
A IA generativa se tornou um dos assuntos mais falados nos últimos anos, principalmente em seus potenciais de aplicação para o mercado. Dentro dessas possibilidades, o setor de TI é um dos que mais analisa de perto o impacto da tecnologia em produtividade e rotina de processos.
Quer entender mais sobre o que é esse conceito de Inteligência Artificial e como ela pode transformar o setor nos últimos anos? Veja tudo sobre IA generativa no setor de TI neste artigo completo. Confira!
O que é IA generativa?
Como o nome sugere, uma Inteligência Artificial generativa é aquela capaz de gerar respostas únicas a partir do cruzamento de grandes volumes de dados e análise baseada no contexto de uma pergunta fornecida.
Quando falamos em perguntas e respostas, não levamos ao conceito mais literal. As “perguntas”, no caso, são o chamado prompt de usuário, que pode ser uma questão, um pedido, uma ordem etc. Já as “respostas” são o resultado do processamento em forma de texto, resumo, relatório, imagem, vídeo e outros tipos de expressão linguística.
Ou seja, a IA generativa é uma ferramenta poderosa capaz de interpretar o que está sendo pedido e gerar conteúdo relacionado que resolva a demanda atual do usuário.
É sempre importante ressaltar que a IA generativa é um modelo de linguagem referencial. Ela não tem a capacidade de buscar dados fora de seu pool ou criar sem ter como base o banco que é disponibilizado.
Portanto, é uma tecnologia de apoio, tanto para análise de dados quanto criação de conteúdo. Além disso, utiliza o Machine Learning como processo de autoaprendizado, tornando-se cada vez mais eficiente na função em que é implementada.
Quais os impactos na cultura da empresa?
A grande discussão em torno das IAs generativas tem a ver com o seu impacto cultural nas empresas. Será que esse tipo de tecnologia vem para substituir o trabalho humano?
É difícil pensarmos em consequências a longo prazo para uma tecnologia que está evoluindo tão rápido. Mas o que vemos no sucesso de negócios que implantam IA é muito mais sobre cultura de inovação. Isso fica claro no recente relatório da Gartner que aponta as maiores tendências tecnológicas em 2024 — boa parte delas orbitando as Inteligências Artificiais.
Em seu tópico sobre democratização da IA generativa, o relatório mostra que “Ela tem a habilidade de transformar a forma como virtualmente todas as empresas competem e trabalham”. Falando especificamente de equipes de TI, a mudança cultural sugerida é ainda mais impactante:
“Softwares assistidos por IA aumentam a produtividade de desenvolvedores e empoderam times de desenvolvimento para abordar demandas crescentes de tecnologia na gestão e direcionamento de negócios”.
Dito isso, fica claro que a inserção de IA generativa na rotina de setores de TI não é uma questão sobre substituição, mas uma busca para que seu potencial aumente os horizontes que desenvolvedores e gestores tecnológicos podem alcançar.
Como a IA generativa pode ser usada pelos times de TI?
O poder de interpretação e análise das redes neurais generativas — sejam elas especializadas em uma função ou mais de uso geral como o ChatGPT — torna a tecnologia versátil a ponto de ainda não termos consolidado todos os usos possíveis para ela.
Porém, já existem algumas áreas na rotina de TI na qual a Inteligência Artificial vem se provando útil como suporte a produtividade e inovação. Veja alguns dos casos.
Planejamento estratégico
Como sistemas criativos de Inteligência Artificial, as IAs funcionam como algoritmos geradores de ideias potenciais para o time de desenvolvimento durante o planejamento estratégico. Essa ideação inclui possíveis abordagens a um problema, análise de público, análise de metas e indicadores, funcionalidades potenciais para uma nova solução digital etc.
Desenvolvimento de código
Uma etapa produtiva de TI que vem evoluindo muito nos últimos anos é o próprio desenvolvimento do código apoiado por Inteligências Artificiais cada vez mais capazes. O relatório de tendências da Gartner fala diretamente sobre como essas Inteligências podem aumentar a capacidade de desenvolvedores:
“Ferramentas de desenvolvimento com IA permitem que engenheiros de software gastem menos tempo escrevendo código, facilitando o foco em atividades de maior nível de impacto, como design e composição de aplicações empresariais inovadoras.”
Ou seja, a ideia não é substituir o trabalho humano ou fazer com que a IA apresente o resultado, mas investigar muito mais possibilidades na hora de estruturar o código com eficiência.
Testes de software
Além de apoio na hora de escrever o código, as IAs generativas são excelentes ferramentas para testar software. Ao analisar milhões de possibilidades em segundos, ela facilita a resolução de bugs e sugere mudanças que possam iterar sobre o código original para otimizar ainda mais o trabalho dos desenvolvedores.
Análise de sistemas
O grande trunfo das IAs generativas é seu poder de análise de dados por meio de redes neurais, transformando um pool de informações complexas em relatórios e insights efetivos.
A TI é capaz de usar esse poder para monitorar e evoluir sistemas empresariais — algo que impacta diretamente nos resultados de um negócio na era digital.
Segurança da informação
Parte da análise de sistemas, a segurança da informação é prioridade das empresas modernas. Neste caso, Inteligências Artificiais atuam na análise e identificação de brechas e possíveis soluções para proteger ainda mais seus dados.
Análise de indicadores de desempenho
A IA na TI pode ainda ser uma grande aliada de outros departamentos gestores da empresa. Ao implementar a tecnologia em seus sistemas empresariais, você proporciona a setores como financeiro e operacional insights mais ricos e objetivos sobre KPIs fundamentais para a competitividade.
Suporte ao cliente
E que tal empoderar também setores de vendas e comunicação? A implementação de IA generativa no suporte ao cliente é vista hoje como uma das aplicações mais impactantes da tecnologia.
Com chatbots, automação de marketing e fluxos de captação de clientes, a TI integra ferramentas de produtividade interna diretamente aos sistemas de atuação no mercado.
Otimização de recursos e processos
Fazendo um apanhado geral, todos os casos de uso que citamos até aqui convergem para um ponto crucial na competitividade moderna: IAs generativas aceleram e otimizam processos produtivos.
Isso faz com que a empresa não só economize tempo e recursos, como abre espaço para atuação mais estratégica de gestores de TI no mercado.
Como implementar soluções de IA generativa?
Agora que você já tem uma ideia do potencial de Inteligência Artificial generativa na TI, deve estar pensando sobre como aplicá-la, na prática. Não há receita neste caso. Tudo depende dos seus objetivos e cenário operacional.
Ainda assim, é necessário que você veja os passos fundamentais que deve trilhar como líder de tecnologia.
Mapeie as oportunidades de implementação
Analise a rotina atual da TI em relação aos usos que citamos aqui e outros que você pode encontrar. Mapeie como a IA generativa se encaixa nesses processos de acordo com sua realidade.
É na convergência das demandas de TI com as vantagens da Inteligência Artificial que você encontrará suas oportunidades de implementação.
Escolha a ferramenta certa
Existem diversas ferramentas de IA generativa no mercado hoje. Desde mais generalistas, como ChatGPT, até específicas para desenvolvimento, como watsonx e GitHub Copilot. Estude as mais promissoras a fundo e veja a que melhor se encaixa em suas necessidades de TI. Isso inclui análises sobre modelos de integração, interface, fluxo de trabalho etc.
O ideal é contar com uma IA que tenha adesão natural ao sistema, sem atrito com outros softwares e processos.
Discuta o processo com a equipe de TI
A implementação de IA generativa é uma medida que influencia no trabalho de toda uma equipe de TI. Por isso, não dá para o processo ser uma decisão de cima para baixo.
Reúna seu time e discuta sobre potenciais benefícios e como é a melhor forma de aplicar a ferramenta em suas rotinas. Se possível, permita que acompanhem e opinem tanto no mapeamento quanto na escolha da solução ideal.
Invista em capacitação
O uso de IA generativa no setor de TI altera consideravelmente os fluxos de trabalho e nem todos os profissionais vão se adaptar de cara. Porém, oferecer capacitação na ferramenta e em novas dinâmicas produtivas pode ajudar na transição, permitindo que extraiam o máximo dela desde os primeiros dias de prática.
Pense em IA como suporte, não substituição
Por fim, queremos deixar uma reflexão que vem sendo muito discutida no setor de TI nos últimos anos. O que o uso de uma ferramenta de análise de dados e criação generativa significa para a cultura de desenvolvimento no futuro?
Muito se fala sobre o medo da substituição completa do trabalho humano na área. É uma visão limitada sobre o potencial de combinar a criatividade humana com a tecnologia.
Usar IA generativa como apoio ao desenvolvimento de código e análise de sistemas significa trazer o poder de processamento da máquina para a rotina dos profissionais. É contar com insights de variedade e profundidade que seriam inalcançáveis manualmente.
A IA generativa vem para acelerar e otimizar a execução do trabalho de TI. Nesse cenário, os profissionais da área se tornam estratégicos, fazendo a ponte entre oportunidades de mercado e consolidação de práticas para agarrá-las. É hora de dar esse próximo passo.
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