Quando uma marca de peso no mercado internacional se associa a uma indústria reconhecida no meio nacional, quem sai ganhando é o consumidor. Ampliação da rede de atendimento e garantia de qualidade estão entre os principais benefícios desse tipo de colaboração. Porém, a parceria da Positivo com IBM Service mostra que há ainda outras vantagens.
Quer entender como essa parceria funciona e de que forma ela contribui para a oferta de soluções corporativas eficientes? Então acompanhe este post e descubra como esse casamento pode beneficiar o seu negócio.
Como funciona a parceria da Positivo com a IBM Service?
A parceria entre a Positivo e a IBM Service, anunciada em agosto de 2014, a multinacional americana passou a prestar assistência em campo para os produtos vendidos ao mercado corporativo pela marca de tecnologia brasileira, durante o período de garantia.
Portanto, quando um produto apresenta qualquer tipo de problema, o cliente entra em contato diretamente com a Positivo (a fabricante do equipamento) por meio do call center.
Nesse primeiro momento, ele será atendido por profissionais que buscam uma solução para o problema ainda durante a chamada. Por meio do telefone e um software para acesso remoto, eles buscam resolver a situação.
No entanto, caso não seja possível solucionar o problema dessa forma, o setor de atendimento sinaliza que a empresa precisa de atendimento em campo. Para isso, ele aciona a IBM Service.
Diante da abertura do chamado, a equipe da gigante da informática se desloca até o local para fazer o reparo do produto.
Qual o impacto desta parceria nas soluções corporativas?
Existem muitos benefícios nessa parceria. Vamos explicar os principais a seguir:
Disponibilidade
Por meio da IBM Service, o cliente pode ser atendido em todo o território nacional. O que muda é o prazo para essa visita, de acordo com a distância.
Em capitais, por exemplo, o atendimento ocorre no dia útil seguinte ao chamado. No interior, o prazo pode se estender para mais 1, 2 ou 3 dias. O suporte é oferecido em todos os dias úteis, das 8h às 18h.
A rapidez acontece por um motivo: eles trabalham com um modelo conhecido como NBD (Next Business Day, ou atendimento no próximo dia útil). Essa exigência quanto ao prazo é fundamental para as empresas.
Afinal, hoje, na maioria delas, as operações dependem do funcionamento das máquinas e sistemas. Um equipamento paralisado tem grande impacto na produtividade, visto que pode impedir o trabalho de um funcionário, um setor inteiro ou até da empresa.
Por isso, o contrato nessa parceria prevê o prazo mais curto possível para a solução. Dessa forma, a empresa não arca com prejuízos enquanto fica parada, esperando pelo atendimento.
Segurança
Vamos analisar os fatos: uma empresa multinacional do porte da IBM, uma das poucas que atuam na área de tecnologia da informação e funcionam continuamente desde o século XIX, não se arriscaria a estabelecer uma parceria com um fornecedor nacional cuja qualidade não fosse reconhecida.
Portanto, a parceria funciona como um selo de credibilidade — uma das principais empresas de tecnologia do mundo atesta a qualidade e confiabilidade dos produtos corporativos da Positivo.
Padronização
A parceria com a IBM Service é especialmente relevante para as empresas que possuem filiais ou escritórios em todo o país. Ao investirem em computadores corporativos fabricados pela Positivo, elas têm a certeza de que terão um atendimento padronizado, em qualquer lugar do Brasil.
E não se trata de qualquer padronização — é o padrão de qualidade do atendimento técnico da IBM, reconhecido em todo o mundo.
Por isso o CIO não precisa mais se preocupar sobre quem resolverá eventuais problemas com seu equipamento: ele estará nas mãos de uma empresa reconhecida mundialmente por sua competência, ampliando a vida útil dos dispositivos corporativos.
Capacitação profissional
Como você pode imaginar, a equipe técnica da IBM já possui formação e experiência extraordinárias. Mas além de todo o seu know-how no mercado, os técnicos são treinados também pela Positivo, para que possam obter os melhores resultados com seus equipamentos corporativos.
Integração
Além desses benefícios na hora de reparar um equipamento, a parceria com a IBM rende vantagens em relação aos produtos da multinacional. Isso significa que o cliente passa a ter à sua disposição opções exclusivas de soluções completas.
A IBM oferece alguns serviços importantes como integração, gerenciamento e implantação de novos sistemas para os consumidores do segmento corporativo da Positivo.
Portanto, ao comprar um notebook, desktop ou tablet das linhas desenvolvidas para empresas, o cliente recebe uma oferta conjunta que prevê a perfeita combinação entre hardware e software.
Além de obter as melhores soluções, o cliente tem a certeza de que os softwares da IBM são plenamente compatíveis com o equipamento adquirido, fazendo com que ele tenha o melhor desempenho possível dos dois elementos.
Soluções inovadoras
Do lado de fora das empresas, esse tipo de parceria abre espaço para soluções inovadoras. Isso acontece não só nos espaços fechados que elas designam para o desenvolvimento de produtos, mas também em eventos e competições.
Um exemplo foi o Hackit, um hackathon que aconteceu em agosto de 2016 e foi promovido em conjunto pela IBM, pela Universidade Positivo e pela BRF.
Nessa competição, a equipe vencedora usou recursos da IBM para desenvolver uma solução capaz de ajudar a diminuir acidentes na frota de caminhões da BRF. Outros dez grupos também participaram da final, fora os inscritos para outras fases.
Portanto, são oportunidades para desenvolver novas soluções e, posteriormente, aperfeiçoá-las e aplicá-las a diferentes setores do mercado — e uma delas pode chegar ao seu ramo de negócios também.
Entendeu agora como funciona a parceria da Positivo com a IBM Service? Descobriu como ela demonstra a qualidade dos equipamentos, garante a competência na assistência e traz vantagens na aquisição de soluções completas?
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