Enviar e receber áudios no WhatsApp é uma das formas mais comuns de comunicação dos brasileiros. Alguns áudios podem ser interessantes a ponto de você querer passar para frente, mas em alguns casos pode ser preciso fazer algum corte nas informações.
Infelizmente, o WhatsApp não conta com nenhuma ferramenta nativa que permita fazer isso. Porém, é possível recorrer a aplicativos de terceiros para ter como cortar áudio online do WhatsApp. Neste artigo, vamos ensinar o passo a passo de como fazer isso.
Como já mencionamos, o WhatsApp não conta com nenhuma ferramenta para edição de áudio. Por isso, se o usuário quiser integrar esse recurso ao seu mensageiro, precisará recorrer a outros aplicativos. A nossa sugestão para simplificar esse trabalho é o Aconvert. O app está disponível gratuitamente na Play Store.
Passo 1. Baixe e instale o app Aconvert a partir da Play Store.
Passo 2. Depois, no WhatsApp, localize a conversa na qual está o áudio que você deseja editar.
Passo 3. Ao encontrá-lo, pressione sobre ele. No menu que será aberto, selecione a opção de compartilhamento e, por fim, escolha “Salvar no Drive”.
Passo 4. Importante: para que tudo funcione corretamente, é preciso modificar o nome de arquivo. Ele não pode conter nenhum caractere especial ou acento. Além disso, acrescente a expressão “.opus”, sem as aspas, no final do nome. Em seguida, selecione “Salvar”.
Passo 5. Agora, acesse o aplicativo Aconvert. Nele, selecione a opção “Cortar áudios” – ou “Cut audio online”.
Passo 6. Em seguida, toque em “Escolher arquivo” e selecione o conteúdo salvo no Google Drive.
Passo 7. Agora é hora de cortar o áudio. Defina o tempo inicial em “Start position”. Caso o trecho a ser recortado seja do final, basta inserir o tempo em “Duration”. Atente-se ao formato padrão de tempo utilizado pelo serviço: HH:MM:SS.
Passo 8. Por fim, toque em “Submit” e o áudio será salvo no seu dispositivo.
Pronto! Agora é só compartilhá-lo onde você desejar.
Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o WhatsApp vê no Brasil um dos seus mercados mais estratégicos. Por aqui o aplicativo praticamente se tornou a opção “oficial” para substituir a telefonia. Prova disso é que o Facebook, proprietário do WhatsApp, escolheu o Brasil como o local da primeira campanha publicitária do app em todo o mundo.
“O Brasil é um dos maiores mercados do WhatsApp. É um dos países mais ativos não só em número de usuários, mas na utilização do aplicativo”, conta Taciana Lopes, líder de consumer marketing do Facebook Brasil.
A ideia da campanha, veiculada em fevereiro, foi destacar os pontos fortes da plataforma, mostrando que ela é uma das principais formas de comunicação privada e segura. O slogan escolhido foi “Fica só entre vocês”. Depois disso, a campanha circulará também em outros países.