Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Quad-core, dual-core ou Celeron: qual processador de notebook escolher?

Entre os muitos itens que devem ser observados nas especificações técnicas de um notebook, um deles é o processador. Esse componente é o principal responsável por fazer com que a máquina efetivamente tenha o poder de realizar um número maior de tarefas em menos tempo.
Para compreender qual é o tipo de processador mais adequado para as suas necessidades, antes de tudo precisamos entender um pouco mais sobre as funções que ele executa – e quais são as alternativas disponíveis. Quad-core, dual-core ou Celeron, o que esses termos significam? Vamos aprender!

O que é um processador?

Fazendo uma analogia com o corpo humano, o processador pode ser considerado o cérebro do computador. É esse o componente responsável por interagir com todos os instalados, colocando em prática operações que tornem possível a exibição de uma interface como resposta aos comandos do usuário.
Os processadores são construídos com bilhões de transistores e colocados diretamente na placa-mãe do notebook. No passado, eles contavam com apenas um núcleo de processamento, mas com o passar do tempo foram criados modelos com mais núcleos. Assim, nasceram nomenclaturas como “dual core” (dois núcleos) e “quad core” (quatro núcleos).

Dual core x quad core: entenda as diferenças

Em teoria, quanto maior o número de núcleos, melhor será a capacidade de processamento de uma máquina. Dizemos “em teoria” pois esse não é o único elemento a ser considerado nessa equação. A geração do processador, a quantidade de memória RAM, a capacidade de armazenamento ou o tipo de dispositivo utilizado para salvar dados (HD ou SSD) também têm influência no resultado.
Na prática, um número maior de núcleos significa que mais tarefas podem ser realizadas ao mesmo tempo, sem que isso represente uma queda de desempenho. Em um processador com dois núcleos, cada núcleo pode executar uma ação de forma simultânea, o que torna a máquina mais rápida. Um exemplo: ouvir música e navegar na internet ao mesmo tempo sem nenhum travamento ou atraso no tempo de resposta.
A mesma lógica se aplica aos processadores de quatro núcleos. Aqui, falamos da possibilidade de quatro tarefas serem executadas de forma simultânea, sem que isso resulte em comprometimento de performance. Em outras palavras, aqueles que buscam máquinas para realizar múltiplas ações de forma simultânea perceberão mais vantagens se escolherem modelos de notebook com essas características.

Celeron: ideal para uso diário

E onde entra o termo Celeron nessa história? Essa nomenclatura diz respeito a uma linha de processadores fabricados pela Intel cuja principal característica era o fato de terem apenas um núcleo. Você pode estar se perguntando: “se os processadores Celeron têm apenas um núcleo, então eles são inferiores aos dual-core e quad-core?” Não necessariamente.
Os processadores da linha Celeron foram criados para uso cotidiano, especialmente em máquinas que são utilizadas para rodar aplicativos mais simples, como programas de escritório ou o navegador para acesso à internet. Se por um lado o desempenho é ligeiramente inferior ao dos modelos com dois ou quatro núcleos no processador, por outro o consumo de energia também é menor, o que resulta em baterias com maior durabilidade.
Posteriormente, a Intel lançou novos modelos da linha Celeron com dois núcleos, similares portanto aos dual-core, mas preservando as suas características essenciais, em especial a de menor consumo de energia. Portanto, optar hoje entre um Celeron ou um dual-core, na prática não traz muitas diferenças.

Qual é o processador ideal para o meu notebook?

A resposta para essa pergunta depende das suas necessidades de uso. Um notebook com processador quad-core provavelmente terá um desempenho melhor do que um modelo dual-core. Entretanto, ele também custará um pouco mais caro e é justamente aí que você deve analisar: “eu realmente preciso de um computador com mais desempenho?” Em muitos casos, a resposta é “não”.
Se o seu perfil de usuário é do tipo que executa apenas os aplicativos padrão de escritório, como o Microsoft Word, Excel e Power Point e acessa a internet, um computador com processador dual-core ou Celeron pode se mostrar um investimento mais interessante. Máquinas com essas características custam menos e costumam ser mais leves. É o notebook perfeito para quem faz trabalhos escolares ou apenas relatórios do trabalho.
Por outro lado, quem busca máquinas que possam executar aplicativos que requeiram maior capacidade de processamento, como editores de imagem e vídeo ou certos tipos de jogos, deve dar preferência aos modelos com processadores de quatro núcleos. Eles custam um pouco mais, mas o investimento facilmente se justifica pelo retorno em termos de desempenho.

Conheça a linha de notebooks dual-core e quad-core da Positivo

A Positivo conta com uma linha completa de produtos para atender os consumidores tanto entre os modelos dual-core quanto entre os quad-core. Na nossa loja online você encontra mais de uma dezena de opções com essas características. Entre elas, destacamos os seguintes modelos:

Notebook Positivo Q464C Motion Intel Atom Quad-Core


Este modelo vem equipado com processador Intel Atom Quad-Core, 64 GB de espaço de armazenamento, 4 GB de RAM e sistema operacional Windows 10 Home. Com tela de 14,1 polegadas, ele traz ainda as exclusivas teclas Netflix, Deezer e YouTube para acesso rápido a esses serviços.

Notebook Positivo 2 em 1 Duo C464C Intel Celeron Dual-Core


Este modelo vem equipado com processador Intel Celeron Dual-Core, 64 GB de espaço de armazenamento, 4 GB de RAM e sistema operacional Windows 10 Home. Com tela de 11,6 polegadas, ele tem display touch (podendo ser utilizado também como um tablet) e vem acompanhado de uma caneta stylus.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter