bem-estar-digital

App grátis traz recurso exclusivo do Android Q para monitorar o bem-estar digital

Uma das novidades do Android Q, previsto para ser lançado no último trimestre de 2019, é a possibilidade de o usuário controlar melhor o uso do aparelho. Porém, um app grátis para monitorar o bem-estar digital já pode ser encontrado na Play Store.

Ele atende pelo nome de ActionDash. O aplicativo foi lançado no início do ano e, de certa forma, antevê uma tendência que deverá ser consolidada pelo Google com a chegada do Android 9.0. Os usuários querem, cada vez mais, ter o controle sobre o tempo que passam com o smartphone em mãos.

app-gratis-monitorar-bem-estar-digital-

®GIPHY

Modo foco: use o smartphone a seu favor

Rodando em segundo plano, o aplicativo quantifica o tempo que você passa utilizando cada um dos aplicativos. Além disso, exibe ainda tempo de tela ligada, número de vezes de desbloqueio e outras estatísticas relacionadas ao seu uso do aparelho.

Muitas pessoas se perdem em meio à infinidade de recursos que os celulares oferecem e acabam se tornando dependentes deles. A ideia do Modo Foco é delimitar tempo de uso para certos aplicativos, exibindo mensagens ou até mesmo bloqueando o acesso quando o tempo é atingido.

Esse recurso é parte de uma política de “bem-estar digital” incorporada pelo Google ao Android. Porém, enquanto ele não chega – ou mesmo para aqueles que têm aparelhos mais antigos e que provavelmente não chegarão a receber essa atualização, a ideia do ActionDash é válida.

Como baixar e utilizar o ActionDash

O ActionDash está disponível gratuitamente na Play Store. Basta baixa-lo para começar a utilização. Segundos os desenvolvedores, o app não afeta o desempenho da bateria – e esse é o seu principal mérito, pois aplicativos similares disponíveis até então impactavam no consumo de energia.

A partir do momento que você instala o aplicativo ele resgata o seu histórico de uso da semana anterior. Isso porque o próprio Android já salva essas informações, o que o app faz é localizá-las e disponibilizá-las em forma de um gráfico amigável e de fácil entendimento.

A partir de então você fica ciente de qual é a sua média de uso. Se o objetivo é reduzir o tempo que você passa com o celular em mãos, basta atribuir valores limite. Sempre que o tempo indicado for ultrapassado uma notificação informará que isso ocorreu.

Algumas das melhorias e customizações avançadas do ActionDash incluem:

  • Temas alternativos, incluindo escuro e preto AMOLED;
  • Notificação de relatório de uso diário;
  • Estatísticas detalhadas sobre desbloqueio do dispositivo e duração da sessão;
  • Configure o “começo do dia” para ser 3 da manhã (útil para pessoas que vão dormir tarde);
  • Opções para incluir apps como o Daydream, Google Play Services, Pixel Launcher e o aplicativo Bem-estar digital em estatísticas de uso;
  • Funciona em todos os dispositivos Android Lollipop e mais recentes.

A ampla maioria dos recursos presentes no app pode ser usada gratuitamente. Se o usuário preferir, é possível adquirir a versão premium, que inclui ferramentas extras para aprimorar a sua experiência com as estatísticas de uso.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Garota sorrindo e piscando um olho enquanto aponta para a câmera de um jeito divertido, como quem está dando uma dica.

6 extensões úteis para usar no Google Drive

Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.