De acordo com um estudo da Gartner, mais de 50% dos usuários vão utilizar smartphones ou tablets como principal meio de acesso à internet até 2018.

Se, por um lado, esses números indicam que os consumidores estão adotando cada vez mais as tecnologias móveis no uso cotidiano, por outro, isso também ressalta a necessidade das empresas acompanharem essa tendência.

Basicamente, a mobilidade corporativa trata sobre o desenvolvimento e a implementação no ambiente de trabalho de soluções baseadas nas tecnologias de dispositivos móveis e Cloud Computing.

Por isso mesmo, a importância crescente da mobilidade corporativa para o sucesso das estratégias de negócio! Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e descubra o que é mobilidade corporativa e quais são as suas vantagens e desafios para as empresas.

Vantagens da mobilidade corporativa

Caso você não saiba, a Cloud permite que você acesse arquivos ou programas a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, em qualquer lugar do mundo, sempre que precisar.

Combinadas, essas tecnologias possibilitam aos funcionários e à própria empresa a adoção de modelos mais flexíveis de trabalho (Home Office e Bring Your Own Device, por exemplo).

Isto é, a mobilidade corporativa facilita o acesso remoto e o compartilhamento de arquivos e recursos por meio de notebooks, tablets e celulares autorizados para acessar a rede da empresa.

Como consequência disso, a mobilidade dispensa a necessidade de uma organização dispor de um escritório repleto de computadores de última geração para que o trabalho seja feito. Veja outras vantagens da mobilidade corporativa:

Redução de custos

Sem precisar investir em uma infraestrutura fixa para garantir a continuidade do trabalho dos seus colaboradores, você já está cortando despesas, certo? E quando seus funcionários podem trabalhar a partir dos dispositivos móveis, o investimento em manutenção de hardware é muito menor.

Some a isso a economia com aquisição de servidores e equipamentos de ponta, despesas com energia elétrica e água, pagamento de aluguel de salas ou imóveis inteiros, contratação de pessoal especializado para manutenção e gerência dos equipamentos, entre outros exemplos.

Além disso, a tecnologia de Cloud Computing também permite a redução das despesas com a aquisição de licenças de software, por meio dos modelos Software as a Service (SaaS), Platform as a Service (PaaS) e Infrastructure as a Service (IaaS).

Otimização do tempo

A princípio, pode parecer que a mobilidade corporativa compromete a produtividade e o foco dos funcionários, já que eles não estão mais presos a um modelo de trabalho tradicional. Isso não é verdade.

O fato é que as soluções de mobilidade corporativa proporcionam alto controle e gestão da jornada de trabalho, facilitando o acompanhamento das tarefas realizadas por cada colaborador e uma visão mais global sobre o progresso das equipes ao longo do dia.

Isso é possível, por exemplo, após a implementação de um cronograma de atividades compartilhado com todos os membros da equipe e atualizado em tempo real.

Melhoria na comunicação

Quando seus funcionários utilizam dispositivos móveis, redes sociais e chats para se comunicar, eles estão lidando com as plataformas e meios mais familiares para eles. Isso gera um impacto positivo na qualidade dos contatos e diminui os índices de falhas de comunicação na sua empresa.

Na prática, a mobilidade corporativa facilita a existência de conversas, reuniões e treinamentos mesmo a distância, por meio de recursos de texto, vídeo e voz.

Outro detalhe é que, como as informações sobre o cliente podem ser acessadas a qualquer momento, sempre que for necessário, seus funcionários podem oferecer um atendimento mais eficiente e personalizado.

Desafios da mobilidade corporativa

Até aqui, você já entendeu que a mobilidade corporativa apresenta um grande valor estratégico em tempos de Cloud Computing e tecnologia mobile, além de proporcionar uma série de vantagens para as empresas.

Mas para que a implementação da mobilidade corporativa seja bem-sucedida na sua empresa, é preciso superar alguns desafios. Veja quais:

Adoção da Cloud Computing

A Cloud Computing não é um assunto exclusivo do setor de TI, mas de toda a organização. Isso porque, além de mudar significativamente a rotina de trabalho dos funcionários, essa tecnologia também é uma peça-chave para o sucesso da implementação da mobilidade corporativa.

Se você pretende adotar a Cloud Computing na sua empresa, considere os passos a seguir:

  • planeje bem — identifique quais são as necessidades estratégicas do seu negócio e avalie como a computação em nuvem pode ajudar a suprir essas demandas. Uma ideia é focar nos objetivos da empresa e manter o foco na melhoria contínua dos processos;
  • busque serviços, e não a redução de custos — tudo bem, nós sabemos que uma das principais razões para a adoção da tecnologia de Cloud Computing é a redução de custos. No entanto, mantenha em mente que a nuvem oferece outros benefícios vantajosos, como o aumento de produtividade, grande escalabilidade e agilidade nos negócios;
  • você ainda vai precisar contar com a TI tradicional — muitas vezes, renovar todo o setor de TI vai implicar em um investimento pesado demais para o orçamento da empresa. Então, a melhor saída pode ser a integração das tecnologias já existentes com os novos recursos de TI, o que proporciona um prazo de retorno de investimento mais curto.

Segurança

Há quem desconfie da segurança dos dispositivos móveis e dos serviços com base na nuvem. Mas o fato é que essas tecnologias podem ser tão ou mais seguras do que os modelos de computação tradicionais.

Para evitar ameaças à segurança dos dados trocados por dispositivos móveis na sua empresa, veja as dicas a seguir:

  • invista em criptografia — com a mobilidade corporativa, os dispositivos móveis da empresa vão precisar se conectar à rede empresarial ou aos sistemas da Cloud. Acontece que é nessa comunicação entre dispositivo e aplicação que costumam ocorrer as brechas para invasões de terceiros. Por isso, toda a transmissão de dados deve ser criptografada e realizada em redes seguras;
  • fomente uma cultura de navegação segura — muitas vulnerabilidades em sistemas empresariais são decorrentes do mau uso dos dispositivos móveis por parte dos funcionários, seja ao entrar em sites inseguros ou clicar em links duvidosos nas redes sociais. Para evitar isso, fomente uma cultura de navegação segura entre os colaboradores, demonstrando a importância disso para o sucesso dos negócios.

E então, o que achou do conteúdo? Entendeu o que é mobilidade corporativa? Pensa em usar na sua empresa? Compartilhe conosco, aqui nos comentários!

Escreva um comentário

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.

Share This