A terceirização tecnológica já é uma realidade dentro das empresas em todos os setores, mas você sabia que existem vários tipos de outsourcing de TI?
Neste artigo, explicaremos como eles funcionam e falaremos sobre os desafios enfrentados por uma empresa, que podem ser resolvidos com essa solução, além de destacar os pontos aos quais você deve prestar atenção na hora de contratar. Confira!
Os 3 tipos de outsourcing de TI
O outsourcing de TI é um investimento bem mais flexível e variado do que a terceirização em outros setores. Esse modelo não apenas contrata força de trabalho para auxiliar na sua rotina. Ele envolve entrega de serviços, suporte, consultorias, planejamento, execução de projetos e muito mais.
São diversos os aspectos de uma TI que podem ser aprimorados e otimizados com ajuda de bons provedores/parceiros. E, para conseguir esse reforço no negócio, uma empresa pode abordar a terceirização de três formas, independentemente dos recursos que esperam dela. Veja, a seguir, quais são elas.
1. Offshore
O outsourcing offshore é aquele em que a TI busca recursos, serviços e ferramentas em empresas situadas fora de seu país de origem — o que foi possibilitado pela cloud computing e o avanço da infraestrutura de internet em todo o mundo.
Por que empresas buscariam essa terceirização tão longe? Geralmente, essas empresas estão atrás de algum serviço específico não disponível em solo nacional, uma infraestrutura com robustez inexistente por aqui ou, principalmente, serviços com preços mais em conta.
Em troca desses pontos, gestores tecnológicos precisam, muitas vezes, abrir mão de um suporte mais próximo, links mais rápidos e diferenças de fuso horário que podem atrapalhar a rotina de trabalho.
2. Nearshore
Este é um modelo praticamente igual ao offshore. A diferença é que o negócio não atravessa o mundo em busca de um serviço. Nesse caso, o outsourcing vem de vizinhos de continente, com horários parecidos e uma proximidade maior em termos culturais.
3. Onshore
A terceirização onshore é aquela feita dentro do próprio país. Em alguns casos, pode até ser um pouco mais cara do que serviços vindos de economias menos potentes, mas existe uma série de benefícios com essa escolha.
Por exemplo, há uma proximidade muito maior entre empresa e provedora. Isso facilita a resolução de crises e o relacionamento das duas partes envolve crescimento mútuo.
As razões que levam empresas a investir em outsourcing
Mas por que terceirizar serviços, infraestrutura e processos dentro do negócio? Existem alguns sinais que apontam quando é hora de apostar nessa solução. Veja quais são!
Demanda constante por investimentos
Quando um gestor de TI percebe que sua infraestrutura precisa ser atualizada o tempo todo para se adequar a novos processos, investir internamente pode se tornar proibitivo. O outsourcing garante atualização constante sem necessidade de comprometer mais do capital.
Gasto excessivo com manutenção
O mesmo acontece na manutenção de equipamentos de TI. Hoje, por exemplo, é possível investir na locação de computadores, colocando essa responsabilidade na fornecedora e diminuindo sua preocupação com a eficiência tecnológica da empresa.
Preocupações com a segurança
A segurança da informação é, atualmente, o maior foco de empresas que buscam crescer. Com o volume de dados que é coletado em um negócio hoje, pode ficar difícil lidar internamente com essa proteção. A solução, geralmente, é apostar no outsourcing.
Dificuldade de acompanhar o mercado
Outros pontos relevantes para competitividade são: eficiência em processos, agilidade para se adaptar a demandas e capacidade de oferecer grandes experiências aos clientes. Se seus concorrentes contam com outsourcing, é difícil se manter sem investir também.
Tempo perdido da TI com ações de baixo impacto
Com a importância que a TI ganhou para o sucesso de um negócio, não dá mais para manter a equipe ocupada o dia inteiro com chamados de manutenção e rotinas de organização. O outsourcing tira esse peso dos profissionais internos e permite que eles usem o tempo extra para serem mais impactantes em novas estratégias.
Pontos de atenção na hora de investir
Agora que você conhece os tipos de outsourcing de TI e sabe por que investir, está na hora de começar a pesquisar! Então, vamos ajudar com algumas dicas. Veja só!
Entenda suas necessidades
Antes de procurar uma parceria para a sua TI, você precisa entender qual é exatamente a demanda. O que mais exige investimento na empresa no momento? Segurança? Performance? Otimização de processos? Respondendo uma dessas perguntas, você vai entender quais serviços e ferramentas priorizar.
Conheça a reputação das opções
Seja onshore, offshore ou nearshore, é fundamental conhecer bem as opções no mercado antes de tomar a decisão. Leve em conta informações como qualidade de entrega, relacionamento com outras empresas, SLA oferecido etc. Inclusive, você pode buscar cases de empresas parecidas com a sua que contrataram aquela parceria.
Elabore um plano de migração
Apenas contratações não vão garantir uma melhora para sua TI. Qualquer migração de serviços e infraestrutura exige um planejamento inicial para que sua equipe possa aproveitar o máximo do que estão recebendo.
Alguns provedores de outsourcing até ajudam nessa parte, com consultores especializados que podem dimensionar demandas e definir soluções — uma boa ideia para garantir o sucesso.
Escolha o melhor tipo de outsourcing de TI
Todas essas dicas que mostramos serão praticadas depois desta escolha fundamental: onshore, nearshore ou offshore? Agora que você entende melhor o que significa cada um deles, deve imaginar que não existe uma resposta tão simples para a pergunta.
O melhor tipo de outsourcing de TI é aquele que se encaixa em suas necessidades, levando em conta custo, oferta, relacionamento e implementação. Portanto, a sua escolha dependerá muito da sua capacidade de planejar e da sua visão de mercado. Com a sua experiência, essa resposta virá durante a sua pesquisa!
Se você quer continuar estudando sobre o assunto, temos um material incrível: saiba o que é melhor para o seu outsourcing de TI!