O HaaS Carbono Zero é fruto de um esforço da Positivo Tecnologia para tornar o meio ambiente melhor para todos. Isso é bastante válido, já que as empresas de tecnologia são bastante propensas a degradar o ambiente por causa dos seus produtos eletrônicos que deixam de ser úteis.
Para explicar melhor sobre esse programa, entrevistamos o Fábio Alejandro, diretor da Positivo as a Service. Veja, neste texto, como o HaaS Carbono Zero pode beneficiar você em uma futura parceria com a gente!
Qual a realidade das mudanças climáticas atualmente?
Para entender a importância de ações como o HaaS Carbono Zero, precisamos primeiro analisar o cenário climático dos últimos anos no Brasil e no mundo. Estações mais drásticas, comportamento não habitual do tempo em determinadas situações e, principalmente, o aumento médio da temperatura são assuntos que eram discutidos há décadas atrás, mas que são muito tangíveis atualmente.
Os dados corroboram isso: segundo a Organização Meteorológica Mundial, OMM, 2023 foi o ano mais quente desde que esse monitoramento é feito, há 174 anos. Mais registros alarmantes vêm das Nações Unidas, cujo relatório aponta para a emergência de ações que reduzam a escalada de agressividade do clima em todos os biomas.
E este é um trabalho para todos. Pessoas, empresas, governos. Encontrar soluções sustentáveis para manter nossos padrões de vida significa garantir um futuro de qualidade para nós e as gerações seguintes.
O HaaS Carbono Zero é um programa que demonstra o comprometimento da Positivo no tema, não apenas para fazer nossa parte, como também para ajudar sua empresa a contribuir também.
O que é o HaaS Carbono Zero?
Nas palavras de Fábio, o HaaS Carbono Zero é um programa pioneiro no Brasil idealizado pela Positivo Tecnologia para zerar e compensar as emissões de carbono que foram geradas durante a utilização de equipamentos.
Na prática, a proposta desse programa é reduzir os impactos ambientais por meio da economia circular. Para alcançar esse objetivo, os colaboradores da empresa usam, em sua jornada de trabalho, equipamentos no modelo de aluguel.
Por que a Positivo decidiu criar essa iniciativa?
O entrevistado começa afirmando que a indústria de tecnologia é uma das principais responsáveis pela emissão de carbono no meio ambiente.
“A Positivo realizou o levantamento do consumo e emissão de CO2 equivalente nos processos de locação de equipamentos para determinar a potencial quantidade de gases de efeito estufa (GEE) emitidos, assim como do processo de compensação. A partir do mapeamento, foi possível efetuar a compra equivalente de créditos de carbono, que serão investidos em projetos de redução de desmatamento e conservação da Amazônia, o propósito do programa HaaS Zero Carbon.”, afirma Fábio.
Ele continua pontuando que a floresta amazônica foi escolhida por causa da sua grande importância ecológica, além de abrigar a operação fabril da Positivo Tecnologia no polo industrial de Manaus.
A floresta também é conhecida por sua enorme diversidade de animais e plantas. Inclusive, várias dessas espécies são do tipo endêmicas, que só existem nessa região. Isso torna ainda mais nobre a atitude da empresa em sua busca por mais sustentabilidade.
Como funciona?
O funcionamento do HaaS Carbono Zero é bastante simples. Segundo Fábio, quando as empresas aderem ao programa, elas recebem o selo Positivo Amigo de Clima, contribuindo com o meio ambiente a partir de um desenvolvimento econômico e sustentável.
O entrevistado completa explicando que essa é apenas a primeira etapa do projeto e que, futuramente, a Positivo vai fazer, além da compensação, a redução das emissões de carbono na atmosfera.
Por que a economia circular foi um ponto de atenção para a Positivo?
Explicando brevemente, a economia circular é focada em reutilizar, recuperar ou reciclar materiais e recursos, tendo em vista a redução de desperdícios. Ela é justamente o oposto do modelo linear, baseado na extração da matéria-prima, produção, consumo e descarte.
De fato, o setor de tecnologia é um grande produtor de resíduos eletrônicos, com alto potencial poluente, além de causar danos à saúde humana. Além disso, a própria fabricação dos equipamentos envolve a extração de recursos naturais, consumindo energia não-renovável e emitindo gases de efeito estufa.
Existem muitas mudanças climáticas em curso no planeta, como a elevação do nível do mar, as secas, as enchentes e as alterações nos padrões de precipitação e no ciclo hidrológico. Contudo, as empresas de tecnologia, como a Positivo, podem contribuir para tornar esse quadro menos crítico.
Na prática, a companhia, de acordo com o entrevistado, assim como outras marcas, busca adaptar os seus modelos de negócios no intuito de aperfeiçoar o aproveitamento de recursos e respeitar as novas diretrizes de responsabilidade socioambiental.
Nesse contexto, conhecer o ESG (Ambiental, Social e Governança) é vital para que as empresas de tecnologia sejam mais sustentáveis. Afinal, os clientes e potenciais investidores veem com bons olhos aquelas companhias engajadas com a causa ambiental.
Para as empresas, como a Positivo As A Service auxilia na redução de custos?
Segundo o entrevistado, a Positivo As A Service não impacta o capital líquido da empresa. Além disso, a iniciativa dispensa linhas de crédito bancárias, o pagamento é flexível e pode ser feito em parcelas.
As empresas que têm um parque tecnológico caro de ser mantido podem se beneficiar bastante com a Positivo As A Service. Na prática, os produtos e serviços que podem ser adquiridos sob demanda, são:
- computadores;
- dispositivos móveis;
- servidores;
- softwares;
- soluções de segurança digital.
Quais outros benefícios para as empresas podem ser citados?
Além de contribuir com o meio ambiente, existem vários outros pontos benéficos sobre a Positivo as a Service. Veja quais são os principais.
Atendimento personalizado
Nós da Positivo vemos a participação na rotina de clientes como uma parceria. Isso significa que nossos especialistas imergem na realidade da sua TI, participando de um plano de atualização de computadores desde a concepção.
O que buscamos é entregar à empresa um parque tecnológico condizente com demandas atuais e metas de crescimento. Afinal, nenhum negócio é igual ao outro. E é entendendo essa relação única com a tecnologia que se encontram as oportunidades de produzir com mais eficiência e sustentabilidade.
Manutenção
A manutenção de computadores influencia diretamente no impacto ambiental de um negócio. Aumentar o ciclo de vida de dispositivos eletrônicos e manter sua eficiência energética ótima são práticas desejáveis no combate contra mudanças climáticas.
O Positivo as a Service racionaliza a manutenção na sua empresa com monitoramento constante de desempenho e intervenção rápida para evitar computadores degradados e estações de trabalho ociosas.
Descarte
Um dos maiores desafios da indústria em relação ao meio ambiente é o descarte de peças e componentes que podem agredir a natureza por centenas, às vezes milhares de anos. A Positivo entende a importância de tratar esse processo com responsabilidade, dando uma finalidade a eles que seja segura para o meio ambiente.
No Positivo as a Service, você não precisa se preocupar com essa parte. É nosso papel recolher equipamentos defasados ou no fim de seu ciclo e fazer o descarte apropriado.
Previsibilidade orçamentária
Por ser um serviço que dispensa a aquisição definitiva de computadores, o Positivo as a Service não apenas introduz o HaaS Carbono Zero como oferece todas as vantagens financeiras do aluguel de computadores.
A previsibilidade orçamentária vem de um modelo inteligente e flexível de assinatura, com benefícios como:
- facilidade na aprovação de crédito;
- facilidade no planejamento das áreas e ajuda na melhor análise orçamentária;
- zero taxas adicionais para abertura de financiamento com bancos.
Isso sem contar no tempo economizado da TI, que não precisa mais fazer um grande levantamento e pesquisa para investir certo nos computadores que terão que ter seu uso otimizado por anos.
No modelo SaaS, você não erra na escolha. Com a ajuda de nossos especialistas, são dimensionadas soluções feitas exatamente para as suas necessidades, permitindo ajustes de acordo com situações emergentes.
Tornar-se referência em sustentabilidade
Ao participar do programa Haas Zero Carbon da Positivo, você demonstra o seu comprometimento com o futuro do mercado e da sociedade. E esse passo não é apenas uma questão de imagem. No relatório de tendências tecnológicas para 2024, a Gartner destacou como um dos principais pontos de atenção no ano à sustentabilidade por meio de ESG.
Um dos pontos levantados é que “tecnologias ambientais previnem, mitigam e se adaptam a riscos do mundo natural”. O documento também aponta que “tecnologias sustentáveis proporcionam insights necessários para aprimorar o desempenho geral da empresa”.
Ou seja, investir em programas sustentáveis é também uma questão mercadológica. É investir em eficiência produtiva.
De que forma a Positivo conseguiu avaliar a redução da emissão de gases de efeito estufa e a pegada de carbono com essa iniciativa?
A avaliação de emissões feita pela Positivo segue padrões globais de levantamento de dados, análise e compilação de resultados. Nas palavras do entrevistado, isso foi feito “a partir da contratação de uma consultoria especializada na redução de emissão de carbono no planeta e que pode direcionar a melhor estratégia para essa finalidade”.
O cálculo é sintetizado no termo pegada de carbono, que quantifica a quantidade do gás emitido em uma atividade comercial. Em nosso caso, o resultado da produção, transporte e uso de equipamentos eletrônicos.
Com esse valor estimado, a Positivo consegue compensar todo o montante relacionado ao uso de seus equipamentos em parcerias empresariais por meio de ações ambientais. Isso significa que as empresas parceiras automaticamente contribuem para a redução do efeito estufa por acreditarem e investirem em nosso programa.
Como garantir o certificado Zero Carbon?
A certificação de carbono zero é uma medida do próprio mercado para guiar estratégias de ESG, sustentabilidade e eficiência produtiva. Como é impossível com a tecnologia atual ter uma produção física ou digital sem impactar na emissão de carbono, o que se propõe no Zero Carbon é realizar ações que compensem a emissão da empresa.
Isso pode ser feito por conta própria, o que exige algum esforço e investimento. É preciso mapear e quantificar as emissões e buscar práticas que equilibrem a conta: plantio de árvores, manutenção de parques, reciclagem de resíduos etc.
Mas a forma mais rápida e eficiente para garantir o certificado é contando com parcerias e equipamentos que se preocupem com a sustentabilidade. O HaaS Zero Carbon é um desses programas.
Como participar do programa HaaS Zero Carbon?
Fica mais fácil neutralizar a pegada de carbono da empresa se você conta com as parcerias certas, especializadas na implementação e uso de ativos sustentáveis. O programa HaaS Zero Carbon é um desses exemplos.
Para participar, basta fazer a parceria conosco por meio do Positivo as a Service. Nossos consultores vão imergir na rotina de seu negócio, mapear oportunidades e sugerir adaptações no parque tecnológico que não só ajudem a natureza como aprimorem a eficiência produtiva.
Essas mudanças podem passar por escolhas mais conscientes de modelos para estações de trabalho, reorganização de espaço, mudança de processos produtivos e, claro, oferta de PCs que levam a descarbonização em conta na hora de serem produzidos.
Além de contar com computadores modernos adaptados às suas necessidades, quem participa do HaaS Zero Carbon recebe o Selo Positivo Amigo do Clima, que mostra ao mercado a sua responsabilidade em relação ao meio ambiente.
Quais outros benefícios para o planeta esse serviço propõe?
Segundo o Fábio, junto ao HaaS Zero Carbono, as empresas garantem um futuro para as próximas gerações. Além disso, contribuem para o desenvolvimento econômico sustentável e se aliam às boas práticas de ESG.
Vale destacar que o modelo HaaS engloba suporte técnico e é disponibilizado tanto no mercado corporativo quanto em instituições públicas. Isso porque a Positivo se preocupa não somente com a sustentabilidade, mas também com todos os seus parceiros, que podem melhorar as suas reputações por meio do selo Carbono Zero.
É uma preocupação emergente e urgente como mostram relatórios de organizações no mundo inteiro. E é também uma das tendências tecnológicas apontadas pelo Gartner para 2024.
Buscar esse tipo de certificação é transformar esforço sustentável em resultado comercial. Se o tema já foi visto como um atraso para as empresas, hoje é o caminho para uma nova era de competitividade.
Como visto ao longo da entrevista, o HaaS Carbono Zero é uma grande e louvável iniciativa da Positivo Tecnologia. É um passo em direção à neutralidade de carbono das empresas, somando economia, eficiência e inovação.
Quer conhecer mais sobre o programa e participar? Conheça o HaaS Zero Carbon da Positivo!