A inteligência artificial generativa é uma área da IA que se concentra na criação de textos, imagens, áudios e vídeos por meio de modelos de aprendizado de máquina. Esses modelos partem do uso de padrões e conjunto de dados previamente informados para criar conteúdos.
Além disso, a IA generativa tem um grande potencial de impacto no setor de TI, pois pode ser usada para automatizar tarefas, criar produtos e serviços, e melhorar a experiência do usuário.
Neste artigo, vamos nos aprofundar no conceito de inteligência artificial generativa, compreendendo como ela está sendo usada nas organizações, inclusive, nos times de TI. Somado a isso, traremos 5 casos de empresas que já utilizam a IA generativa, demonstrando como ela pode ser usada e os benefícios. Acompanhe!
O que é inteligência artificial generativa?
Como destacamos, a IA generativa é um ramo da inteligência artificial que se concentra na criação de conteúdos usando modelos de aprendizado de máquina. Por meio desses modelos, as ferramentas aprendem os padrões e a relações entre os dados — algo muito valioso para as empresas.
Segundo o relatório de Top Estratégias Tecnológicas para 2024 da Gartner, as inovações atreladas à IA generativa podem auxiliar as empresas a se desenvolver, gerando valor para a marca e contribuindo para o fechamento de novos negócios.
Veja o que diz Bart Willemsen, VP Analyst da Gartner, na abertura do relatório (em tradução livre):
“As ferramentas de IA ajudam a estabelecer a infraestrutura, a governança e as ferramentas que sua organização e seus funcionários precisam para caminhar em direção a maior resiliência e atividades autônomas. Feitas da maneira certa, essas tecnologias oferecem benefícios como:
- confiança e segurança na utilização segura da IA;
- atividades sustentáveis dentro do ecossistema em que você opera;
- tecnologias dedicadas para tarefas, indústrias e funções específicas;
- mais velocidade e produtividade com mínimo investimento ou esforço extra;
- mais valor para stakeholders internos e externos.”
Vale destacar, no entanto, que a adoção e o momento da adoção dessas tecnologias dependem, em primeiro lugar, dos objetivos de negócios da sua organização e de sua posição de partida atual.
Isso significa que a implementação da inteligência artificial nas empresas está atrelada a análise dos objetivos do negócio e da construção de um planejamento que garanta a sinergia necessária entre os planos da organização, as ferramentas disponíveis e o contexto do mercado em que ela está inserida.
No entanto, independentemente do tamanho da sua empresa ou do segmento de atuação, é fundamental que os gestores conheçam o tema. Eles também devem estar preparados para lidar com os movimentos da concorrência, além das possíveis expectativas e demandas dos seus clientes.
Qual a aplicação da IA generativa no setor de TI?
A inteligência artificial generativa tem um grande potencial de impacto no setor de TI, facilitando a rotina, desenvolvendo tarefas repetitivas, solucionando problemas e melhorando a experiência dos usuários. Confira, a seguir, alguns exemplos de aplicação!
Criação de conteúdo personalizado
Uma das principais características da IA generativa é a sua capacidade de criação de conteúdos personalizados, incluindo anúncios, e-mail marketing, artigos de blog, roteiros de vídeo, entre outros. Esse tipo de material pode ser usado de diferentes maneiras, até mesmo nas estratégias de marketing e vendas.
Automatização de tarefas
A IA generativa pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas e tediosas, como a geração de relatórios, a tradução de idiomas e a análise de dados. Isso pode liberar tempo para os profissionais de TI se concentrarem em tarefas mais estratégicas.
Desenvolvimento de novos produtos e serviços
Outra aplicação interessante da inteligência artificial generativa, principalmente no setor de TI, é no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Nesta categoria podemos incluir sistemas operacionais, aplicativos e até modelos de negócios.
Sistemas generativos contribuem para que as organizações se mantenham ativas e atualizadas, favorecendo a competitividade e a produtividade em seus negócios.
Melhoria na experiência do usuário
Ela também pode ser usada para melhorar a experiência do usuário de produtos e serviços de TI. Um exemplo prático disso é o seu uso na criação de interfaces de usuário mais intuitivas, recomendação de produtos e serviços personalizados, e suporte ao cliente.
Quais os casos práticos do uso de IA por times de TI?
Grandes empresas de diferentes segmentos do mercado usam a inteligência artificial generativa nas suas estratégias. Conheça, a seguir, 5 cases inspiradores!
1. Mass General Brigham
Maior empresa de pesquisa hospitalar dos Estados Unidos, a Mass General Brigham está testando a IA generativa para envio de mensagens para pacientes e notas médicas.
O chatbot realiza sugestões e orienta os pacientes sobre condições crônicas e sintomas agudos por meio de respostas automáticas. Tudo isso é baseado no conteúdo e tom de mensagem de cada indivíduo, preferências do médico e dados clínicos acessíveis.
A empresa é um exemplo de como é possível aperfeiçoar os sistemas de inteligência artificial generativa. Extraindo dados e insights, agregando descobertas, facilitando as operações das empresas e o atendimento aos clientes, a ferramenta só trouxe benefícios.
2. Tesco
A Tesco — uma multinacional varejista britânica — é outro exemplo de uma grande organização que está usando a IA generativa combinada com outras tecnologias. Ela usa o recurso para prever demandas, aprimorar a experiência dos clientes, prevenir fraudes e analisar o comportamento dos consumidores.
Entre as estratégias que vêm sendo utilizadas pela empresa estão a pesquisa de aprimoramento e up-sell, que auxilia os clientes a encontrarem aquilo que estão procurando. Além disso, os resultados já apontam ganhos em termos de qualidade, otimização da cadeia de suprimento com melhoria das previsões de sourcing e compras, transporte, logística e colaboração com os fornecedores.
3. Carrefour
A rede multinacional francesa Carrefour é uma das grandes organizações que anunciaram, recentemente, o lançamento de uma ferramenta de IA generativa baseada na tecnologia da OpenAI.
O bot, chamado Hopla, utiliza a plataforma GPT-4 e promete auxiliar os clientes a escolherem seus produtos no domínio de comércio da empresa. O sistema usa como base o orçamento disponível e os hábitos de consumo do cliente, indicando sugestões que visam evitar desperdícios, atendendo às necessidades dos clientes.
Vale destacar que o sistema de IA generativa do Carrefour, até o momento, só está disponível na plataforma de comércio eletrônico da França.
4. Maersk
A empresa dinamarquesa Maersk tem usado o chatbot LLM em seu site, gerando uma seção de perguntas e respostas frequentes de maneira automática. Isso poupa tempo do time de atendimento, facilitando também que o consumidor tire suas dúvidas rapidamente.
Cabe dizer que a organização já tem experiência com IA, pois, desde 2021, utiliza uma solução digital de inteligência artificial que favorece a otimização da supply chain, gerenciamento de estoques e corte de custos.
5. Morgan Stanley
A empresa de serviços financeiros sediada em Nova York também utiliza o GPT-4. O objetivo é auxiliar os funcionários que atendem os clientes a obterem informações relevantes com o máximo de precisão e rapidez.
Além de proporcionar uma experiência melhor para os consumidores, esse recurso reduz o número de colaboradores alocados para resolver questões comuns do dia a dia, gerando economia.
Quais lições tirar?
É importante ter em mente que o objetivo da IA é melhorar a experiência humana, mas ela jamais conseguirá substituir nossa capacidade. Isso porque o julgamento e a tomada de decisões podem ter um suporte adicional da IA generativa.
As empresas que estão usando a IA generativa em suas operações têm aprendido aprendendo uma série de lições importantes, entre as quais, destacamos:
- a IA generativa pode melhorar a produtividade e a eficiência, favorecendo a gestão de tempo dos funcionários e permitindo que eles se concentrem em tarefas mais estratégicas;
- ela é uma grande aliada na criação de produtos e serviços inovadores;
- pode ser usada para melhorar a experiência do cliente, contribuindo para o fortalecimento das relações e a melhoria do posicionamento das marcas.
Independentemente do segmento de mercado ou porte do negócio, vale a pena estabelecer ações com foco em inteligência artificial. Escolhas estratégicas e a inovação generativa são peças fundamentais para que as organizações se mantenham competitivas, criando e oferecendo produtos e serviços alinhados às expectativas e necessidades dos consumidores.
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