O outsourcing envolve a transferência da responsabilidade de um processo ou uma atividade para uma organização prestadora de serviços externa, em vez de mantê-la interna, tratada por colaboradores.
O conceito passou a ser mais amplamente conhecido nos últimos anos, porque muitas organizações começaram a transferir atividades não essenciais de diversos setores para fornecedores externos ou empresas de outsourcing, como call centers, serviços de armazenamento de dados e suporte ao cliente. Essa pode ser uma ótima alternativa para abrir novas oportunidades e competir no mercado.
Achou interessante? Para saber mais sobre empresas de outsourcing e os benefícios de optar por esse formato, continue a leitura!
O que é outsourcing?
O termo outsourcing significa terceirização de trabalhos. Com essa opção, os líderes conseguem se concentrar mais em novos projetos e os colaboradores podem se concentrar no que realmente é importante e no que a sua empresa mais precisa.
Essa é uma maneira interessante de deixar as tarefas que são especialidades de outros ramos aos cuidados de empresas do mercado de outsourcing. Geralmente essas organizações têm expertise em sua área de atuação para ajudar os clientes a fazer a melhor escolha na hora de subcontratar as suas operações comerciais ou diferentes tipos de serviços.
Como esse método funciona?
Primeiramente, a alta gestão escolhe uma empresa de outsourcing especializada para assumir os trabalhos considerados não essenciais pelo ordenamento jurídico vigente. Ela precisa encontrar uma opção que tenha uma boa reputação no mercado, excelente custo-benefício e mantenha bons relacionamentos com o público. Em contrapartida, a organização escolhida disponibiliza os seus colaboradores e estrutura para a realização dos serviços.
Portanto, é um método que permite aos gestores administrar um negócio, economiza dinheiro para as empresas a longo prazo e dá novas oportunidades aos colaboradores, pois passam a poder ser escolhidos para funções mais promissoras. Com o outsourcing, as organizações reduzem custos e podem fazer investimentos em novos serviços ou produtos.
Quais são os principais benefícios do outsourcing?
Outsourcing de TI é uma maneira de aumentar os lucros, auferir novas receitas e explorar novos mercados. Veja a seguir os benefícios mais conhecidos de quem opta pela terceirização de parte de suas atividades!
Produtividade
Após escolher o outsourcing para alguns setores, você poderá ser mais seleto ao escolher seus colaboradores, considerar suas habilidades, experiência e personalidade. No decorrer do tempo, perceberá um aumento da produtividade como consequência da terceirização do departamento de TI, por exemplo.
Terceirizar atividades para colaboradores externos de empresas de outsourcing é uma maneira mais fácil de incentivar a produção e alavancar um negócio. Alguns gestores ainda pensam que a terceirização é uma decisão difícil, mas é preciso considerar que ela aumenta a produtividade das equipes especialmente quando o trabalho exige um alto nível de habilidade e experiência.
Vantagem competitiva
Outro benefício de considerar empresas de outsourcing é que ela permite aos gestores prestar mais atenção em suas operações principais. Consequentemente, as organizações conseguem se manter mais competitivas. Alguns tipos de outsourcing de TI liberam recursos e tempo para a criação de novas estratégias, inovar nos produtos e serviços para seus clientes.
Escalabilidade
Uma das vantagens do outsourcing de TI é o ganho de escalabilidade. O uso de soluções tecnológicas na nuvem, por exemplo, possibilita a expansão dos negócios sem exigir grandes investimentos. As empresas terceirizadas fornecem produtos e serviços de alta qualidade por preços justos e os contratantes encontram novas oportunidades.
Uma boa maneira de conseguir ganhar escalabilidade é terceirizando certas tarefas repetitivas. Isso permite que a empresa se concentre em seu produto principal e, ao mesmo tempo, ofereça aos clientes valor agregado em troca do seu dinheiro. Em outro caminho, a terceirização pode permitir, também, que trabalhos mais complicados do departamento de TI sejam realizados por especialistas na área.
Redução de custos
O outsourcing é um processo em que uma empresa transfere a responsabilidade por determinados trabalhos, serviços ou produtos para outra organização. O resultado disso é a redução de custos com a aquisição de máquinas e dispositivos tecnológicos, economia de dinheiro e aumento da eficiência. Sendo assim, a terceirização diminui uma série de gastos com atualizações e manutenções.
Há economias de custo significativas quando você terceiriza a área de TI do negócio em comparação com a opção de gerenciá-la internamente. Isso se aplica especialmente se você estiver terceirizando projetos que exijam muitos conjuntos de soluções diferentes, como desenvolvimento de software, segurança das informações, atualização de parques tecnológicos, entre outras.
Quais são as empresas referência em outsourcing no Brasil e no mundo?
Entre as principais empresas que são referência em outsourcing na área de TI ao nível nacional e internacional, pode-se mencionar a Positivo As a Service e a Positivo Servers & Solutions. Ambas estão ligadas a Positivo, uma indústria de produtos tecnológicos consolidada no Brasil e no mundo há mais de 3 décadas. Elas fornecem serviços essenciais para o sucesso de outros negócios.
Alguns serviços prestados por essas organizações renomadas incluem soluções cloud inovadoras, servidores, locação de hardware – HaaS e muito mais. A Positivo Tecnologia também facilita as rotinas e o funcionamento das empresas, possibilita a manutenção e a locação de parques tecnológicos completos conforme as demandas de cada negócio específico. Desse modo, oferece pacotes completos para o público.
Agora você já conhece mais sobre empresas de outsourcing! Com mais informações sobre como escolher uma boa parceira e o que buscar nesse tipo de serviço, a sua empresa terá acesso às melhores soluções e serviços terceirizados de TI. O seu negócio receberá atendimento de qualidade, suporte integral, facilidade de interação com os profissionais especializados e atendimento de excelência.
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