A tecnologia está diretamente conectada a muitas operações de negócios modernos. Nesse contexto, os serviços de TI são cruciais para ajudar empresas a terem a performance necessária. Afinal, essas rotinas garantem que todas as aplicações sempre terão o desempenho esperado.
Em outras palavras, serviços de TI dão a base para que a infraestrutura tecnológica de uma empresa funcione adequadamente. Eles reduzem riscos, melhoram o grau de disponibilidade de ferramentas e evitam falhas. Assim, os profissionais podem aproveitar ao máximo os benefícios da transformação digital.
Se você quer saber mais sobre o que são e como fazer o gerenciamento de serviços de TI, confira o post a seguir!
O que são serviços de TI?
Os serviços de TI são um conjunto de atividades voltadas para otimizar e garantir o bom funcionamento de uma infraestrutura tecnológica. Esses processos podem ser executados por um time interno ou externo. Em alguns cenários, as atividades também são terceirizadas.
Serviços de TI são divididos em três áreas. Essa divisão ajuda o negócio a orientar as suas operações e a realizar o gerenciamento do catálogo de serviços de um modo inteligente. Essas áreas são:
- infraestrutura: aqui atuam os times de gestão de equipamentos, equipes de manutenção, administradores de rede e setores de suporte ao usuário final;
- software: essa área envolve programadores, gestores de segurança de dados e profissionais que garantem a boa integração dos sistemas na infraestrutura e na rotina do negócio;
- banco de dados: esses serviços de TI são voltados para a gestão dos bancos de dados do negócio.
Quais as características dos serviços de TI?
Serviços de TI são conhecidos por terem três grandes características. Ter uma equipe que consegue manter um padrão de qualidade orientado por essas bases é algo fundamental, afinal, garante maior nível de sucesso para a empresa. Em outras palavras, o negócio terá uma equipe de profissionais capazes de agregar mais valor e competitividade para a marca.
As três bases dos serviços de TI são:
- intangibilidade: ela está vinculada à capacidade de serviços de TI atraírem valor agregado para a empresa, seus produtos e serviços, por meio da otimização de processos que influenciam diretamente na visão que os clientes terão do negócio;
- heterogeneidade: os serviços de TI devem ser moldados de acordo com o perfil do negócio, o que significa que duas empresas, mesmo sendo do mesmo setor, raramente terão o mesmo portfólio de serviços de TI;
- inseparabilidade: a qualidade dos serviços de TI está diretamente vinculada à qualidade da equipe que os executa, o que só pode ser otimizado com bons treinamentos e uma comunicação ativa entre times de TI e usuários.
Quais são os indicadores de qualidade de TI?
Mesmo em ambientes terceirizados, o trabalho dos profissionais de tecnologia é movido por indicadores. Métricas de performance permitem que a empresa otimize processos, identifique problemas rapidamente, avalie riscos e consiga mensurar o impacto das suas decisões. Elas também dão informações para que gestores possam ver, em tempo real, o estado das operações internas.
No contexto dos serviços de TI não é diferente. As métricas facilitam a avaliação do impacto que eles terão nos lucros da marca e o que pode ser feito para que eles sempre tragam mais resultados. Em geral, esse tipo de atividade é gerenciada pelos seguintes indicadores:
- tempo médio de resposta: essa métrica auxilia na avaliação do tempo necessário para o time de TI responder demandas dos usuários;
- número de falhas na infraestrutura: esse indicador auxilia na avaliação do impacto que o time de serviços de TI consegue causar na melhoria da infraestrutura de TI;
- satisfação do usuário: essa métrica avalia o quanto os usuários estão satisfeitos com o trabalho da equipe de TI;
- tarefas entregues atrasadas: avaliar a aderência da equipe de TI permite identificar possíveis problemas no dimensionamento da equipe.
Quais são os principais serviços de TI?
O ramo de TI é muito flexível. Contudo, existem algumas tarefas do setor que são mais requisitadas pelas empresas e que demandam um time de profissionais especializados e capazes de solucionar problemas com rapidez e precisão.
Essas atividades são rotinas como:
- suporte ao usuário: pode ser feito localmente ou por um time remoto e terá como foco resolver problemas rapidamente;
- outsourcing de equipamentos de TI: a empresa faz o aluguel temporário de um conjunto de equipamentos, como computadores, notebooks, tablets, celulares e até mesmo roteadores, para atender a demandas internas;
- gestão de infraestrutura de TI: uma equipe é contratada para gerenciar todo o parque tecnológico do negócio;
- instalação de equipamentos e sistemas: dá ao negócio o acesso a uma equipe de especialistas que fará a integração de um sistema, a atualização de um software ou a instalação de um equipamento de TI novo;
- gerenciamento de segurança de dados: o time de TI fará a gestão de toda a infraestrutura para evitar que ataques ocorram, com a adoção de medidas como testes de segurança e auditorias.
Quais os motivos para terceirizar serviços de TI?
Independentemente do tipo de outsourcing, a terceirização de serviços de TI pode ser feita por várias motivos. Em conjunto, o outsourcing de TI traz para o negócio mais tempo para foque em suas atividades estratégicas e, com isso, tenha mais competitividade. Além disso, facilita a criação de um cenário em que as equipes internas podem aproveitar ao máximo todos os equipamentos e sistemas corporativos.
Essa avaliação deve ser feita caso a caso, mas o negócio pode ter vantagens no outsourcing em comparação a quem adota uma política de gestão de serviços de TI interna. Eles incluem fatores como:
- redução de gastos;
- acesso a equipes com conhecimentos atualizados;
- formulação de um conjunto de rotinas sob medida com o apoio de especialistas;
- mais flexibilidade operacional.
A transformação digital levou a tecnologia para o centro das operações de qualquer negócio. Desde decisões tomadas com o Big Data até processos remotos facilitados pela nuvem, nenhum negócio é competitivo sem boas ferramentas. Nesse contexto, ter um apoio de qualidade é fundamental.
Por isso os serviços de TI devem ser vistos como estratégicos. Eles darão a confiabilidade que cada equipe precisa para integrar a tecnologia em seu dia a dia. Buscar apoio especializado é essencial para estruturar os seus!
Não vá embora sem fazer o download do nosso infográfico sobre os principais gastos do TI neste ano!