Positivo do seu jeito

Tendências

Substituído pelo celular: 5 itens que perderam a utilidade com a chegada dos smartphones

12 de dezembro de 2019

por: MKT Positivo

Quantas funções o seu smartphone é capaz de executar hoje? Quem é um pouco mais velho certamente cresceu vendo muitos itens serem substituídos pelos celulares.

Hoje, muitos deles ainda existem, mas estão longe do sucesso que fizeram no passado. Como hoje praticamente todos os brasileiros em idade adulta têm um celular, é bem provável que muitos desses objetos específicos tenham um mercado bastante restrito.

substituido-pelo-celular-itens-perderam-a-utilidade-com-chegada-celular
®GIPHY

1. MP3 Player

Ainda há quem tenha um dispositivo portátil só para músicas, mas boa parte desse público diz respeito aos que ainda mantém seus antigos MP3 Player em funcionamento. De fato, o download de músicas se tornou algo secundário, uma vez que o streaming tomou conta da cena musical.

Porém, mesmo aqueles que armazenam as canções para ouvi-las off-line no aparelho ainda preferem fazer isso no próprio celular. Afinal de contas, para que carregar dois acessórios se apenas um é capaz de resolver, não é mesmo? Ainda há MP3 Players no mercado, mas seu público hoje é muito mais restrito.

substituido-pelo-celular-itens-perderam-a-utilidade-com-chegada-celular

2. GPS

Quando os aparelhos de GPS se tornaram acessíveis eles viraram uma verdadeira febre em todo o mundo. Os mapas rodoviários ficaram de lado e de repente os carros se viram invadidos por uma pequena tela que era capaz de apontar as direções para onde quer que você fosse.

Porém, o tempo passou e os smartphones incorporaram mais uma função. No começo eles chegaram tímidos, pois a exibição correta das rotas dependia de uma conexão estável com a internet. Depois, disponíveis até mesmo off-line, terminaram por aposentar de vez os GPS, que são utilizados hoje somente por aqueles que preferem uma tela maior.

3. Calculadora

Não dá pra dizer que as calculadoras deixarão de existir em um futuro próximo. Basta entrar em um loja ou ir a um escritório para ver que elas continuam lá, firmes e forte. Porém, a procura por elas caiu bastante nas últimas décadas e os principais culpados são os celulares.

Mesmo antes da era dos smartphones os modelos mais simples de celulares já eram capazes de fazer cálculos básicos. Aos poucos o consumidor foi percebendo que não era mais preciso sair às ruas com uma calculadora nas mãos e que os smartphones davam conta do recado.

4. Rádio

Embora ainda se vendam alguns rádios portáteis, convenhamos: a menos que você queira deixar o aparelho ali no canto para ouvir música, na prática não é preciso mais contar com eles. Isso porque boa parte dos celulares conta hoje com a função rádio.

substituido-pelo-celular-itens-perderam-a-utilidade-com-chegada-celular

A diferença que pesa em favor desses aparelhos, no entanto, é que as emissoras AM nem sempre são contempladas pelos smartphones. Da mesma forma, aquelas sintonizadas por Ondas Curtas (SW) também não funcionam, a menos que você se conecte à internet.

5. Relógio

Antes da chegada dos smartwatches, os relógios de pulso viveram um dos piores momentos da sua existência. Isso porque muitas pessoas simplesmente deixaram de utilizá-los, pois não viam mais a necessidade de consultar as horas no pulso se o celular se encarregava de dar a resposta.

Eles passaram a ser utilizados apenas por quem os via como um acessório estético. Porém, a indústria tratou de reinventá-los, acrescentando a eles recursos inteligentes e integração total com os celulares. Hoje, os smartwatches vivem um momento de crescimento, mas os relógios tradicionais viraram acessórios de luxo.

…..

A lista de itens que foram substituídos pelos smartphones – ou que tiveram a sua utilidade bastante limitada – é extensa e a cada dia que passa novos itens entram para esse grupo. Quais outras tecnologias você se lembra que ficaram no passado em razão da predominância do uso dos celulares?

Fonte(s): Geckandfly

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.