A infraestrutura hiperconvergente é uma tendência que ganhou espaço no segmento de Tecnologia da Informação (TI) nos últimos tempos. Ela permite que os princípios de convergência, tais como plataformas de administração e padronização, sejam direcionadas para o armazenamento de dados e nível superior de virtualização. Portanto, está relacionada a arquitetura de TI e a racionalização dos investimentos.
O objetivo desse conceito é aumentar a agilidade das empresas e melhorar a sua gestão global. Neste artigo, vamos explicar o que é a infraestrutura hiperconvergente e quais problemas ela resolve. Também citaremos as vantagens desse tipo de solução e destacaremos a relação dela com a nuvem. Por fim, abordaremos os pontos relevantes ligados ao assunto.
Precisa compreender como essa tecnologia permite a disponibilidade da nuvem? Acompanhe a leitura!
O que é uma infraestrutura hiperconvergente?
Infraestrutura hiperconvergente é um termo que traduz as palavras de origem inglesa Hyper-Converged Infrastructure (HCI). Ela sempre surge quando os profissionais do setor de TI estão tratando de questões referentes à nuvem. O conceito é utilizado para colocar a rede, o armazenamento e os computadores corporativos em um único local e virtualizar sistemas de softwares.
A HCI engloba computação, Storage Area Network (SAN) e rede virtualizada. Esses elementos são combinados com um software de gestão que propicia aos gestores uma visão holística do ambiente informatizado por um ponto central. Dessa forma, as empresas podem realizar alterações na infraestrutura de TI a partir de um local de contato.
Quais problemas a infraestrutura hiperconvergente pode resolver?
Vários problemas podem ser solucionados pela infraestrutura hiperconvergente, já que possibilita o controle de hardware e conta com alto nível de abstração. A tecnologia de elevação de camadas permite controlar a rede, a memória, o processador, o armazenamento, entre outros. Isso é possível por meio de um software que é indiferente aos produtos das camadas inferiores.
A HCI popularizou e solidificou o conceito de datacenter definido por software. Além disso, os serviços de orquestração, gestão, automação, integração e monitoramento dos ambientes de TI trabalham com uma única plataforma, não importa quem é o fabricante do hardware. Os recursos de infraestrutura foram otimizados, os investimentos são preservados e o setor se tornou mais eficiente.
A infraestrutura hiperconvergente soluciona uma infinidade de questões, como:
- riscos de TI;
- falta de escalabilidade;
- indisponibilidade de ativos;
- uso dos recursos informatizados;
- desenvolvimento horizontal;
- perda de investimentos;
- processo de automação;
- disponibilidade by-design;
- crescimento sob demanda;
- sistemas operacionais incompatíveis;
- incompatibilidade entre indústrias de hardware;
- ausência de transparência no gerenciamento de ambientes heterogêneos;
- necessidade de aplicativos, servidores, dispositivos de armazenamento, sistemas de rede, entre outros.
Quais são as principais vantagens da infraestrutura hiperconvergente?
Diversas vantagens são geradas pela infraestrutura hiperconvergente para uma empresa. Esse modelo permite a execução de todas as funções principais do datacenter em uma camada altamente integrada de software e simplifica o fornecimento dos serviços que exigiam hardwares específicos. Veja, a seguir, outros benefícios da hiperconvergência!
Velocidade no processamento
Sistemas hiperconvergentes aceleram o processamento e eliminam ineficiências porque os recursos são gerenciados e executados em uma única plataforma do servidor. Eles aproveitam a inteligência do software, eliminam silos de computação e armazenamento, além de tornar os serviços mais flexíveis, confiáveis e fáceis de administrar.
Com a infraestrutura hiperconvergente, as equipes de TI gastam menos tempo administrando ativos e ambientes, melhoram os resultados e conseguem manter o foco na satisfação dos usuários. A tecnologia automatiza o datacenter, torna a implementação mais simplificada, disponibiliza os serviços e propicia o desenvolvimento das organizações.
Eficiência dos dados
Aumenta a eficiência dos dados e a agilidade dos serviços enquanto reduz a largura da banda, o armazenamento e os requisitos IOPS (Input/Output per Second) ou entrada e saída por segundo. Esse modelo faz com que as equipes sejam mais eficientes, diminui os custos e a complexidade das operações, bem como promove o escalonamento dos recursos automaticamente.
Implementação ágil
A tecnologia é implantada nas empresas em questão de poucos minutos porque tudo é pré-configurado e pré-instalado. Sendo assim, basta apertar um botão para iniciar a implementação. Outra característica dessa infraestrutura é a escalabilidade. A hiperconvergência possibilita que o departamento de TI expanda a sua capacidade adicionando unidades de desenvolvimento.
Segurança dos dados
Um ambiente hiperconvergente conta com recuperação de desastres virtuais e backup embutidos, de modo que não precisam ser realizadas adições. A segurança das informações é uma questão de extrema relevância, pois o vazamento dos dados pode gerar impactos negativos para a reputação de um negócio. Além disso, a hiperconvergência impede os ataques feitos por hackers.
Redução dos gastos
A infraestrutura hiperconvergente reduz os custos de investimentos que seriam feitos para aumentar a segurança dos dados sigilosos e promover a escalabilidade. Essas duas questões são preocupações constantes para as empresas que contam com equipes de TI internas e fazem investimentos contínuos para aprimorar os seus resultados.
Performance aprimorada
A HCI reúne o que há de mais moderno em recursos tecnológicos para simplificar as operações do departamento de TI. Consequentemente, o desempenho dos equipamentos melhora, assim como a produtividade dos colaboradores desse setor. Um único servidor realiza o trabalho de diversos servidores convencionais e utiliza menos espaço na sala.
As empresas conseguem escalar com a infraestrutura hiperconvergente, tendo em vista que ganham flexibilidade na adaptação e a sua TI aumenta enquanto os negócios se desenvolvem. Assim, elas dimensionam com facilidade e de forma otimizada a sua Tecnologia da Informação. Afinal, o suporte, as atualizações e o gerenciamento dos equipamentos e das soluções tecnológicas são muito simples.
Qual é a relação entre a infraestrutura hiperconvergente e a nuvem?
A infraestrutura hiperconvergente auxilia as empresas a estarem preparadas para a nuvem graças à virtualização. A HCI imita a arquitetura cloud e ajuda os empreendimentos a ter experiência no local após criar um ambiente com vários locatários. O modelo é o primeiro passo dado pelos gestores que pretendem adotar a nuvem após a sua implementação.
Dessa forma, o processo se torna mais fácil, sendo necessário efetuar pequenas mudanças, arrastar e soltar os aplicativos. A HCI é muito fácil de implementar, utilizar e manter, sendo que os seus custos são baratos se você considerar os gastos com manutenção, suporte e gestão dos sistemas tradicionais. Portanto, em longo prazo, a infraestrutura hiperconvergente vai gerar economia de recursos.
Percebeu por que você deve investir em uma infraestrutura hiperconvergente? Saiba que a Positivo pode apoiar a viabilização e montar uma estrutura de TI na sua empresa. Contamos com profissionais especializados que atuam na implementação de soluções tecnológicas, fornecimento de serviços e suporte para os seus parceiros.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato e solicite informações!