
A transformação digital está mudando por completo as estruturas das organizações e a tecnologia é cada vez mais estratégica dentro de um negócio. Os desafios do CIO neste cenário estão se amplificando: segundo uma pesquisa da consultoria Gartner Group, 40% dos CIOs são os responsáveis pela transformação digital dentro das suas empresas.
Se no passado o CIO era um gestor técnico, com o papel principal de apenas manter em operação toda a infraestrutura de informática de uma empresa, hoje eles são protagonistas na evolução estratégica da organização. E precisam estar preparados para isso.
Neste artigo, iremos explicar melhor quais são os desafios do CIO e quais são as novas responsabilidades desse gestor.
A evolução do papel do CIO
A sigla CIO significa Chief Information Officer, termo que muitas vezes é traduzido para o português como Diretor de Tecnologia da Informação ou mesmo Gerente de Tecnologia da Informação, dependendo do modelo organizacional da empresa.
Essa pessoa é a responsável por gerenciar toda a tecnologia da informação de uma companhia, um papel que só cresceu em importância nos últimos anos.
Mas, apesar de ser um cargo gerencial que faz parte da diretoria de uma organização, muitas vezes o CIO era enxergado como um profissional técnico que não tomava frente na estratégia do negócio — dando motivo inclusive para alguns diretores de tecnologia brincarem sobre a sigla CIO significar ‘Career Is Over’, ou ‘Fim da carreira’. Como pouquíssimos CIOs eram promovidos a CEO, na teoria esse cargo era o máximo que um profissional especializado em tecnologia da informação poderia alcançar.
Mas com o surgimento de novos modelos de negócios disruptivos baseados em tecnologia, a importância do CIO está crescendo muito. A TI já não é mais uma área de suporte: ela é essencial para a evolução da empresa.
Da mesma forma, o CIO também não é mais um zelador da tecnologia na empresa, mas sim um líder de transformação digital dentro de um negócio. E por isso, ele precisa participar diretamente da estratégia do negócio.
CIO com pensamento de CEO
A transformação digital pode ser definida como um processo em que as empresas utilizam a tecnologia para reformar suas estruturas organizacionais para obter mais desempenho e maximizar a geração de valor.
Só que, apesar de na teoria ser o principal responsável pela TI dentro da empresa, muitas vezes o CIO apenas assume a função de assegurar a operação de novas tecnologias que chegam partindo de demandas de outros setores, especialmente daqueles operacionais. Esse tipo de pensamento é ruim para a empresa e péssimo para a carreira do CIO.
Para se posicionar bem dentro da empresa e levá-la a ter sucesso, o CIO precisa mudar sua perspectiva e ter uma visão real do negócio em que está inserido, ampliando seu conhecimento sobre a área de atuação da companhia em que ele trabalha.
É um desafio do novo CIO conhecer novas tecnologias e saber como elas podem impactar o trabalho na organização. Por meio de conversas frequentes com equipes operacionais e outros diretores, ele precisa compreender como as atividades são executadas e de que forma isso pode melhorar com a transformação digital.
Ou seja, para que esse cargo não seja o auge da sua carreira, o CIO precisa pensar e agir como um CEO da tecnologia, com uma visão holística da empresa e do negócio, sem se restringir ao operacional cotidiano da TI. Ele deixa de ser tático e passa a ser estratégico.
As novas velhas responsabilidades do CIO
Todas essas mudanças não significam que o CIO deixa de ser o responsável por “manter as luzes acesas” da tecnologia na empresa. Ainda é uma das sua principais funções garantir o funcionamento da infraestrutura de TI de forma impecável.
Mas como fazer todo o trabalho de um CIO do passado e ainda acumular as obrigações estratégicas do CIO do futuro? A resposta é simples: é preciso modernizar as velhas responsabilidades da função e, ao invés de trabalhar em dobro, executar tudo de maneira mais inteligente e eficiente.
Abraçar e alinhar metodologias com a estratégia da empresa
O primeiro passo para isso é abraçar metodologias e conceitos que já são consolidados como ferramentas de inovação na TI, como o DevOps, o Design Thinking e o método ágil.
É importante entender com detalhes como funcionam essas abordagens e descobrir quais delas se encaixam na realidade da empresa, mas vale destacar que todas são formas de se conseguir gerar mais valor com menos esforço e custo.
E isso acontecerá com um foco maior na experiência do usuário final e um alinhamento mais estreito da TI com a estratégia do negócio.
Estar atento à evolução tecnológica e seu impacto no negócio
E como tudo na TI, além da evolução na técnica, é preciso olhar também para a evolução na tecnologia. Para conseguir resultados melhores e mais rápidos, o CIO deve modernizar a infraestrutura da empresa, com equipamentos mais modernos.
Por muitos anos, a evolução da TI era mais quantitativa: processadores melhores, mais espaço nos HDs e servidores cada vez mais robustos. Hoje, ela se dá de forma qualitativa: os computadores são menores, móveis e versáteis e os servidores e armazenamento foram para a nuvem.
Logo, não se trata apenas de trocar os equipamentos: é preciso enxergar como essa mudança qualitativa afeta a estrutura da empresa e a forma que o trabalho será realizado a partir dessa mudança.
Outros desafios do CIO do futuro
A transformação digital não para por aí. Para assegurar o progresso tecnológico de uma organização, é muito importante que o CIO esteja atento às principais tendências da área e como elas vão influenciar os resultados da empresa.
Um exemplo claro disso está na crescente importância dos dados para a estratégia de um negócio. Com cada vez mais informações disponíveis, é preciso que uma empresa tenha meios de coletar, organizar, analisar e monitorar esses dados.
Para isso, o CIO precisa fornecer as ferramentas certas de Business Intelligence para o trabalho, garantindo que esses dados estejam disponíveis para o processo de tomada de decisões de uma empresa — disponíveis e seguros, afinal, muito do valor de uma organização está hoje armazenado em seus servidores. Com isso, o papel de proteger essas informações de ataques e acessos não autorizados se torna essencial para que a empresa opere com tranquilidade.
E você, consegue se lembrar de mais desafios do CIO que ficaram de fora desse artigo? Conte para a gente nos comentários abaixo!