurso de realidade aumentada no Google Maps ainda está em fase inicial e, portanto, alguns bugs podem ser percebidos pelos usuários.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR

Como citar uma pesquisa do Wikipedia segundo a ABNT?

Tudo o que você precisa saber sobre bluetooth

Como fazer lives exclusivas para melhores amigos no Instagram

Como diminuir o tamanho de um arquivo em PDF?

Como descobrir se um site está fora do ar?

Como funcionam os direitos de uso de imagens no Google?

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.